Quem Foi O Inventor Do Chinelo? Qual Foi O Primeiro Chinelo De Dedo?

Tudo que utilizamos nos dias de hoje possuem toda uma história por traz. Desde as ferramentas que usamos até as peças do nosso vestuário. Os seres humanos possuem o péssimo habito de se esquecerem que antes deles existiu uma legião de pessoas que começaram do zero, em um mundo em que tudo era desconhecido e tiveram que criar maneiras para sobreviver naquela “selva”.

No texto de hoje, iremos falar de uma das peças mais utilizadas no mundo, em especial para os brasileiros e com ênfase nos cariocas, principalmente. Os famosos chinelos de dedo, poucas conhecem a história deles, poucas sabem que essa invenção está a milhares e milhares de anos conosco e são utilizadas constantemente até os dias atuais.

História Do Chinelo De Dedo

Pouquíssimas pessoas conhecem a trajetória das peças que compõem o seu vestuário atual hoje, muitas não têm conhecimento de que quase todas dessas peças foram desenvolvidas pelos homens das cavernas a milhares de anos atrás. No entanto, essas peças foram tomando novas características devida à evolução industrial, presença de máquinas entre outros fatores.

No período neolítico, na pré-história, os homens daquela época desenvolveram habilidades quanto a produção de alguns objetos e manuseio da matéria-prima, isso ocorreu devido a sua necessidade de sobrevivência naquele local, muitas vezes desconhecidos e com a presença de animais que eram 3 vezes maiores que eles. Nesse período, o homem pré-histórico aprendeu a polir a madeira, moldar pedras e tecer fibras vegetais e couro animal.

Essa evolução da espécie foi essencial para eles naquele momento e deu origem a uma prática muito famosa nos dias atuais, conhecida como artesanato. Consiste na manipulação de determinada matéria-prima, transformando em um novo objeto, e isso tudo é feito geralmente apenas por uma pessoa, ou seja, o trabalho é estritamente manual.

História Do Chinelo De Dedo

História Do Chinelo De Dedo

Voltando ao assunto da produção de novos objetos, a partir da habilidade de tecer fibras vegetais e animais desenvolvida por essa espécie, começaram a criar peças de roupas que eram utilizadas por eles mesmo. E além das peças de roupas, começaram a desenvolver os “primeiros sapatos” utilizados pelo os homens. Mas não se engane, como já dito, a fabricação dessas ferramentas é peças se davam através das necessidades, e os sapatos serviam para proteger de espinhos, caminhos rochosos que eles precisavam transitar.

Existem registros históricos, pinturas que comprovam a utilização dos chinelos desde 4000 a. C. nos murais Egípcios do Antigo Egito. A partir desses fatos, podemos concluir que o inventor dos chinelos não foi uma figura especifica, e sim um grupo de seres humanos que adaptaram suas necessidades diante as circunstancias e criaram o chinelo mais como uma ferramenta, do que uma peça de vestuário propriamente dito.

Por meio dos anos 500, há registros de que foi encontrado na Europa um dos primeiros modelos de chinelo. O que é mais interessante é conhecer de que eles foram produzidos, pois naquela época não havia a borracha que são utilizadas nos dias atuais. O chinelo encontrado era feito de folhas de uma espécie de planta chamada papiro.

Papiro

Papiro

Em cada região do mundo se utilizam uma matéria prima diferente para a produção dos famosos chinelos. No Antigo Egito, se utilizavam dois tipos de folhas de planta, as folhas de palmeiras e de papiro. Já os povos da África faziam uso de pele de animais, mas sem estarem curtidas. Os povos da Índia usavam chinelos feitos de madeira. Agora, na China e no Japão os chinelos eram de origem vegetais também, mas eram feitos a partir da palha de arroz. E em muitos outros países tinham variação na matéria prima dos chinelos.

Outra característica que varia de acordo com os países são as localizações das tiras dos chinelos. Como por exemplo, na atualidade, no Brasil, a tira se localizada entre o primeiro e o segundo dedo. No entanto, nos períodos antigos as tiras variavam sua localização de local para local, por exemplo nos chinelos dos gregos as tiras se localizavam entre o segundo e o primeiro dedo, como são hoje em grande maioria. Agora as tiras dos romanos se localizam entre o segundo e terceiro. Assim como as matérias-primas, em outras países também existem a variação no local da tira, não só os citados acima.

Em Que Período Os Chinelos Se Tornaram Populares?

Como qualquer outra invenção sempre há um acontecimento histórico, ou melhor, um marco que dá popularidade a uma determinada peça ou invenção. Com os chinelos não foi diferente. Houve um momento histórico em que esse calçado se popularizou e ganhou mais notoriedade e se tornou comum, como é até os dias atuais.

O período em que se tornou popular o uso dos chinelos de dedo o período de pós Segunda Guerra Mundial. No momento em que os soldados que estavam em campo de guerra voltaram para o país e trouxeram consigo o Zori, nada mais que o chinelo utilizado no Japão naquela época.

Esse foi um dos momentos em que os chinelos começaram a se tornar populares, mas no período de expansão econômica que ocorreu após a Segunda Guerra Mundial e ainda com o final da Guerra da Coreia, esse calçado tomou maiores proporções e se tornou ainda mais popular no país. Após esse período, encontraram uma forma de personalizar o chinelo de acordo com as cores extremamente vibrantes que eram características daquele momento de ascensão pós Guerra.

Acredita-se que a popularidade dos chinelos se deu por conta do conforto, funcionalidade e baixo custo dessa peça. Aos poucos os chinelos foram ganhando espaço nas campanhas publicitárias, que relacionavam o uso dos chinelos com a cultura praiana, a peça é despojada e prática. Mas o sucesso foi tanto, que a utilização dos chinelos ultrapassou os limites e são utilizados em quase todas as ocasiões.

Marca De Chinelos Brasileira: Havaianas

Havaianas

Havaianas

Tem quem diga que as havaianas é uma peça obrigatória nos guarda-roupas de todo brasileiro. No entanto, nem todos os brasileiros sabem a origem da marca e a sua história. No ano de 1962, a marca Alpargatas S.A, instalou no Brasil a marca Havaianas, que fabricavam chinelos de borracha. Esses chinelos foram inspirados nos chinelos japoneses que foram trazidos após a Segunda Guerra Mundial pelos soltados.

O nome da marca “Havaianas”, teve sua origem inspirada no Havaí, isso porque os chinelos de dedo eram associados ao vestuário característicos de praia, verão calor entre outras coisas.

A sola totalmente característica das Havaianas, foi inspirada na sola dos chinelos japoneses Zori, a textura do material utilizado para faze-los era semelhante com a borracha. O material que era utilizado no Zori era a palha de arroz.

Outra curiosidade sobre a marca, pode ser até chocante, mas é comprovada com documentos. Em 1966, a marca Alpargatas registra em oficio a patente de ter criado os chinelos de dedo, ou seja, as Havaianas criaram os chinelos de dedo.

Como ocorre em todas a fábricas que produzem produtos, foram havendo inovações e muitos erros também. No entanto, houve um erro em especifico que mudou totalmente a pegada dos chinelos havaianas. De primeiro, no mercado possui disponíveis apenas chinelos nas cores branco e azul, só que a partir de um erro no processo de produção houve uma alteração na cor do produto. E então, a partir desse erro enxergaram a possibilidade de fazer chinelos de variadas cores. Na época foram nas cores preta, amarela e marrom.

Com isso, com o passar dos anos a Havaianas foi se desenvolvendo cada vez mais, trazendo para o mercado os chinelos estampados, variação na espessura das tiras ou até mesmo tiras duplas e tudo mais. E também, a cada dia que se passava foi se tornando mais popular, ao chegar ao ponto de ser incluída na lista de produtos essenciais para o ser humano para refrear a inflação, como por exemplo o arroz e feijão também fazia parte dessa lista. Sem sombra alguma de dúvidas, as havaianas são a marca de qualquer brasileiro.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *