Quem Inventou A Roupa? Quando E Onde Ela Foi Inventada?

Usar roupas é algo tão comum e indispensável atualmente que parece até estranho que em algum momento da história da humanidade as vestes não eram usadas (ou ao menos obrigatórias). As peças de vestuário são usadas por diversos motivos, sendo um dos principais a proteção e necessidade, porém, elas também têm importância cultural e social.

Pode parecer até estranho imaginar que isso ocorreu, no entanto, assim como todas as coisas, a roupa teve que ser inventada em algum momento. Pode até não ser tão comum, mas, em algum momento as pessoas podem se questionar quem inventou as roupas, se há um local e uma data exata da sua invenção.

Quem Inventou a Roupa? Quando E Onde Ela Foi Inventada?

A resposta para tais questionamentos não é exata, sendo necessário analisar vários períodos históricos para entender o processo de criação das peças de roupa como conhecemos nos dias de hoje. Já que não ocorreu um momento exato onde foi criada a ideia de usar roupas, e sim, um processo longo e demorado de evolução das vestimentas.

O ideal é começar a analisar a invenção das roupas nos primórdios da humanidade, ou seja, na Pré-história.

As Roupas Durante a Pré-História E a Antiguidade

Roupas Durante a Pré-História

Roupas Durante a Pré-História

A Pré-história é o período que compreende as organizações humanas antes da invenção da escrita, compreendendo milhares de anos a.C.. Sabe-se que nesse período os seres humanos começaram a usar peles de animais que eles caçavam ou folhas e outros materiais encontrados na natureza, como proteção do frio e do meio ambiente.

O uso dessas peças que podem ser consideradas o início das roupas era algo necessário, e surgiu de acordo com tal necessidade, ao mesmo tempo, as roupas como um objeto de adorno eram comuns, pois o uso de peles era usado como um sinal de força, para demonstrar a capacidade de caçar um animal de grande porte.

Algumas pesquisas apontam que o uso de pele como roupa pode ter surgido por volta de 107 mil anos, já alguns pesquisadores acreditam que esse tempo pode ser muito mais elevado, chegando a 540 mil anos. Há registros de itens que se assemelham a agulhas com mais de 30 mil anos de idade, e acredita-se que por volta de 25 mil anos atrás os homens não só usavam as peças de roupa como haviam desenvolvido técnicas de costuma usando fiapos de planta, tal como o algodão, ou pelos de animais.

Já a Antiguidade é o período que compreende o período por volta de 4 mil anos atrás até o ano de 400 a.C., e nesse tempo há registros de desenhos em paredes e vasos além de esculturas, com isso, é possível conhecer melhor como eram as roupas, havendo ainda algumas peças que sobreviveram ao tempo, mesmo que não seja algo comum já que as vestes são feitas com materiais orgânicos e pouco duráveis.

Muitos desses registros vêm do Egito Antigo, onde as roupas eram de uso único das famílias mais abastadas, e somente para os adultos, consistindo em um tecido, branco que se assemelhava a uma fralda para os homens, que também podiam usar espécies de saias, e um vestido pra as mulheres, que mantinha os seios a mostra. Porém, com o decorrer dos anos, as saias masculinas passam a ser mais longas, e os vestidos usados pelas mulheres a cobrir todo o corpo.

As peças de roupas que mais se assemelham ao que conhecemos como roupa atualmente são as túnicas que logo se tornaram as vestes masculinas e femininas, consistindo em um tecido retangular com um orifício para a cabeça.

Pode-se dizer que os persas foram os povos que chegaram ao que pode ser considerada a criação das roupas como conhecemos atualmente, já que foram eles que passaram a medir as vestes ao invés de simplesmente se envolver em um tecido. Os povos persas viviam na região da Ásia, onde atualmente está localizado o Irã. Eles passaram a ajustar as peças de roupa, fazendo com que homens e mulheres vestissem calças ajustadas as pernas, túnicas e casacos.

As Roupas na Idade Média e no Renascimento

Roupas na Idade Média

Roupas na Idade Média

A Idade Média foi um período em que a Europa Ocidental se desenvolveu sem relação com a parte do Império Romano do Oriente, também chamado de Império Bizantino.

No Império Bizantino as roupas consistiam em túnicas feitas com algodão, e no caso das famílias mais nobres possuíam adornos feitos com fiapos de ouro e decoração com pedras preciosas e pérolas.  Já as pessoas da corte e os imperadores usavam peças ainda mais luxuosas, compondo o seu vestuário as túnicas e uma espécie de manta, além disso, o Imperador e sua esposa usavam também um tecido envolto ao pescoço, semelhante a um cachecol.

Esse estilo dos bizantinos influenciava as roupas usadas na Europa Ocidental, onde as pessoas da nobreza também faziam uso de peças mais luxuosas que os demais, no entanto, a matéria prima usada era diferente, como couro, pelos e TNT.

Foi na Europa Ocidental que surgiram as primeiras lojas de fabricação de roupa, antes disso cada um fazia as peças que iriam utilizar em casa. As roupas eram confeccionadas por artesãos, que logo foram desenvolvendo suas habilidades e fazendo com que as peças tivessem sua qualidade elevada.

A partir desse momento, as peças de roupas começaram a serem pensadas de maneira mais elaborada, e feitas com outros materiais, tais como a seda, que era importada do Extremo Oriente. Nesse período as pessoas de classes inferiores também usavam peças mais simples, algumas sem medidas exatas.

O desenvolvimento das peças de roupa se deu dessa forma, sem grandes alterações ao longo dos séculos. No Renascimento, que teve inicio no século XIV, começaram a ocorrer diversas mudanças no cenário Europeu.

Nesse momento as cidades passaram a crescer intensamente e consequentemente aumentava o número de artesãos e comerciantes que vendiam roupas, havendo um grande aumento da produção nesse setor. Foi a Europa Ocidental que passou a desenvolver novos estilos e a criar tendências no universo da moda.

Nesse momento as peças de roupa já não eram usadas somente para proteção, sendo um importante medidor de status social e também usado para adorno pessoal, ou seja, como um produto mudar o aspecto visual que cada pessoa demonstrava.

Foram desenvolvidos diversos estilos de roupas, para os homens foram criadas peças com aspecto mais pesado na parte superior e saias até os joelhos, já as mulheres usavam vestidos estampados e floridos com várias decorações, porém, as pessoas mais simples continuavam usando peças inferiores e sem adornos.

Nesse período a corte espanhola foi uma importante influência no desenvolvimento da criação de roupas, já que seus membros lançavam tendências que passavam a ser usadas pelos outros membros da nobreza, e no século XVII foi à vez dos nobres franceses ditarem as tendências da moda.

As Roupas Na Revolução Industrial E No Século XX

Roupas Na Revolução Industrial

Roupas Na Revolução Industrial

Foi a Revolução Industrial, iniciada no Reino Unido no século XIX que revolucionou os meios de fabricação das roupas e consequentemente as suas formas e variedades. Foram criadas máquinas que eram capazes de produzir enormes quantidades de tecido, um número muito elevado em relação ao que era possível antes, quando todos os processos eram manufaturados.

Com isso, nas grandes cidades a produção das roupas se tornou quase que completamente industrializada, sendo um processo rápido, também era possível que a moda mudasse com frequência, já que se podia criar, produzir e distribuir uma peça muito rapidamente. Nesse período surgiram também aqueles que se sobressaiam criando peças de roupa únicas e exclusivas.

No século XIX as roupas ficaram mais leves e simples, se tornando comum o uso de calças e camisetas para os homens e vestidos mais simples para as mulheres. O Século XX foi repleto de transformações para a moda foi nesse período que foram criados novos métodos de produção de roupas e ocorreram várias revoluções sociais que refletiam diretamente nas vestes usadas pelas sociedades.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *