O Que é a Malha Piquet? Qual a Sua Textura e Vantagens?

As origens da Malha Piquet remontam ao século 18, esse tecido foi desenvolvido pela indústria de algodão de Lancashire objetivando imitar as colchas de provençal feitas com cordas em Marselha. O tecido foi criado a partir de uma técnica mecanizada ou pela tessitura de um pano duplo com trama de corda fechada.

Atualmente, a Malha Piquet é bastante utilizada na moda masculina permitindo que a pele respire. Se você quer saber mais sobre o que é a Malha Piquet, para que é utilizada, qual é a sua textura e vantagens continue lendo.

O Que é a Malha Piquet?

A Malha Piquet é um tecido de toque macio e com grande resistência, como apresenta micro furos permite que a pele respire. Sua composição é de 50% poliéster e 50% algodão, algo que permite balancear as vantagens e desvantagens de tecidos sintéticos e naturais. Uma malha 100% poliéster esquentaria demasiadamente, já uma malha 100% algodão acabaria encolhendo.

A presença de poliéster na composição permite retardar o processo de desbotamento da peça e o algodão torna mais fácil o processo de respiração da pele. Sendo assim o poliéster oferece mais resistência para a peça enquanto o algodão torna a peça mais gostosa ao toque e confortável. A combinação de tecido sintético e tecido natural oferece um importante equilíbrio para a peça.

Qual a Textura da Malha Piquet?

A textura da Malha Piquet é sutil, você precisa se aproximar bastante para ver o padrão criado pelos fios de algodão caracterizados por cabos paralelos levantados ou suas finas nervuras. Ressaltamos que há diferentes padrões e texturas, varia conforme o Piquet tem aqueles estruturados como cordão, lua de mel ou waffle. As texturas são obtidas por meio de um processo de fabrico distinto que acrescenta profundidade ao design origina do Piquet.

Quais São as Vantagens da Malha Piquet?

Ao longo do artigo mencionamos algumas das principais vantagens da Malha Piquet como o conforto proporcionado pelo algodão e a resistência conferida pelo poliéster. Além disso, esse tecido tem como uma de suas vantagens o custo mais em conta em relação a outras malhas como a Malha Piquet 100% algodão, por exemplo.

Malha Piquet

Malha Piquet

A Malha Piquet é fácil de ser cuidada e sua textura permite camuflar com mais facilidade as manchas de transpiração. Com uma boa aparência esse é um tecido que adiciona elegância até mesmo para os visuais maios casuais.

Para Que a Malha Piquet é Utilizada?

A combinação de resistência, custo atraente e conforto faz dessa malha bastante indicada para a confecção de camisas polo masculinas e femininas inclusive peças de uniforme escolares ou profissionais. Pode ser uma escolha interessante para profissionais que realizam ações promocionais pelo fato do tecido ser confortável e permitir que a pele respire.

Outro uso recorrente da Malha Piquet é para roupas esportivas como camisas de polo ou de golfe. A versão da Malha Piquet 100% algodão é muito utilizada na moda por ser mais confortável, no entanto, é necessário observar o fato de que pode vir a encolher. Por fim a estrutura elegante dessa malha a torna interessante para a confecção de colchas, almofadas, cortinas, protetores de sofá, cobre-leitos, xales para cama entre outros.

Conheça Outros Tipos de Malha

Confira a seguir mais detalhes sobre outros tipos de malhas bastante utilizados pela indústria.

Malha de Algodão

Malha de Algodão

Malha de Algodão

Trata-se de um material nobre feito a partir de um fio natural sendo bastante confortável e fresca sendo uma das mais utilizadas pela moda. Existem duas divisões entre as malhas de algodão: malhas de algodão com fio penteado e malha de algodão cardado.

– Malha de Algodão Com Fio Penteado

Conforme o nome indica essa malha de algodão passa por um processo em que os fios são ‘penteados’, o que a torna mais macia e confortável. Como amarrota com facilidade não é um tecido indicado para peças usadas cotidianamente. Além disso, peças feitas com malha de algodão tendem a encolher 5% após a primeira lavagem.

– Malha de Algodão Cardado

Por não passar pelo processo de pentear os fios é ligeiramente mais áspera que a malha de fios penteados, motivo que a torna mais barata. As demais características são iguais entre os dois tipos de malhas de algodão.

Malha Dryfit

Malha bastante indicada para a confecção de roupas esportivas por oferecer mais liberdade de movimentos. É interessante mencionar que essa não é uma malha que chega pronta, é necessário adicionar o Dryfit à poliamida ou ao poliéster. A principal característica dessa malha é a absorção do suor do corpo. Usando esse tecido é possível confeccionar diversos modelos de camisas inclusive blusas gola polo mais elegantes do que camisetas.

Malha Dryfit: Poliéster ou Poliamida?

O Dryfit ajuda a deixar malhas sintéticas como poliéster e poliamida mais confortáveis e leves. Comparativamente a poliamida tende a ser mais agradável pelo fato de ser mais fresca, no entanto, também é mais cara por ser feita a partir de fios mais nobres. A versão com poliéster é mais barata. Essa malha tem sido bastante utilizada para a confecção de uniformes que precisam ser usados diariamente e durante muitas horas por permitir que a pele transpire com mais conforto.

Malha PV

Malha PV

Malha PV

Trata-se de uma malha feita com poliéster e viscose sendo também chamada de malha fria pelo toque leve que oferece para a pele. Excelente opção para uniformes escolares e camisetas promocionais de eventos.

Dependendo de como você lava esse tecido não é necessário passar sendo uma alternativa prática para o dia a dia. Como tem poliéster em sua composição tende a esquentar consideravelmente. Sai mais barato do que uma malha 100% algodão, é muito usada para a confecção de camisas polo.

Malha PET

Muito semelhante a outras malhas, a malha PET – também chamada de malha ecológica -, é feita com material reciclado a partir de embalagens de PET e algodão. Para fazer uma camisa é necessário duas garrafas PET enquanto que para uma calça precisa de quatro garrafas PET. Apresenta toque agradável ao corpo tendo alta qualidade e durabilidade. Vem sendo utilizada por grandes marcas que desejam apostar em mais sustentabilidade em sua linha de produção.

Gostou de saber mais sobre Malha Piquet e outros tipos de malha? Curta e compartilhe!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *