Qual a Postura Correta Para Caminhar?

Caminhar é uma atividade física que pode fazer bem tanto para o corpo quanto para a mente permitindo relaxar dos problemas cotidianos. Para tirar o máximo proveito dessa atividade é fundamental manter a postura corporal correta, uma ação que ajuda a evitar lesões e potencializa os benefícios.

Independente da intensidade da caminhada é crucial manter a postura para não causar sobrecarga para a coluna e não abrir brechas para lesões. Continue lendo e saiba qual é a postura correta para caminhar.

Atenção as Dores na Coluna

Quando falamos sobre a importância de manter a postura correta durante a realização de caminhadas damos ênfase para a coluna devido sua grande suscetibilidade a sobrecargas decorrentes de uma má postura seja em pé, deitado ou sentado. A coluna é a responsável pelo movimento e proteção do sistema nervoso central, formada por diversas peças pequeninas encaixadas entre si, necessita de estabilidade e flexibilidade.

Devido a grande relevância da coluna para o bem-estar é essencial ter o hábito de manter a postura correta desde a infância até a terceira idade. Em qualquer posição que se esteja é imprescindível manter a coluna reta para não lhe causar sobrecargas. Caminhada é uma ótima atividade física para a coluna desde que seja realizada mantendo a postura correta.

Dicas Para Manter a Postura Correta Para Caminhar

A seguir listamos algumas dicas de como adotar uma postura correta para caminhar evitando sobrecargas e potenciais dores.

Olhe Para Frente

Para uma boa postura de caminhada o mais indicado é direcionar o olhar para cerca de 20 metros à frente. Quando se caminha olhando para os próprios pés a tendência é que o corpo fique curvado. Uma postura curvada dessa forma pode levar a um desequilíbrio e queda.

Queixo Paralelo ao Chão

Seguindo a primeira dica o natural é que sua cabeça e pescoço fiquem alinhados com a espinha dorsal. Para confirmar que está realmente na posição correta observe se o seu queixo se encontra paralelo ao chão, não deve estar nem muito acima e nem pra baixo.

Contraia o Abdome

Dores na Coluna

Dores na Coluna

Para que sua coluna fique reta você deve contrair o abdome, para isso basta que você force o umbigo (centro do corpo) para dentro da barriga. A sua coluna será imediatamente alinhada numa postura elegante. O corpo ficará ereto e o tórax estará numa posição assertiva sem que haja desvios para trás ou para frente.

Esse movimento de contração do abdome ainda permite direcionar o cóccix (aquele osso do fim da coluna) para a direção correta, alinhado com a sua coluna vertebral. É essencial que a sua espinha dorsal se mantenha o mais reta quanto for possível, você pode imaginar que há um fio puxando-a para cima.

Alinhe os Ombros

Seus ombros deverão ser alinhados para que não fiquem nem muito para frente e nem caídos. Estando com seus ombros na posição correta naturalmente seu peito ficará alinhado. Nesse caso as omoplatas (conhecidas popularmente como as asas das costas) praticamente desaparecerão uma vez que estarão encaixadas no lugar certo.

Braços

Seus braços deverão estar levemente dobrados e para baixo durante a caminhada. O balanço é essencial para a flexibilidade estabelecida a cada passo.

Mãos

Suas mãos por sua vez devem ser mantidas levemente fechadas. Um truque para manter suas mãos na posição certa é imaginar que está segurando uma frágil borboleta em cada uma das mãos. Você não pode apertar os insetos para não esmaga-los, mas também não pode abrir muito as mãos para que não fujam.

Quadris

Ao caminhar você não deve mover os quadris para os lados, apenas acompanhe o movimento das suas pernas para frente e para trás. É importante que os seus ossos ilíacos estejam sempre apontando para frente com convergência para o centro. Quem gosta de dar aquele balanço chamado popularmente de rebolada potencializa o seu cansaço podendo gerar dores nas costas.

Pés

Os pés parados ou em movimento devem estar sempre com os dedos apontando para a frente. Não é indicado que seus pés fiquem na chamada posição dez para as duas, isto é, com os dedos voltados para a lateral.

Alongamento

O alongamento é primordial para que a sua caminhada seja mais bem aproveitada, é uma forma de relaxar a musculatura antes de dar início ao seu trajeto.

Roupas e Calçados

As roupas para caminhada devem ser confortáveis e permitir que seu corpo transpire e respire. O calçado deve oferecer apoio total para os seus pés.

Benefícios da Caminhada

A caminhada é uma atividade que pode ser muito positiva para quem sofre com dores lombares. Quando você caminha ajuda seu corpo a acelerar a cura, aumentar a força e flexibilidade. Uma das consequências é a redução da dor e suas manifestações regulares.

Além disso, caminhadas podem ser interpretadas como um tipo de terapia uma vez que ao andar o cérebro libera endorfinas e serotonina, neurotransmissores responsáveis pela sensação de bem-estar. Uma curiosidade a respeito de caminhadas é que quando uma pessoa anda acaba bloqueando a dor, algo conhecido como teoria do controle da dor.

Caminhada

Caminhada

O trabalho com grandes grupos musculares do tronco e pernas assim como os seus nervos disparam sinais para o cérebro que levam a sobrecarga das mensagens de dor dos nervos menores. Fica a dica de que quando se está com dor é importante realizar a atividade física de forma gradual. Faça trechos curtos de caminhada e num ritmo devagar, depois você pode ir aumentando a velocidade.

Uma pessoa que está com dores nas costas não deve caminhar rapidamente, pois isso aumenta o estresse sobre a coluna vertebral podendo fazer com que o desconforto ganhe mais proporção. Caminhadas em ritmos mais leves ajudam a fazer uma pressão constante sobre a coluna.

É muito importante consultar o seu médico para ter uma recomendação do exercício mais indicado para cada caso. Não brinque com a saúde da sua coluna, faça atividades de acordo com as suas condições físicas e nível de dor. Uma má postura ou um exercício contraindicado podem ter efeitos devastadores sobre a sua saúde.

Gostou das dicas de como caminhar com a postura correta? Curta e compartilhe!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *