Já se foi o tempo em que a moda era algo igual para todos. A moda, nos dias de hoje, é um dos poucos ramos onde você pode expressar sua personalidade sem ser “criticado”. Tudo deve ser baseado em um conceito e em uma ideia e cabe a nós entendermos isso, gostando ou não.
O Princípio E O Avanço da Moda
Não se sabe ao certo quando começou a moda de fato. A moda, sendo tratada como objeto para se vestir, começou desde a época em que o homem era nômade, o qual vivia da caça e pela lei da sobrevivência. O homem tirava o couro do animal, a carne servia de alimento e o couro de vestimenta.
Com o tempo, e com o começo da agricultura e da fixação de moradia, o homem começou a tecer o material para fazer suas roupas, criando assim o tecido. As roupas eram de material natural como o algodão e a seda. Quando queriam um volume usavam armações de ferro.
-
Burguesia e Nobreza
Por muito tempo a moda era algo igual para todos, mesmos cortes, mesmos detalhes e as pessoas não se importavam em usar as roupas iguais. Com o surgimento dos burgos e, consequentemente, da burguesia, a moda começou a ter o movimento que é hoje. Os burgueses, querendo ser comparados com os nobres, imitavam suas vestimentas. Estes, quando viam suas peças nos corpos dos burgueses, tratavam de criar novos modelos e assim foi surgindo a necessidade de mudança nas tendências.
E nessa brincadeira de imitar os nobres, a moda foi se aprimorando até se tornar a diversidade que é hoje entre tendência e estilo. Em todo esse tempo foram surgindo tendências que se tornaram ícones, ou aquelas tendências que ninguém gosta nem de lembrar! Uma tendência que hoje toda pessoa tem que ter no guarda-roupa é a camisa. Vamos ver um pouquinho das camisas e suas variações.
Origem da Camisaria
A camisa é aquela blusa de botão. Sabe camisa social? Pois a camisa é a blusa com o abotoamento. A camisa surgiu do guarda-roupa masculino. A camisa, à priori, era uma peça da vestimenta social masculina, usada em festas formais como casamentos e formaturas.
-
Roupa Social Masculina
A roupa social masculina, composta por tantas outras peças, tinha como uma das peças básicas a camisa social, que vai por baixo do colete, que vão por baixo do fraque ou do terno. Até hoje a camisa é usada nesses eventos, mas já ganhou outros ares e espaços.
-
Roupa Social Masculina o Dia-a-Dia
O homem moderno, empresário e que tem que estar apresentável mas não deseja mostrar toda a pompa de um terno opta por usar no dia-a-dia a camisa social. Todo homem tem algumas camisas sociais em seu guarda-roupa. E atualmente o mercado investe na diferenciação das camisas: listras, lisas, com recortes, manga curta ou manga longa. Além de toda essa diversidade para o público masculino, as mulheres “roubaram” essa peça para elas.
A Camisaria Pelas Mulheres
Com todo o avanço da sociedade, a revolução industrial e a conquista do público feminino no meio social, as mulheres “arregaçaram as mangas” e foram conquistar seu lugar ao sol. Em busca da independência financeira, as mulheres ganharam seu espaço em diversas áreas, sendo a mais comum a de secretaria ou recepção.
Muitas vezes sendo o primeiro emprego de muitas mulheres, ser recepcionista ou secretária requer uma etiqueta social. Essa mulher não pode em horário de trabalho apresentar-se de forma vulgar com roupas curtas ou justas, decotes ou coisas do tipo, portanto o ideal para essas profissões é uma calça social ou jeans, ou saia na altura do joelho, combinada com uma camisa social.
A camisa foi “roubada” do guarda-roupa masculino, como já dissemos. A blusa, com uma modelagem mais ampla, não fica justa ao corpo da mulher, dando mobilidade e sem deixá-la vulgar. Ao entrar no guarda-roupa feminino a camisa ganhou mais variações ainda: mistura do liso com o estampado, recortes, estampas.
A brincadeira apenas começou na mão das mulheres, até que as mulheres tiveram uma ideia: tirar as mangas das camisas.
Como Usar Camisas Sem Mangas
Muita gente associa a ideia de camisaria com as mangas longas ou mangas ¾, recorrendo a essa camisa para esconder os braços. A ideia de tirar as mangas das camisas veio para inovar o look, dando novas oportunidades e um charme à peça.
-
Colete
Você pode muito bem usar a camisa sem mangas solta, mas vamos combinar, né? Fica muito sem graça. Algumas mulheres, por medo de errar na hora de usar a camisa sem mangas, preferem uma camisa mais curtinha e até mais justa, usando a camisa como um colete por cima de blusas, camisetas ou vestidos. Fechada ou aberta, a camisa como um colete fica linda, acinturando mulheres que tem o corpo quadrado ou redondo.
-
Amarrada na Cintura
Uma forma que as pessoas usam muito a camisa sem mangas é com ela amarrada na altura da cintura. É fácil de ver essa usabilidade é nos festejos juninos, em festas com tema cowboy. A blusa amarrada chega a mostra a barriga, mas não deixa de ser uma forma sexy de a camisa ser usada.
-
Abotoamento Nas Costas
Como mulher tem um jeitinho diferente pra tudo, elas resolveram inovar na hora do fecho da camisa. Ao invés de usar a camisa com o abotoamento normal, central na frente, o abotoamento foi para as costas, brincando um pouco com a abertura, podendo ser mais fechada, mostrando um pouco das costas. Podendo mudar também o tecido, entrando agora também a malharia.
Para combinar perfeitamente a camisa sem mangas com outras peças, o ideal é que você use a parte de baixo mais colada, já que uma camisa é mais ampla. Pode ser calça jeans, skinny, short, saia (uma sugestão é a bandage), até vestidos podem entrar na listinha.
Como vimos, a camisa social sem mangas pode ser usada de diversas formas. Na moda nada se cria, nada se perde: a regra é inovar. A moda é uma das formas de você expressar sua personalidade, então se expresse, inove, faça do seu jeito que você vai estar fazendo certo. Camisa com ou sem manga, vista-se de acordo com o seu estilo, sabendo inovar na hora certa.
Entrem nesse site ele é muito bom ok…
Testy…