O Que É Tecido Malha De Jersey? Características E Vantagens

Diversas peças de roupas são fabricadas em malha, esse tecido é muito utilizado devido tanto ao seu baixo preço quanto pelo conforto que ele proporciona em diversas ocasiões.

O Que É Tecido De Malha?

A malha é um tipo de tecido onde os fios são entrelaçados em um mesmo sentido, a partir de teares, que pode cruzar os fios por meio da trama, que é na horizontal, ou urdume, que faz o entrelaçamento em formato de teia. O processo é feito com agulhas, em teares.

A malha de trama é feita em teares circulares, sendo elas chamadas de ligações básicas. Os tecidos que são gerados a partir desse tipo de entrelaçamento são: meia-malha, que também é chamada de Jersey, o moletom, o piquet e o rib.

Tecido De Malha

Tecido De Malha

Para criar o tecido a máquina possui a frontura, onde as agulhas são colocadas para realizar o processo de produção. Para as malhas de trama, os teares podem possuir somente uma frontura, chamados de monofrontura, ou ainda duas, chamados duplafrontura. As agulhas são movimentadas a partir das excêntricas, que são cunhas.

Já as malhas criadas por meio de urdume são feitas em máquinas chamadas de Kettenstuhl ou Raschel. Nelas são colocados carretéis de urdume, onde os fios irão passar pelas suas agulhas, que estão presas em barras, e assim, se cruzar com os fios que estão próximos. Os tecidos normalmente são feitos nas máquinas Kettenstuhl, já as máquinas Raschel são próprias para a criação de rendas e produtos similares.

Também existe a malharia chamada de retilínea, que é usada para produzir punhos, golas e outras peças já prontas, para serem aplicadas as peças são usadas algumas técnicas de aplicação, como a jacquard para as golas, e a intarsia nas pelas mais refinadas. Essa malha é considerada malha de trama.

O Que É O Tecido De Malha Jersey?

Tecido De Malha Jersey

Tecido De Malha Jersey

A malha Jersey é um tecido bem elástico, já que a sua composição conta com elastano e poliéster. Sua textura é maleável e pode se assemelhar a algo escorregadio, proporcionando aos usuários muito conforto e também um ótimo caimento, já que as peças feitas com esse tecido se adequam ao corpo. Esse tecido se encontra na categoria de malha circular ou de trama.

A malha Jersey tem ótima duração quando é bem cuidada, não sendo recomendado que ela seja alvejada nem lavada a seco, além disso, não se recomenda que use ferro muito quente diretamente sobre ela.

Quais as Características Do Tecido De Malha Jersey?

Os tecidos de malha são bem versáteis devido as suas características que o diferencia dos demais tecidos existentes no mercado, podendo ser aplicado em várias produções. As principais características da malha Jersey são:

  • Flexibilidade: Um tecido flexível é ideal para a produção de várias peças, já que ele possui um aspecto livre, que pode ser movido sem esforço quando é submetido a qualquer tipo de tensão, com isso, ele consegue se adequar ao diversos formatos do corpo humano.
  • Elasticidade: A elasticidade faz com que um tecido possa se esticar quando pressionado a isso, e consiga voltar a sua forma original sem contrair deformações devido a esse fato.
  • Porosidade: Essa é a característica que transforma os tecidos de malha mais confortável, já que permite que o corpo respire, ou seja, é possível a troca de calor com o ambiente, já que a malha possui espaço entre os seus pontos. No frio cria uma espécie de proteção dentro do tecido, que atua como um isolante não deixando o calor do corpo escapar, no entanto, durante o calor, permite a transpiração do corpo, assim como absorve com facilidade o suor.
  • Estabilidade dimensional: As dimensões de um tecido são definidas a partir de usa criação, já a estabilidade diz respeito à capacidade do mesmo de não modificar tais dimensões após elas serem definidas. Para criar essa estabilidade os fios no tecido de malha são submetidos ao estiramento, que consiste em tensões. No entanto, quando essa tensão é retirada ele acaba passando por uma retração, principalmente quando entra em contato com o movimento, calor ou água, que irão alterar a estrutura dos fios, que aumentam no seu volume, podendo fazer com que a malha se encolha.

    Tecido De Malha Jersey Azul

    Tecido De Malha Jersey Azul

Quais as Vantagens Do Tecido De Malha Jersey?

Devido às características próprias do tecido de malha Jersey, ele apresenta algumas vantagens e também algumas desvantagens.

As principais vantagens da malha Jersey são a sua flexibilidade e elasticidade, fazendo com que o tecido se adeque ao corpo, além de se adequar aos movimentos feitos por quem usa uma peça produzido com esse tecido. Outra vantagem é a possibilidade de produtos que é possível fazer com a malha jersey, como roupas íntimas, peças esportivas, meias, roupas de banho, camisas, calças, etc.

Quais as Desvantagens Do Tecido De Malha Jersey?

Apesar de ser um tecido resistente, a malha Jersey pode ser deformada devido a sua flexibilidade, fazendo com que a peça fique com aspecto de velha. Algumas peças produzidas com a malha Jersey, quando não são bem finalizadas, podem enrolar em sua ponta.

Outros Tipos De Tecidos De Malha:

A malha é uma categoria de tecidos que possui diversos tipos, podendo eles serem feitos a partir de fios de poliéster, algodão, helanca, elastano, cacharrel dentre outros. Confira alguns tipos de tecidos além do tecido de malha Jersey:

  • Malha Cardada: Essa malha é feito completamente de fios de algodão, que faz com que o seu poder de transpiração seja elevado, sendo um tecido ideal para ser usado durante o verão. É um tecido bem confortável e geralmente a partir dele são feitas peças de uso cotidiano. Esse tecido também possui um baixo custo, sendo uma de suas desvantagens a criação de bolinhas como consequência do uso e lavagens. Essa malha pode ser melhorada e transformada na malha mercerizada, sendo assim mais resistente, não criando bolinhas e possuindo um aspecto mais brilhoso.

    Malha Cardada

    Malha Cardada

  • Malha Penteada: Esse tecido é usado também para a criação de peças do uso cotidiano possuindo melhor qualidade que a malha cardada. Para ser produzido esse tecido passa por máquinas que retiram as impurezas no tecido, o tornando assim mais confortável, maleável e durável. Apesar das vantagens, acaba sendo um tecido com custo maior, mas que é recompensado devido a sua qualidade. É feito completamente com fios de algodão, ideal para o uso durante o verão.

    Malha Penteada

    Malha Penteada

  • Malha Fria: Esse tecido é criado a partir de uma mistura de viscose e poliéster, fazendo com que ele seja bem confortável e possua uma cor forte, que não desbota facilmente. É ideal para ser usado em climas frios, já que não possui alta retenção do suor. Seu toque é acetinado e não possui a característica da formação de bolinhas com o uso.

    Malha Fria

    Malha Fria

  • Helanca: Feita completamente de poliéster, essa malha é perfeita para estampas por meio de sublimação, apesar de ser um tecido leve, sua durabilidade é baixa.

    Helanca

    Helanca

  • Malha Piquet: Formada a partir do poliéster misturado ao algodão, possui uma boa durabilidade e não encolhe facilmente. É usada para peças mais sociais, já que seu preço é mais elevado e as peças criadas com ele são mais luxuosas.

    Malha Piquet

    Malha Piquet

  • Dry Poliéster: Usado principalmente para peças esportivas, é feito completamente de poliéster, sendo confortável. Possui alta capacidade de absorção do suor, que faz com que a transpiração não seja tão boa. É um tecido durável e que tem bom caimento.

    Dry Poliéster

    Dry Poliéster

  • Dry Poliamida: Feito completamente de poliamida, é um tecido com maior qualidade quando comparado ao dry poliéster.
    Dry Poliamida

    Dry Poliamida

    Ambos são usados para o mesmo fim, no geral peças esportivas, absorvendo bem a transpiração e possibilitando a movimentação do corpo.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *