Qual o Tecido Ideal Para Malhar? Dicas de Malhas Para Fitness

A escolha de uma roupa fitness de tecido adequado é essencial para garantir conforto e um bom desempenho no seu treino. Essas peças além de se moldar assertivamente ao corpo devem evitar o acúmulo de suor que pode acarretar em alergias e doenças de pele. Continue lendo para saber mais sobre as características dos melhores tecidos para malhação e quais cuidados ter para fazer a melhor escolha.

Afinal, Qual o Tecido Ideal Para Roupas Fitness?

Como há diferentes tipos de peças de roupas fitness dividimos em dois grupos abaixo para apresentar o melhor tecido para cada um deles.

Grupo 1: Tops, Shorts e Leggings

Tops, leggings e shorts fitness devem se moldar perfeitamente ao corpo, o tecido mais recomendado é a poliamida. É um tecido leve, macio e que permite ao corpo transpirar corretamente evitando a retenção de suor que pode ser prejudicial para o organismo.

Top Branco Com Legging Preta

Top Branco Com Legging Preta

Grupo 2: Vestidos, Macacões e Bodys

Se você gosta de roupas estilo fitness também para outros locais além da academia deve dar preferência para o poliéster que é mais grosso e firme. Esse tecido apresenta baixa elasticidade podendo ser usado para o fabrico de vestidos, bodys e macacões. É um tecido com grande versatilidade podendo ser encontrado em diversas cores e com recortes estratégicos.

Vestido Fitness

Vestido Fitness

Conhecendo os Tecidos Para Roupas Fitness

Atualmente, o mercado de tecidos para roupas fitness conta com ampla variedade de opções, para te ajudar a escolher o tecido mais adequado para as suas necessidades vamos apresentar um pouco melhor cada um deles.

Dry Fit (Poliamida)

Por ser um tecido bastante macio e flexível, a poliamida, oferece mais conforto para a prática esportiva, não restringe os movimentos. Um tecido que oferece uma absorção mais rápida do suor não deixando aquela sensação desconfortável de calor. Recomendado especialmente para leggings e tops.

Dry Fit (Poliéster)

Um tecido que combina rigidez com conforto, as peças de poliéster oferece mais segurança para o usuário. Como é mais grosso e rígido não sai do lugar e tem excelente durabilidade. Por ser prático e versátil é um tecido fitness interessante para as práticas mais intensas como a de cross fit, por exemplo.

Malha Fria Poliviscose (PV)

Malha Fria Poliviscose

Malha Fria Poliviscose

Trata-se de uma malha criada a partir da combinação de 67% de poliéster e 33% de viscose. Apresenta elasticidade e conforto para a prática de atividades físicas. Não amassa e é um tecido leve. Essa malha é recomendada para os adeptos de zumba e musculação. As roupas de poliviscose podem ser usadas tanto para malhar quanto para cumprir a rotina do dia a dia.

Helanca

Tecido usado especialmente para a confecção de bermudas e calças de ginástica, a helanca, é formada por uma composição de fios de poliamida texturizados a partir de falsa torção, isso significa que possui elasticidade somente na sua lateral.

Viscolycra

Viscolycra é um tecido que pode ser esticado até sete vezes retornando sempre para o tamanho original, por isso é interessante para quem gosta de elasticidade para a sua prática de atividade esportiva. Conta com resistência ao sol e ao sal sendo ideal para atividades ao ar livre. É usado comumente para confecção de blusas e camisetas.

Tac-Tel

Tac-Tel

Tac-Tel

Tac-tel é uma microfibra, ele é feito de poliéster e tem como principal característica a sua capacidade de absorção e secagem rápida. Os fios que formam essa peça são texturizados previamente a ar, o que lhe concede essa excepcional capacidade de absorção. Um tecido bastante usado para confeccionar calções de banho e shorts.

Moletom e Moletinho

O moletinho tem conquistado posição de destaque na indústria de roupas fitness, pode ser usado especialmente em bermudas e shorts. A diferença entre o moletinho e o moletom é que ele não tem felpos internos. Os dois tecidos são feitos a partir da combinação de algodão e poliéster. O moletom por sua vez é mais quente podendo ser usado para o fabrico de blusas para quem caminha ao ar livre no inverno.

Energy

Tecido com excelente resistência ao sol e ao cloro, indicado especialmente para a prática de atividades físicas ao ar livre, conta com proteção UV. Seca rapidamente sendo confortável para malhar.

Evite Peças de Algodão Para Malhar

Duas Mulheres Malhando

Duas Mulheres Malhando

Peças de algodão podem ser bem confortáveis para o dia a dia, mas não são as mais indicadas para malhar haja vista que não apresentam capacidade de absorver a umidade. Essas peças ficam com marcas de suor e criam uma sensação desconfortavelmente quente.

Mas, Então Qual é o Melhor Tecido?

A resposta para essa questão é que depende do tipo de atividade esportiva que você pratica, se malha ao ar livre ou numa academia. Algumas pessoas, por exemplo, se sentem inseguras quando a roupa fitness não está bem ajustada ao corpo por medo de que a peça se mova enquanto fazem movimentos amplos, para sanar essa questão é indicado apostar em peças de tecidos um pouco mais colados ao corpo.

Por outro lado algumas pessoas preferem peças mais soltas para se sentirem mais confortáveis. A escolha do tipo de tecido deve levar em consideração essas preferências para que não se deixe de malhar por não ter uma roupa adequada e dentro do que você entende por confortável.

Dicas de Cuidados Com Roupas Fitness

Com as explicações acima a respeito dos tecidos indicados para a confecção de roupas fitness você já pode escolher a melhor alternativa para as suas necessidades. Após a compra é essencial que você mantenha uma rotina de cuidados com esses itens para que eles durem mais tempo, assim você economiza e usufrui mais de suas roupas favoritas.

Você sempre deve lavar essas roupas depois do treino para eliminar o suor acumulado. Além de ser uma questão fundamental de higiene é um cuidado para que o tecido seja preservado em médio e longo prazo. Lave no modo delicado da máquina de lavar roupa ou a mão. Essas roupas não devem ficar de molho, prefira o uso de sabão neutro. Devem secar naturalmente, tenha certeza de que as peças estão completamente secas antes de retirá-las do varal.

Gostou de saber mais sobre os tecidos de roupas fitness? Curta e compartilhe em suas redes sociais!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *