Qual O Melhor Tênis Para Fascite Plantar?

Sentir dores nos pés e nas pernas quando caminha, faz algum esporte ou simplesmente segue a sua rotina não é nada confortável, e por isso, é sempre importante ter atenção para qual sapato deve ser usado para que situações como essas sejam evitadas.

Em alguns casos, nem mesmo um sapato confortável consegue evitar as dores, já que elas podem estar além do uso dos calçados, podendo ser algum problema de saúde possível de se encontrar nos pés. Caso a pessoa sinta dores insistentes nos pés e calcanhares, mesmo que troque os seus sapatos para o mais confortável possível, o ideal é consultar um médico para saber o que se passa.

Algumas pessoas podem se enquadrar em um caso de fascite plantar, que é um problema de saúde bem comum e que atinge grande parte da população. Seu tratamento é considerado simples, no entanto, requer um diagnóstico médico que incluem exames laborais, por isso, é essencial visitar um especialista.

Caso seja diagnosticado com tal doença, é necessário saber quais sapatos são adequados para o uso durante o tratamento da mesma. Primeiro é importante entender o que é a fascite plantar para depois saber qual é o melhor tênis para fascite plantar e outros sapatos indicados.

O Que É Fascite Plantar?                               

A fascite plantar consiste em um processo inflamatório que também pode ser degenerativo e que ocorre na fáscia plantar, que é um tecido fibroso que se encontra na sola do pé, sendo de suma importância já que tal tecido recobre a musculatura do solado do pé. A fáscia plantar se estende desde os dedos dos pés até o osso calcâneo, ou seja, encontra-se em toda a sola do pé.

A importância de a fáscia plantar se deve pelo fato desse tecido atuar como amortecedor durante a pisada e também proporcionar sustentação a parte do pé que é chamada de arco plantar (a região da sola do pé que possui uma curva). O arco plantar não toca o chão ao pisar, servindo uma sustentação de todo o corpo durante a pisada.

A fascite plantar causa fortes dores no pé, principalmente na região do arco plantar e na planta dos pés, essas dores ocorrem logo pela manhã, antes mesmo da pessoa praticar qualquer tipo de atividade. Em alguns casos os pés podem inchar por inteiro ou somente na parte do arco plantar, já que o tecido fáscia plantar se estende por todo o pé, a dor também pode ser sentida nele por completo.

Fascite Plantar

Fascite Plantar

Outros sinais que podem indicar a fascite plantar são: sentir algumas pontadas doloridas nos pés, principalmente no calcanhar, dores que vão se agravando ao longo do dia e que são mais intensas quando o pé é apoiado no chão para se levantar sensibilidade tanto na região do arco plantar como na almofada do calcanhar, assim como no osso dessa região, e também dificuldade para apoiá-lo no chão, o local onde a fascite plantar está mais intensa pode ficar vermelho e inchar.

Existem várias causas para a fascite plantar, sendo muito importante dar atenção às dores nos pés, já que o processo inflamatório pode gerar diversas limitações, que vão desde a prática de atividades físicas mais elaboradas até caminhadas ou atividades diárias e rotineiras, podendo prejudicar a realizar tarefas simples. As causas são diversas e, no geral, é difícil constatar o que realmente desencadeou a fascite plantar.

Normalmente práticas como realizar atividades físicas sem uma orientação profissional pode levar a traumas que geram a fascite plantar, em contrapartida, o sedentarismo também pode ser o causador do problema. Impacto forte no solado dos pés, esforço excessivo e encurtamento do tendão de Aquiles podem ser outras causas. As pessoas que tem uma pisada errada podem alterar a formação do arco dos pés, o que levaria ao aumento de pressão no tecido fáscia plantar e pode causar a fasciste plantar.

A obesidade também pode ser uma causadora da fascite plantar, e uma das causas mais comuns é o uso de sapatos inadequados. Sendo sempre importante usar sapatos que sejam confortáveis para os pés.

Já que um dos sapatos mais usados durante o dia a dia é o tênis, é importante saber qual é o melhor modelo para ser usado quando há esse problema.

Qual O Melhor Tênis Para Fascite Plantar?

É bem difícil encontrar sapatos para usar quando sofre com fascite plantar. Os calçados mais confortáveis são os tênis, que são feitos para uso contínuo e normalmente atentam-se ao conforto durante o uso.

Os tênis usados para a fascite plantar devem ter um bom amortecimento, e serem recomendados para uma pisada neutra ou supinada. Normalmente são tênis indicados para a prática de exercícios leves. Alguns modelos abaixo:

  • Asics Nimbus 21: A Asics é uma marca bem conhecida e usada pelos brasileiros, e o modelo Nimbus é focado no amortecimento e no conforto durante o uso. Esse modelo de tênis tem um formato mais largo, o que deixa os dedos mais livres durante o uso, além disso, a sua base em gel reconforta o calcanhar, enquanto a espuma no antepé, chamada FlyteFoam o torna um ótimo modelo para aqueles que sofrem com a fascite plantar. Esse modelo é indicado para o uso durante treinos físicos diários, caminhadas e corridas.
  • Pegasus 35: Esse modelo de tênis pertence à Nike, conhecida mundialmente pela qualidade dos seus produtos. Possui uma tecnologia denominada Zoom Air, que ajuda com que o usuário consiga correr de maneira confortável, proporcionando aos pés certa rapidez para trocar a passada. Seu solado possui alguns gomos que a marca chama de waffle, que contam com ranhuras na horizontal e uma borda externa, sendo indicado parar melhorar a tração do solado do sapato. O modelo conta ainda com cabos chamados Flywire, que ajudam o tênis a se ajustar aos pés. É um modelo perfeito para o uso do dia a dia.
  • Nike Epic React: Esse modelo conta com uma ótima tecnologia de amortecimento, o que o torna extremamente macio durante o uso. Essa tecnologia consiste em uma espuma desenvolvida especialmente pela marca, que absorve o impacto da pisada, ao mesmo tempo em que é leve e também durável. Além de um amortecimento único, o modelo possui uma boa ventilação e também um dispositivo para a drenagem da água. Possui boa tração tanto no seco como no molhado, e a sua borda elástica faz com que o tênis consiga se adequar tanto ao tornozelo como ao calcanhar. É indicado para o uso diário e para atividades mais intensas.
  • Ultraboost: O modelo Ultraboost pertence a Adidas, e possui uma das tecnologias de amortecimento mais bem desenvolvida disponível no mercado. Ele é o mais usado pelos corredores, sendo que permite o amortecimento a cada passada há mesmo tempo em que conta com máxima pulsão. O modelo ainda conta com boa elasticidade, o que o faz se moldar perfeitamente aos pés, deixando o uso bem confortável. É indicado para o uso diário e para atividades físicas de longa duração.

    Tênis Para Fascite Plantar

    Tênis Para Fascite Plantar

Outros Sapatos Indicados Para a Fascite Plantar:

Claro que algumas pessoas desejam usar outros modelos de sapatos além dos tênis, e quando se está sofrendo com fascite plantar, fica difícil de encontrar sapatos que não intensificam a dor durante o uso. Os modelos abaixo são indicados para o uso por pessoas que possuem fascite plantar:

  • Sandália de salto baixo: O ideal é usar sandálias com um pequeno salto, entre 2 cm a 4 cm, já que os saltos acima disso podem intensificar as dores nos pés, assim como as rasteirinhas.
  • Sandália de plataforma: As plataformas são bem confortáveis, por isso, são recomendadas para pessoas que sofrem com fascite plantar. Esse estilo de salto faz com que o peso do corpo seja distribuído igualmente, diminuindo o impacto durante a pisada.
  • Sandália rasteira com solado macio: As rasteirinhas podem ser usadas caso o seu solado seja macio, normalmente chamado de plataforma anatômica, que absorve o impacto durante a caminhada.
Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *