Remédio Caseiro Para Crescer Barba

A barba masculina é considera uma grande aliada para os homens que querem melhorar o visual, muita gente inclusive chama os fios no rosto de “maquiagem masculina”, sendo uma barba bem preenchida objeto de desejo de grande parte da população masculina, no entanto, muitos homens se sentem frustrados quando tentam deixar a sua barba crescer e ela fica repleta de falhas, deixando um visual menos atrativo do que eles desejavam.

Quando isso acontece, muitos homens recorrem a remédios para tentar fazer a barba crescer de forma mais volumosa. Há vários fármacos que são próprios para o crescimento dos pelos, mas, também é possível promover o crescimento da barba através de remédios e soluções caseiras, que, no geral, são produtos mais baratos e que muitas vezes tem eficácia bem similar às medicações comercializadas.

Alguns cuidados diários unidos a remédios caseiros podem ser a melhor alternativa para o crescimento da barba.

Como Fazer a Barba Crescer Com Cuidados Em Casa?

Os remédios caseiros são uma ótima alternativa para quem não quer investir muito em produtos para crescer a barba ou também para aqueles que já tentaram essas soluções e não viram bons resultados.

Primeiramente é importante destacar que o crescimento da barba é envolto por uma série de cuidados diários que devem ser aliados aos remédios, para um resultado positivo e satisfatório.

Cuidados diários com a barba:

  • Limpeza e hidratação: Para que os pelos do rosto cresçam de maneira saudável, é necessário que a pele esteja sempre limpa e hidrata. Quando a pele está oleosa, a sujeira entope os poros, assim como as células mortas que ficam depositadas na sua superfície, criando uma barreira e impedindo o crescimento dos fios. Por isso, é importante possuir um sabonete próprio para a barba, assim como um hidratante específico para essa região do rosto. Para remover as células mortas, é necessário fazer uma esfoliação duas vezes por semana.
  • Diminua o uso da lâmina: Muita gente acredita que usar a lâmina repetidamente na barba faz com que ela cresça, mas, isso não é verdade. A lâmina de barbear faz com que os pelos pareçam mais grossos, porém, isso é ilusório, e o crescimento não é modificado com o seu uso, sendo na realidade prejudicado.
  • Estimule o crescimento: Para que os fios da barba cresçam de forma mais rápida, é necessário que sejam feitas massagens na região, que estimulam o crescimento dos fios. Para isso, basta massagear a região com movimentos circulares por alguns minutos, duas vezes por dia.

    Homem de Barba Sorrindo

    Homem de Barba Sorrindo

  • Consumir alimentos com vitamina B: As vitaminas do complexo b, como a B12, B6 e B1 são muito importantes pra o crescimento tanto da barba como do cabelo, por isso, o consumo de alimentos que possuem essa vitamina em abundância fará com que ele ocorra de maneira mais rápida. Alguns exemplos de alimentos ricos em vitamina B são: castanha do pará, salmão, banana, abacate, leite, dentre outros. Além disso, os alimentos ricos em proteínas também auxiliam no crescimento, como ovos e carne branca.
  • Praticar exercícios físicos: A prática de exercícios físicos é necessária para uma vida saudável. Quando se trata do crescimento da barba, os exercícios físicos aumentam a produção da testosterona no corpo humano, que é hormônio responsável pelo crescimento da barba. Esse aumento da testosterona ocorre devido ao batimento cardíaco mais acelerado, que pode ser alcançado tanto por meio de musculação como em exercícios cardiorrespiratórios.
  • Praticar atividades relaxantes: Atividades relaxantes diminuem o estresse diário, que pode causar a produção de cortisol no corpo humano, uma substância que diminui a produção de testosterona. Algumas atividades que ajudam relaxar são: meditação, ioga, ler um livro, fazer uma caminhada, dentre outras.
  • Ter um sono regular: Pessoas que dormem poucas horas por noite também têm o seu nível de estresse elevado, por isso, é muito importante que se mantenha uma rotina com 7h ou 8h de sono diariamente.

Remédio Caseiro Para Crescer a Barba:

Existem várias opções de remédio caseiro pra o crescimento da barba. Algumas delas:

  • Óleo de coco: Os óleos vegetais são grandes aliados das mulheres para os cuidados dos fios de cabelo, no entanto, ele também pode ser uma ótima alternativa para os homens que desejam o crescimento da barba. O óleo de coco pode ser aplicado no rosto com um algodão, o deixando agir por cerca de 15 minutos, depois, retirando-o com água fria e fazendo massagens circulares, para um resultado mais eficaz, ele pode ser misturado ao óleo de alecrim (1 parte de óleo de alecrim para 10 de óleo de coco). Essa aplicação pode ser feita 3 vezes na semana.
  • Óleo de rícino: O óleo de rícino é conhecido por potencializar o crescimento dos pelos. Ele pode ser aplicado diariamente nas regiões mais falhadas da barba, deixando agir por pelo menos 1h, ou ainda, o aplicando para dormir e lavando no dia seguinte.
  • Óleo de Amla: Conhecido como groselha indiana, esse é outro óleo que auxilia no crescimento dos pelos da barba. Ele pode ser usado sozinho ou ainda com folhas de mostarda moída, fazendo massagens circulares em toda a região da barba após o deixar agindo no rosto por cerca de 20 minutos.

    Óleo de Amla

    Óleo de Amla

  • Limão e canela: Uma mistura caseira bem simples é a feita com limão e canela, onde são unidas 2 colheres de chá de suco de limão pra 1 colher de chá de canela. A pasta feita com os dois ingredientes deve ser aplicada no rosto duas vezes por semana, por cerca de 20 minutos, e depois ser enxaguada com água fria. É importante destacar que quando essa mistura é aplicada, o rosto não pode ser exposto ao sol.
  • Óleo de eucalipto: Um dos óleos mais populares para o crescimento da barba é o óleo de eucalipto, que além de estimular o crescimento, também possui propriedades cicatrizantes que ajudam com os pelos encravados. O óleo de oliva deve ser aplicado no rosto duas vezes por semana, deixando agir por cerca de 30 minutos. Ele pode ainda ser misturado ao óleo de oliva.
  • Shampoo Bomba: O shampoo bomba é uma mistura que se tornou bem conhecida pelo crescimento do cabelo, porém, ele também pode ser usado na barba, aplicado de duas a três vezes por semana para lavar os fios. Não é indicado que o shampoo bomba seja usado por mais de três semanas seguidas e nem mais de três vezes na mesma semana, já que ele pode prejudicar a saúde da pele. Para fazer a mistura do shampoo bomba é necessário um shampoo sem sal, de preferência transparente, Monovin-A (uma vitamina de uso veterinário) e Bepantol líquido (que pode ser comprado em farmácias). As medidas são: 300 ml de shampoo, 2 ml de Monovin-A e 25 ml de Bepantol líquido.

Alimentos Para Crescer a Barba:

Os remédios caseiros devem ser acompanhados de uma boa alimentação para o crescimento da barba, sendo ótimas opções as listadas abaixo:

  • Abacate: Rico em vitamina E, A e B, o abacate é antioxidante e também protege as células do corpo dos radicais livres, fazendo com que a pele e os fios da barba não envelheçam, e se mantenham mais vistosos e resistentes.

    Abacate

    Abacate

  • Batata doce: A batata doce é rica em vitamina e proteínas, sendo substâncias extremamente benéficas para a pele e os pelos. A vitamina A, que está amplamente presente no alimento, produz substâncias que combatem o ressecamento da barba.
  • Cenoura: A cenoura é rica em vitamina C e E, sendo perfeita para ajudar tanto no crescimento como na proteção dos fios da barba, fazendo também com que eles engrossem.
  • Chocolate amargo: O chocolate amargo é rico em ferro, cobre e zinco, que ajuda na circulação sanguínea, o que promove o crescimento e a proteção dos fios.
  • Espinafre: Rico em vitaminas A e B, além de antioxidantes, ferro e cálcio, o espinafre é um grande aliado para uma boa saúde e consequentemente para um bom crescimento dos fios da barba.
Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *