Qual a Função da Moda? Para Que Serve?

Muitas vezes a moda é relacionada com uma ideia de futilidade dando a impressão de que não tem uma utilidade funcional para a sociedade. Não é incomum que as pessoas acreditem que moda se resume ao vestuário, ou seja, as roupas que uma pessoa veste. Contudo, é fundamental esclarecer que o vestuário é apenas um dos braços da moda, isto é, existem outras formas de expressão da mesma como joias e acessórios, por exemplo.

Logo o vestuário que ganha o status de ser a moda é apenas uma pequena parte que compõem todo um universo mais complexo. A partir desse entendimento chegamos a segunda questão que diz respeito ao fato de que as roupas e demais itens que usamos sobre o corpo para nos ornamentar não pode ser entendido como uma mera futilidade. Afinal, aquilo que escolhemos para usar sempre tem a algo a dizer sobre nós. Continue lendo para entender qual é a função da moda.

Moda: Qual Sua Função e Para Que Serve?

A moda não é algo fútil, mais do que corresponder a uma ornamentação desejada ela também assume funções na vida social dos indivíduos. Observando, como mencionamos acima, que as roupas aparecem no topo da lista de elementos considerados quando o assunto é moda vamos apresentar quais são as suas funções na vida social dos indivíduos.

– Roupas São Úteis

Você já parou para pensar como seria se o ser humano não tivesse desenvolvido diferentes tipos de roupas? Hoje em dia é possível ter dias agradáveis mesmo em meio a temperaturas negativas devido à existência de roupas que protegem e isolam termicamente o corpo. Se você é adepto da prática de esportes também se beneficia dessa diversificação uma vez que pode contar com tecidos tecnológicos para te ajudar a executar os movimentos necessários com o máximo de conforto.

As roupas tem a função de proteção do corpo contra as mais variadas intempéries climáticas assim como permitem adequar o corpo as atividades que serão realizadas. Para cada momento há um tipo de roupa que se encaixa melhor em termos de conforto, praticidade e durabilidade.

Exposição de Moda

Exposição de Moda

– Preservação da Intimidade

O ser humano em algum momento de sua evolução associou a ideia de se vestir com pudor, mais do que se preservar das intempéries climáticas cobrir-se permite ocultar seu corpo dos demais. O uso de roupas permitiu que as pessoas preservassem a sua intimidade não andando nuas pelas ruas, por exemplo. Logo a moda tem uma função essencial no dia a dia que é permitir que as pessoas circulem uma vez que não se pode transitar por aí nu.

– Potencialização da Sensualidade

Algumas roupas podem contribuir para realçar a sensualidade acentuando as formas do corpo ou mesmo ajudando a adotar outra postura corporal. Essa é uma das funções que a moda vem aprimorando ao longo das décadas. Basta perceber que em cada período histórico há um estilo de roupas que se destaca em especial no guarda-roupa feminino.

Essas peças marcantes de cada período ajudam a destacar a silhueta que fazia sucesso em cada momento. Logo as roupas corroboram para estabelecer e reforçar o que é sensual em cada momento da sociedade. As pessoas podem se valer de um estilo de roupas para realçar suas características mais atraentes.

– Ornamentação

Roupas Ornamentadas

Roupas Ornamentadas

Roupas e acessórios estão bastante ligados a ideia de ornamentação, isto é, de enriquecimento dos atrativos físicos e reforço da criatividade. A partir da escolha dos ornamentos é possível reforçar o seu sentimento de individualidade e demonstrar que está alinhado com um determinado tipo de pensamento ou posição característico de uma cultura ou grupo.

– Afirmação de Diferenciação

A moda oferece uma série de maneiras de demonstrar que se tem uma postura simbolicamente diferenciada em relação a outros indivíduos. O uso de determinadas peças e cores pode ajudar a comunicar a adesão a uma religião, a uma camada social, um estilo de vida, uma profissão entre outros. As roupas funcionam como um recurso comunicativo para fazer uma afirmação de diferenciação, gritar sem palavras algo em que se acredita.

– Roupas Ajudam a Reforçar Filiação Social

A forma como uma pessoa se veste diz muito sobre quem ela é, a que grupo social pertence, a qual movimento é adepta, qual a sua cultura entre outros. É como se a roupa fosse uma espécie de ingresso para que ela pudesse entrar em diferentes agrupamentos sociais. Observando apenas as roupas que uma pessoa usa é possível dizer algumas coisas interessantes sobre quem ela é e no que acredita.

Desfile de Moda

Desfile de Moda

– Reforço de Diferenciais Psicológicos

Elementos da moda como acessórios, calçados e maquiagem podem ser usados como elementos de diferenciação da massa. Isso é observado especialmente em locais que prezam pela criação de uma identidade única por meio do uso de uniformes, por exemplo.

Cortes de cabelo também se encaixam nesse tópico, raspar apenas uma das laterais da cabeça funciona como uma forma de dizer que é diferente de um grupo em que ninguém raspa a lateral da cabeça. Desde sempre o ser humano procura por maneiras de saltar aos olhos dos demais deixando de fazer parte do quadro todo, todo mundo quer ser uma peça em particular.

– Roupas Permitem ou Negam Acesso

Provavelmente você já ouviu algumas histórias em que pessoas foram barradas em determinados lugares por não estarem com roupas ‘adequadas’ para entrar, independendo do quanto isso possa ser elitista é necessário reconhecer que a sociedade mantém essa barreira em diversos âmbitos.

É imprescindível passar por uma desconstrução desse paradigma de vestimentas adequadas ou não adequadas para ter acesso a ambientes de viés educativo ou de atendimento básico. Contudo, essa ainda é uma questão pertinente.

– Integração

Por fim não podemos falar sobre as funções da moda sem mencionar a sua função de integração, para muitas pessoas se vestir de acordo com as tendências é uma maneira de se inserir em novos contextos. Para fazer parte de um grupo as pessoas podem adotar o uso desse ou daquele item da moda, logo a moda funciona como um crachá que dá acesso aos bastidores VIP.

Para você a moda têm outras funções? Curta e compartilhe em suas redes sociais!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *