O Que É Percal 100 Algodão? Características E Densidade Do Tecido

No mercado da moda, existe uma extensa variação e tipos de tecidos que podem ser utilizados na fabricação de muitas roupas de usa casual, gala e ainda mesmo para a fabricação de roupas de cama e banho. A vasta variedade e tipos de tecidos são dificilmente conhecidos por todos, apenas pessoas que trabalham com isso que possuem maior conhecimento.

Mas, no entanto, é importante conhecer o básico de alguns tecidos, suas características e indicações para que possa escolher com mais propriedade e confiança qual tecido irá compor sua peça, seja ela roupas do dia a dia ou roupas de cama e banho.

Tipos De Tecidos Mais Comuns Utilizados Na Fabricação De Peças Do Vestuário

Nós, seres humanos, utilizamos roupas desde o nosso primeiro dia de vida. Mas ainda depois de tantos anos fazendo uso de diversas peças ainda não conhecemos totalmente de que eles são feitos ou de onde aquele material surge. Dessa forma, o texto vai apresentar alguns dos tecidos mais comuns utilizados para a fabricação de peças do vestuário.

Acrílico

Tecido Acrílico

Tecido Acrílico

Esse tecido é muito utilizado por nós em muitas peças, no entanto poucas pessoas reconhecem por sua nomenclatura. O tecido acrílico é um tecido de substituição da lã, ele possui um valor de mercado bem menor que a lã, mas satisfaz bastante quanto a sua qualidade. O tecido é visto como uma excelente isolante térmico, ou seja, ele esquenta bastante e mantem a temperatura. Além disso, é muito utilizado por ser leve e ter fácil lavagem. Pode ser usado também na fabricação de mantas e até ser usado para forrar móveis.

Algodão

Tecido Algodão

Tecido Algodão

O algodão é um dos tecidos mais conhecidos e utilizados tanto na fabricação de roupas quanto mantas, cobertores e lençóis. Os tecidos a base de algodão são extremamente macios e confortáveis. Além de serem tecidos mais “frescos”, possui ótima absorção de umidade. Existe uma variedade de tipos, algodão penteado, egípcio, upland entre outros.

Canelado

Canelado

Canelado

A característica mais marcante e que dá vida a nomenclatura dada para esse tecido é que ele é feito a partir de uma espécie de listras horizontais ou verticais em relevo. Faz semelhança aos desenhos do tecido de cotelê. O preço desse tecido é bem inferior em relação aos outros. Está sendo muito utilizado ultimamente, em vestidos e blusinhas básicas.

Camurça

Camurça

Camurça

Os tecidos de camurça que também pode ser conhecido como tecido de suede, é fabricado através do algodão. No entanto, em seu processo de acabamento ele é flanelado e em seguida navalhado. Resultando assim em uma textura aveludada. Tecido utilizado na fabricação de acessórios e pelas de inverno.

Cashmere

Cashmere

Cashmere

O tecido de cashmere é utilizado para fazer roupas de inverno, por ser um tecido extremamente quente, macio e fino ao mesmo tempo. Esse tecido é fabricado através de pelos de cabras, que tem originalidade no Tibet. As peças produzidas com cashmere possuem um valor bem elevado.

Cetim

Cetim

Cetim

Outro tecido muito usado no vestuário, principalmente feminino é o cetim. Pode ser feito através da viscose, acetado ou ainda do poliéster. Seu tecido possui um brilho característico devido a forma de entrelaçamento dos fios. É um tecido bem chique, além de ser extremamente sexy.

Jeans

Jeans

Jeans

Esse tecido sem duvidas é o querido do mundo todo, as peças feitas de jeans são extremamente versáteis e duram longos anos nos seus guarda-roupas. A produz do jeans se dá através do algodão, no entanto muito mais resistente que os demais. Seus fios são uma mistura de azuis, presente na trama e fios brancos presentes no urdume.

Elastano

Elastano

Elastano

As mais conhecidas popularmente com as roupas de lycra, que os tecidos utilizados na fabricação de roupas de ginastica. Lycra é a nomenclatura data a fibra que é obtida por meio do etano. O elastano é utilizado para dar mais elasticidade a outros tecidos como o algodão e o jeans por exemplo. Muitas pessoas preferem os jeans que possuem elastano, pois eles se encaixam melhor ao corpo dando mais conforto.

Moletom

Moletom

Moletom

O moletom é mais um dos tecidos feitos a base do algodão. A diferença dos demais é que as peças de moletom são formadas por uma malha extremamente grossa, por conta dos fios, isso no lado avesso da peça. O que a torna mais confortável e quentinha. Dentre todos os tipos de tecido de inverno, sem dúvidas o moletom é o que trará maior custo benefício ao indivíduo. Ele possui o menor preço de mercado comparado aos outros, mas aquece bastante e ainda combinado com outras peças pode se tornar bem estilosos. Os casacos de moletons são febres para os adolescentes.

Tipos De Tecidos Mais Comuns Utilizados Na Fabricação De Roupas De Cama

Assim como existe diversas opções de tecidos para a fabricação de peças do vestuário, a mesma variedade é encontrada para as roupas de cama e banho. E são tão importantes quanto, a qualidade e as características dos tecidos que vão garantir o conforto que será disponibilizada por aquela peça.

A quantidade de fios presentes nas roupas de cama é um fator determinante para as peças, mas não é o único. Muitas pessoas falham e acabam insatisfeitos com algumas peças por levar apenas essa perspectiva em consideração.

A seguir, confira os principais tecidos e os mais comuns na fabricação de roupas de cama e banho.

Algodão

O algodão sem duvidas é um dos principais tecidos utilizados, não só na fabricação de roupa de cama, mas também no vestuário. O algodão é uma fibra natural. Uma característica marcante das peças que são fabricadas com derivados dessa matéria-prima é a durabilidade que essas peças terão, e ainda dificilmente provocam alergias, por serem de origem natural.

Algodão

Algodão

Outro ponto positivo sobre o algodão é que ele é extremamente confortável e ainda traz uma versatilidade muito grande. Esse tecido tem a capacidade de receber uma quantidade bem elevada de fios, aproximadamente 400 fios em suas variações de tecido, como é o caso do tipo egípcio, um dos mais macios presentes no mercado.

Microfibra

Microfibra

Microfibra

Esse é um dos tecidos bastante populares na confecção de roupas de cama. Isso ocorre graças a sua ótima resistência e por sua praticidade. Pode ser feito através da poliamida ou do poliéster. É indicado para locais com temperatura amena. Outro ponto que dá toda uma diferença na sua utilização é que esse tecido é antialérgico e mesmo assim não possui um valor tão elevado no mercado.

Fio Penteado

Fio Penteado

Fio Penteado

O fio penteado é um dos tecidos derivados da fibra natural do algodão. Esse tecido recebe esse nome devido ao processo em que tem seus fios penteados, afim de eliminar pelos e deixar mais uniforme os fios daquela peça. São removidos os fios mais curtos e desalinhados, o que dá o acabamento diferente a esse tecido, com mais brilho e tendo sua durabilidade aumentada.

Cetim e Seda

Cetim e Seda

Cetim e Seda

Se tratando de tecido confortável e com alta porcentagem de maciez, a seda e o cetim são destaque. No entanto, esse tecido é extremamente quente, na verdade eles retém calor, o que pode trazer ao indivíduo uma sensação de incomodo nos períodos mais quentes.

O Que É Percal 100% Algodão? Características E Densidade Do Tecido

Percal é um tecido que costuma ser fruto de uma mistura entre algodão e poliéster. No entanto o percal 100% algodão, como o nome já diz ele é feito totalmente a base dessa fibra natural. O percal é um dos tecidos que possuem menor valor no mercado, mas o 100% algodão possui o preço um pouco mais alto.

Percal 100% Algodão

Percal 100% Algodão

A versão pura do tecido que é a 100% algodão difere do percal tradicional por possuir maior durabilidade e ser ainda mais macio. Além de ser mais adequado para períodos com temperatura mais elevada, como a do clima brasileiro.

A densidade do tecido diz muito sobre a sua qualidade, quanto maior for a densidade dos fios que compõe esse tecido mais macio ele será, além de adotar uma aparência acetinada. Como os tecidos de seda.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *