O Que São Roupas Sintéticas? Diferenças Entre Tecido Natural e Sintético

Ao longo dos anos a forma como as roupas são feitas foram evoluindo e atualmente existem diversos tipos de tecidos com os quais elas podem ser produzidas, sendo possível dividir eles em duas grandes categorias: tecidos naturais e tecidos sintéticos. Além dessas duas categorias, há também os tecidos artificiais.

Entender com qual tecido é feito cada peça de roupa é importante para saber as suas propriedades e avaliar para qual situação aquela roupa é mais adequada. Cada tipo de tecido proporciona uma sensação ao usuário, reagindo diferente também as atividades praticadas (peças para o dia a dia, para eventos formais, para prática de exercícios, etc).

Os tecidos são feitos a partir de fibras têxteis, e são elas que variam entre as naturais, sintéticas e artificiais. A partir do entendimento da fibra utilizada é possível determinar o conforto que o produto irá proporcionar ao usuário, assim como a sua qualidade, durabilidade e aplicação.

As fibras naturais são aquelas que são encontradas na natureza, já as fibras artificiais são produzidas a partir do uso de matérias primas naturais, passando por um processo químico para serem criadas e as fibras sintéticas são produzidas por meio de matéria prima não natural, principalmente o petróleo, passando também por um processo químico.

O Que São Os Tecidos Naturais?

Os tecidos naturais são aqueles que são produzidos a partir de fibras têxteis naturais, existindo quatro tipos de fibras naturais que podem ser usadas na confecção de tecidos, sendo elas: algodão, linho, seda e lã.

O algodão é um dos tecidos naturais mais utilizados, sendo reconhecido por ser um tecido leve, fresco e que retém pouco calor. O linho e seda também são tecidos leves e bem frescos, no entanto, a seda retém o calor de forma mais intensa, já a lã é própria para o uso no inverno, já que é considerado um tecido térmico.

Normalmente os tecidos naturais amassam com mais facilidade, já que as fibras têxteis que o compõe são mais sensíveis e ficam marcadas conforme recebem pressão.

As peças de roupa feitas com tecidos naturais são conhecidas por serem mais elegantes, principalmente quando se trata da seda. São tecidos considerados mais clássicos e refinados.

Normalmente, peças de roupas com tecidos naturais são um pouco mais caras, com exceção do algodão, tecido que é mais comum e por vezes é possível de ser encontrado em valores baixos.

O algodão e o linho tem origem vegetal, já a seda e a lã tem origem animal, sendo todas elas extraídas diretamente da natureza.

O Que São Os Tecidos Artificiais?

Os tecidos feitos a partir de fibras artificiais são usados para diversos fins, inclusive para peças de roupas. As fibras artificiais são feitas a partir de fibras naturais, como o algodão e o linho, porém, essas passam por procedimentos químicos para se tornarem fibras, portanto, não podem mais serem consideradas naturais.

Alguns exemplos de fibras artificiais são o acetato, a viscose e o modal, a partir dela são feito tecidos perfeitos para o tingimento. Esse tipo de tecido é conhecido por não amassar facilmente e também por secar bem rápido, além disso, ele é próprio para tingimentos e também para a impressão de estampas.

As fibras artificiais não absorvem o suor com a mesma eficiência que as fibras naturais, o que faz com que a durabilidade delas seja um pouco menor que as anteriores. As fibras artificiais também possuem maior facilidade para queimar e as peças de roupas feitas com esse tipo de tecido devem ser passadas com atenção.

Tipos de Tecidos

Tipos de Tecidos

O Que São Os Tecidos Sintéticos?

Os tecidos sintéticos são feitos a partir de fibras sintéticas, que são criadas com produtos químicos, sem qualquer participação de matéria prima natural. Os exemplos mais conhecidos de fibra sintética são; acrílico, poliamida, poliéster e elastano, que estão presentes na maioria das peças de roupas que utilizamos.

Os tecidos sintéticos possuem como característica a resistência, assim como a capacidade de reter bem as suas cores, fazendo com o que desbotamento seja bem lento, possuindo um aspecto de novo por um longo período. Além disso, são tecidos que quase nunca amassam e secam bem rápido, possuindo um toque sedoso e aspecto brilhante.

Apesar de resistentes ao desbotamento, os tecidos sintéticos não absorvem bem a transpiração, o que pode deixar o usuário com odores fortes dependendo da situação para a qual são utilizadas. Esse tipo de tecido também queima fácil, por isso, deve ser passada com ferro somente em temperaturas bem baixas.

A partir dos tecidos sintéticos são criadas as roupas sintéticas.

O Que São Roupas Sintéticas?

As roupas sintéticas confeccionadas com tecidos sintéticos. A peça de tecido misto, que utilizam fibras naturais mistura as fibras sintéticas, também são consideradas roupas sintéticas.

Normalmente as roupas confeccionadas com material sintético são mais acessíveis, consideradas ideais para o uso no dia a dia, no entanto, há roupas sintéticas mais elaboradas que podem se adequar a ambientes formais.

Existem roupas sintéticas para todos os estilos e também em vários modelos diferentes, indo desde calças, roupas íntimas e de banho, blusas, casacos, cachecóis, acessórios, dentre outros.

Quando vamos adquirir uma peça de roupa, o ideal é conhecer tanto as características dos tecidos existentes, quanto às diferenças entre eles, para entender qual atende melhor as necessidades do comprador.

Diferenças Entre Tecido Natural E Sintético:

  • As peças feitas com fibras naturais são bem mais frescas que as roupas sintéticas, sendo assim um material mais confortável para o uso diário.
  • Os tecidos confeccionados a partir de fibras naturais são mais elegantes que os sintéticos, que são um pouco mais brilhantes e artificiais, tendo como consequência sua imagem prejudicada nas peças de roupa de uso comum. Porém, existem peças luxuosas feitas a partir dos tecidos sintéticos, porém, algumas delas podem apresentar preços pouco compensatórios.
  • A durabilidade das fibras naturais e das fibras sintéticas é parecida, porém, peças compostas com 100% de fibras naturais possuem um custo benefício melhor, já que a durabilidade é aliada ao conforto e qualidade do produto.
  • Os tecidos sintéticos são mais complicados quando se trata da sua manutenção: apesar da lavagem ser mais simples (sendo possível lavar o material em máquinas de lavar com rapidez e facilidade), eles facilmente juntam bolinhas em sua superfície, ficam enrugados e, dependendo do material, perde a cor com facilidade. Como o tecido sintético é mais maleável, é bem comum as suas costuras ficarem tortas.
  • As peças feitas com fibras naturais tem um desbotamento a partir do uso mais intenso que os das peças com fibras sintéticas.
  • O toque das peças naturais é confortável e macio, deixando sempre a pele respirar. Já as fibras sintéticas tem um toque sedoso, que também é bastante confortável para o uso, no entanto, elas impedem a transpiração, o que faz com que o uso por diversas horas seguidas pode acarretar em suor excessivo e odores fortes e desagradáveis.
  • As peças sintéticas queimam com facilidade, diferente dos tecidos naturais, que possuem um pouco mais de resistência. Uma vantagem é que as peças sintéticas amassam menos, sendo muitas vezes dispensável o uso de ferro de passar, porém, se ele for necessário, deve ser usada em temperatura bem baixa e sem vapor.
  • Os tecidos sintéticos acumulam eletricidade estática, algo que não ocorre nos tecidos naturais.
  • Os tecidos sintéticos são bem mais flexíveis que os naturais, portanto, quando uma peça estica é importante analisar a etiqueta para conhecer a sua composição.
  • A lavagem das peças sintéticas deve ser feita somente com água morna ou fria, já para alguns tecidos naturais, o recomendado é o uso de água quente.
  • Para que as roupas de tecidos naturais não amassem, o ideal é manter as peças penduradas em cabides. As peças sintéticas, por não amassarem facilmente, podem ser mantidas dobradas, além disso, elas são ideais para serem levadas em malas de viagem.
Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *