Ao longo dos anos a forma como as roupas são feitas foram evoluindo e atualmente existem diversos tipos de tecidos com os quais elas podem ser produzidas, sendo possível dividir eles em duas grandes categorias: tecidos naturais e tecidos sintéticos. Além dessas duas categorias, há também os tecidos artificiais.
Entender com qual tecido é feito cada peça de roupa é importante para saber as suas propriedades e avaliar para qual situação aquela roupa é mais adequada. Cada tipo de tecido proporciona uma sensação ao usuário, reagindo diferente também as atividades praticadas (peças para o dia a dia, para eventos formais, para prática de exercícios, etc).
Os tecidos são feitos a partir de fibras têxteis, e são elas que variam entre as naturais, sintéticas e artificiais. A partir do entendimento da fibra utilizada é possível determinar o conforto que o produto irá proporcionar ao usuário, assim como a sua qualidade, durabilidade e aplicação.
As fibras naturais são aquelas que são encontradas na natureza, já as fibras artificiais são produzidas a partir do uso de matérias primas naturais, passando por um processo químico para serem criadas e as fibras sintéticas são produzidas por meio de matéria prima não natural, principalmente o petróleo, passando também por um processo químico.
O Que São Os Tecidos Naturais?
Os tecidos naturais são aqueles que são produzidos a partir de fibras têxteis naturais, existindo quatro tipos de fibras naturais que podem ser usadas na confecção de tecidos, sendo elas: algodão, linho, seda e lã.
O algodão é um dos tecidos naturais mais utilizados, sendo reconhecido por ser um tecido leve, fresco e que retém pouco calor. O linho e seda também são tecidos leves e bem frescos, no entanto, a seda retém o calor de forma mais intensa, já a lã é própria para o uso no inverno, já que é considerado um tecido térmico.
Normalmente os tecidos naturais amassam com mais facilidade, já que as fibras têxteis que o compõe são mais sensíveis e ficam marcadas conforme recebem pressão.
As peças de roupa feitas com tecidos naturais são conhecidas por serem mais elegantes, principalmente quando se trata da seda. São tecidos considerados mais clássicos e refinados.
Normalmente, peças de roupas com tecidos naturais são um pouco mais caras, com exceção do algodão, tecido que é mais comum e por vezes é possível de ser encontrado em valores baixos.
O algodão e o linho tem origem vegetal, já a seda e a lã tem origem animal, sendo todas elas extraídas diretamente da natureza.
O Que São Os Tecidos Artificiais?
Os tecidos feitos a partir de fibras artificiais são usados para diversos fins, inclusive para peças de roupas. As fibras artificiais são feitas a partir de fibras naturais, como o algodão e o linho, porém, essas passam por procedimentos químicos para se tornarem fibras, portanto, não podem mais serem consideradas naturais.
Alguns exemplos de fibras artificiais são o acetato, a viscose e o modal, a partir dela são feito tecidos perfeitos para o tingimento. Esse tipo de tecido é conhecido por não amassar facilmente e também por secar bem rápido, além disso, ele é próprio para tingimentos e também para a impressão de estampas.
As fibras artificiais não absorvem o suor com a mesma eficiência que as fibras naturais, o que faz com que a durabilidade delas seja um pouco menor que as anteriores. As fibras artificiais também possuem maior facilidade para queimar e as peças de roupas feitas com esse tipo de tecido devem ser passadas com atenção.
O Que São Os Tecidos Sintéticos?
Os tecidos sintéticos são feitos a partir de fibras sintéticas, que são criadas com produtos químicos, sem qualquer participação de matéria prima natural. Os exemplos mais conhecidos de fibra sintética são; acrílico, poliamida, poliéster e elastano, que estão presentes na maioria das peças de roupas que utilizamos.
Os tecidos sintéticos possuem como característica a resistência, assim como a capacidade de reter bem as suas cores, fazendo com o que desbotamento seja bem lento, possuindo um aspecto de novo por um longo período. Além disso, são tecidos que quase nunca amassam e secam bem rápido, possuindo um toque sedoso e aspecto brilhante.
Apesar de resistentes ao desbotamento, os tecidos sintéticos não absorvem bem a transpiração, o que pode deixar o usuário com odores fortes dependendo da situação para a qual são utilizadas. Esse tipo de tecido também queima fácil, por isso, deve ser passada com ferro somente em temperaturas bem baixas.
A partir dos tecidos sintéticos são criadas as roupas sintéticas.
O Que São Roupas Sintéticas?
As roupas sintéticas confeccionadas com tecidos sintéticos. A peça de tecido misto, que utilizam fibras naturais mistura as fibras sintéticas, também são consideradas roupas sintéticas.
Normalmente as roupas confeccionadas com material sintético são mais acessíveis, consideradas ideais para o uso no dia a dia, no entanto, há roupas sintéticas mais elaboradas que podem se adequar a ambientes formais.
Existem roupas sintéticas para todos os estilos e também em vários modelos diferentes, indo desde calças, roupas íntimas e de banho, blusas, casacos, cachecóis, acessórios, dentre outros.
Quando vamos adquirir uma peça de roupa, o ideal é conhecer tanto as características dos tecidos existentes, quanto às diferenças entre eles, para entender qual atende melhor as necessidades do comprador.
Diferenças Entre Tecido Natural E Sintético:
- As peças feitas com fibras naturais são bem mais frescas que as roupas sintéticas, sendo assim um material mais confortável para o uso diário.
- Os tecidos confeccionados a partir de fibras naturais são mais elegantes que os sintéticos, que são um pouco mais brilhantes e artificiais, tendo como consequência sua imagem prejudicada nas peças de roupa de uso comum. Porém, existem peças luxuosas feitas a partir dos tecidos sintéticos, porém, algumas delas podem apresentar preços pouco compensatórios.
- A durabilidade das fibras naturais e das fibras sintéticas é parecida, porém, peças compostas com 100% de fibras naturais possuem um custo benefício melhor, já que a durabilidade é aliada ao conforto e qualidade do produto.
- Os tecidos sintéticos são mais complicados quando se trata da sua manutenção: apesar da lavagem ser mais simples (sendo possível lavar o material em máquinas de lavar com rapidez e facilidade), eles facilmente juntam bolinhas em sua superfície, ficam enrugados e, dependendo do material, perde a cor com facilidade. Como o tecido sintético é mais maleável, é bem comum as suas costuras ficarem tortas.
- As peças feitas com fibras naturais tem um desbotamento a partir do uso mais intenso que os das peças com fibras sintéticas.
- O toque das peças naturais é confortável e macio, deixando sempre a pele respirar. Já as fibras sintéticas tem um toque sedoso, que também é bastante confortável para o uso, no entanto, elas impedem a transpiração, o que faz com que o uso por diversas horas seguidas pode acarretar em suor excessivo e odores fortes e desagradáveis.
- As peças sintéticas queimam com facilidade, diferente dos tecidos naturais, que possuem um pouco mais de resistência. Uma vantagem é que as peças sintéticas amassam menos, sendo muitas vezes dispensável o uso de ferro de passar, porém, se ele for necessário, deve ser usada em temperatura bem baixa e sem vapor.
- Os tecidos sintéticos acumulam eletricidade estática, algo que não ocorre nos tecidos naturais.
- Os tecidos sintéticos são bem mais flexíveis que os naturais, portanto, quando uma peça estica é importante analisar a etiqueta para conhecer a sua composição.
- A lavagem das peças sintéticas deve ser feita somente com água morna ou fria, já para alguns tecidos naturais, o recomendado é o uso de água quente.
- Para que as roupas de tecidos naturais não amassem, o ideal é manter as peças penduradas em cabides. As peças sintéticas, por não amassarem facilmente, podem ser mantidas dobradas, além disso, elas são ideais para serem levadas em malas de viagem.