Qual o Melhor Tipo de Lençol? Por Que? Quais as Vantagens de Cada Um?

 A hora de dormir pode ser um momento de alívio em meio a vida corrida, deitar na cama e pegar no sono é certamente um dos maiores prazeres quando se tem uma rotina agitada, uma noite bem dormida traz grandes benefícios para nós, pois ajuda em fatores como controlar o apetite e aumento das capacidades cognitivas, além de interferir ânimo e bem estar. No entanto alguns fatores podem perturbar este momento e assim prejudicar umas horas que deveriam ser relaxante, um deles é a escolha equivocada dos objetos utilizados para dormir, um colchão ou travesseiro desconfortável pode atrapalhar sua noite e te fazer perder as horas de descanso, além disso quanto isso ocorre frequentemente a saúde e o humor podem sofrer alterações que os afetam negativamente, em razão disso é fundamental escolher corretamente estes objetos e assim poder desfrutar e uma boa noite de sono. 

Além destes utensílios, o tecido que constitui o lençol também irá definir o quão bom será seu descanso, essa peça serve apenas para propiciar conforto para os nossos corpos e deve ser cuidadosamente escolhida para essa finalidade. Neste artigo confira informações e dicas sobre quais lençóis adquirir e quais são os prós e os contras de cada tecido.

Qual é o Melhor Tipo de Lençol? Por Que? Quais as Vantagens de Cada um?

  Na hora de escolher o lençol ideal, os consumidores devem levar em consideração sobretudo as preferências individuais, pois cada um possui um gosto que irá definir o melhor para ela. De fato há materiais que são considerados melhores do que outros,contudo o que irá definir a compra é se agrada, ou não, o consumidor, portanto nada de escolher um lençol apenas pela fama ou somente pelo preço, pois há várias opções disponíveis e é melhor escolher qual te agrada mais.

 Além do material outra coisa que deve ser conferida sobre o produto é a quantidade de fios que ele possui, tenha sempre em mente que quanto maior o número, maior é a resistência e suavidade, no entanto isso também reflete nos preços, pois eles costumam ser mais elevados se houver mais fios, em razão disso não é todo mundo que consegue adquirir um lençol feito com muitos fios, contudo isso não significa que não se pode adquirir excelentes produtos por um valor mais baixo.

Estendendo o Lençol na Cama

Estendendo o Lençol na Cama

  É importante ter a consciência de que não existe o tecido perfeito, mas sim o que te traz mais conforto e que oferece algumas vantagens em relação a outros tipos, porém todos têm benefícios e malefícios que devem ser avaliados. Para evitar arrependimentos, confira agora quais são os tecidos mais recomendados na confecção dos lençóis e tenha mais segurança na hora de adquiri-los.

Os Principais Tipos:

 – Lençol 100% Algodão

Lençol 100% Algodão

Lençol 100% Algodão

 Como o próprio nome revela, estes lençóis são feitos exclusivamente com fios de algodão, isso significa que a fibra deles é natural e em razão disso possui algumas vantagens típicas desse tipo de tecido, como por exemplo oferecer uma boa maciez. A quantidade de fios nos lençol que são completamente feitos com este material pode ser variado, mas o que é comumente chamado de 100% algodão se refere ao que tem 150 fios, esse número é baixo considerando a outros exemplos dessa lista, mas ainda sim possui uma boa qualidade e é uma excelente opção para quem deseja uma peça mais barata. As desvantagens que possuem advém de amarrotarem muito facilmente, além disso pode encolher após a lavagem.

– Lençol de Percal

 Outro tecido que tem como material principal o algodão, o lençol de percal pode ser completamente feito de fibras naturais ou pode ter os sintéticos na sua constituição, nestes casos metade é algodão e a outra metade é poliéster. Além de ter a capacidade de ser um tecido misto, o maior fator que diferencia ele do tipo anterior é a quantidade de fios que possui, pois são denominados percal aqueles que tem mais de 180 fios na sua estrutura.

 Quem adquire um lençol de percal tem como vantagem uma boa durabilidade, quando o material dele é puro costumam ser mais macio, porém o preço é mais elevado e ele também amassa facilmente. Já quem obtém os de tecido com a mistura de fibras ganham um lençol menos amassado, mas tem que lidar com uma possível aspereza que irá surgir.

Lençol de Percal

Lençol de Percal

com o passar do tempo, além disso eles podem esquentar mais e desbotar mais facilmente.

 Atualmente é o tipo de lençol mais comercializado no Brasil, sendo facilmente encontrado em todas as regiões do país.

– Lençol de Flanela

  Podendo levar lã, algodão ou fibra sintética na sua constituição, este tecido é indicado especialmente para quem vive em lugares frios, os lençóis feito de flanela são caracterizados por reterem muito calor, o que faz seu uso não ser recomendado em dias, ou locais, quentes. Outra qualidade que possui é sua durabilidade e maciez, ele é de fato suave e aconchegante, o que pode atrair a atenção, contudo o preço elevado pode afastar os compradores. Porém se a região em que você vive for conhecida pelas baixas temperaturas ele é opção a ser considerada. Pessoas que sofrem com alergias também devem considerar consumir uma peça de flanela, isso porque seu material é antialérgico. 

Lençol de Flanela

Lençol de Flanela

– Lençol de Seda

 Considerado um tecido nobre, a seda é feita a partir do casulo de lagartas, ele é conhecido pela extrema maciez que possui e também por ser bastante leve e brilhante, o que lhe faz ter um aspecto luxuoso e deslumbrante. A seda é utilizada a milhares de anos e durante todo este tempo foi correlacionada com poder e glória, fama essa que ela não perdeu com o passar do tempo.

 Além das vantagens citadas anteriormente, o lençol de seda é durável e recomendado para dias onde a temperatura se encontra mais baixa, pois é um tecido que retém calor, também é indicado para quem costuma ter alergia, pois o seu material é hipoalergênico, ou seja, costumam não causar reações com facilidade.

Lençol de Seda

Lençol de Seda

Mas também possuem desvantagens e ela está relacionada sobretudo com o preço que geralmente são muito altos, o que torna o lençol de seda um artigo de luxo, outro fator contra essa peça é o fato dela exigir cuidados especiais, pois são delicadas.

– Lençol de Microfibra

 Primeira recomendação de tecido sintético da lista, o lençol de microfibra é feito com fios de poliéster e poliamida, contudo a pequena espessura o faz se diferenciar de outros materiais artificiais e possibilita numerosas vantagens, como por exemplo a durabilidade e a suavidade da peça. Oferece também a capacidade de fazer trocas térmicas com o ambiente e assim estabiliza a temperatura na hora de deitar, além disso nele a coloração costuma se preservar nos lençóis de microfibra, o que possibilita a eles ficarem com aparência de conservados, e secam rápido, o que proporciona uma lavagem prática. Com todas essas vantagens podemos definir os lençóis feitos com microfibra como funcional, recomendado para quem não deseja passar muito tempo dedicado a manutenção das roupas de cama.

Lençol de Microfibra

Lençol de Microfibra

 Atualmente o lençol de microfibra possui muitos defensores, que o vê como a melhor opção na hora de comprar peças de cama, e ele é realmente muito eficiente em tudo que se propõe, contudo vários fatores podem levar os consumidores a escolher outros materiais e não há nada de errado com isso, pois o mais importante de tudo é se manter feliz com a suas escolhas e sentir aconchego no seu lugar de descanso.

 Após conferir essas dicas de material é importante que quando você for comprar lençóis para a sua cama não se esqueça de verificar primeiro as medidas da sua cama, pois de nada adianta ter o melhor dos tecidos e ele não se encaixar corretamente com ela. Ademais mantenha sempre o ambiente e as peças limpas e os organize bem, seguindo essas dicas você definitivamente está preparado para a suas sagradas horas de descanso, aproveite-as bem.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *