Qual O Melhor Tênis Para Amortecer Impacto?

Muita gente tem vontade de dar início à prática de exercícios físicos, mas, não sabe realmente por onde começar a ser preparar, já que é fato que a atividade física força o corpo de uma maneira nova para aqueles que não estão acostumados, dessa forma, ele deve ser preparado para tal função.

Há vários preparativos para iniciar uma vida onde os exercícios físicos são uma prática diária, a maioria das instruções deve ser consultada em um profissional da área, que pode orientar a pessoa sobre o que ela deve fazer para que tudo ocorra da forma mais saudável possível.

No entanto, há alguns detalhes que podem ser pensados antes mesmo de consultar um profissional na área, tal como a escolha do sapato. Inicialmente o sapato pode não parecer assim tão relevante, no entanto, os mais experientes na prática de exercícios físicos sabem muito bem que um tênis de qualidade faz toda a diferença.

É muito importante que o tênis usado para praticar qualquer tipo de exercício (que pode ser academia, aeróbica, corrida, caminhada, pedalada, dentre outros) possua um bom sistema de amortecimento, para reduzir o impacto durante a atividade.

Por Que O Tênis Precisa Ter Amortecedores?

Os tênis com um bom sistema de amortecimento são recomendados na prática de todas as atividades físicas, no entanto, é importante destacar que o amortecedor não pode reduzir completamente o impacto de uma pisada, eles somente irão auxiliar de maneira a atenuar tal pisada.

O amortecedor no tênis irá deixar o seu uso mais confortável e macio, apesar disso, algumas vezes os melhores amortecedores deixam o tênis um pouco mais rígido. As características do amortecedor irão variar de acordo com a densidade da espuma usado e também da composição do solado, que normalmente é de borracha.

Quando se trata de um tênis usado para correr ou praticar outros exercícios, é importante que o amortecedor esteja presente e também que o usuário saiba usar o sapato de forma correta, para não sofrer quaisquer tipos de lesão proveniente do esforço feito.

Tênis Para Amortecer Impacto

Tênis Para Amortecer Impacto

O tênis nunca pode ser escolhido a partir da estética, sendo o ideal pesquisar sobre os modelos antes de experimentá-los, para assim adquirir a melhor opção para o uso contínuo durante a prática de exercícios.

Também deve ser lembrado que são os pés que absorvem todo o impacto das atividades físicas e que sustentam o corpo, e apesar da qualidade do tênis ser bem relevante, é necessário ter um acompanhamento profissional para saber como o sapato deve ser usado, como as pisadas devem ser feitas, etc.

Qual O Melhor Tênis Para Amortecer O Impacto?

Independente de qual atividade será praticada, o tênis usado deve oferecer conforto e também possuir uma boa durabilidade.

O conforto é muito importante nos sapatos, principalmente quando eles são usados com frequência. A ergonomia do tênis é bem relevante para o conforto, já que a forma como ele se adapta aos pés é que irá proporcionar uma sensação boa ou não. Quando o tênis está apertado ou muito largo, ele pode causar desconfortos tanto durante a pisada quanto machucados como bolhas. Para ser um tênis confortável é importante que ele seja feito em uma boa malha, que proporcione uma boa transpiração para os pés, além de possuir poucas costuras internas.

Outro fator que deve ser levado em consideração é a durabilidade do tênis. Normalmente, os tênis feitos com materiais de maior qualidade possuem um preço mais elevado, no entanto, ele também tem a sua duração estendida e acaba possuindo um bom custo benefício. A melhor ideia é investir em um produto mais caro e que possa ser usado por um bom tempo.

Apontar o melhor tênis para amortecer o impacto é um trabalho difícil, mas há alguns modelos disponíveis no mercado que possuem tal característica em destaque. Confira abaixo:

Sugestões De Tênis Com Bom Amortecimento De Impacto:

Existem muitas marcas de tênis especializadas em fazer produtos de qualidade e que proporcionam um bom amortecimento do impacto, além das suas qualidades, o comprador sempre irá levar em consideração o aspecto visual, por isso, o ideal é conhecer vários modelos e perceber qual combina mais com o estilo do usuário.

  • Reebok YourFlex Train 8.0: Esse tênis é indicado para a prática de atividades físicas mais pesadas. Ele possui um bom amortecimento e também uma ótima estrutura têxtil. É feito em Mesh e Monomesh e em seu calcanhar é usado o Jersey. Todos os materiais do sapato o deixam mais confortável. O solado desse sapato possui uma borracha com compressão, o que aufere a ele ótima tração e também a deixa mais propensa à flexibilidade.

    Reebok YourFlex Train 8.0

    Reebok YourFlex Train 8.0

  • Asics Patriot 10: Esse é um modelo mais simples e também indicado para iniciantes, perfeito para quem deseja investir em um bom tênis, mas que ao mesmo tempo, não possui um orçamento tão elevado. Possui um design bem minimalista, o que o torna um sapato versátil. Seu sistema de amortecimento é chamado de AmpliFoam que consiste na tecnologia aplicada na sua entressola.
  • Mizuno Superfast: Esse modelo é perfeito para quem está iniciando no universo dos exercícios físicos, voltado principalmente para as corridas. A sua parte superior possui tecnologia AirMesh, o que proporciona ótima transpiração, além disso, o seu sistema de amortecimento possui borrachas de carbono e uma entressola de EVA, o que faz com que a tração seja amplamente melhorada.
  • Nike Dart 12 MSL: Passando para modelos de tênis mais elaborados, a Nike é uma marca clássica entre os atletas e sempre cria sapatos extremamente confortáveis e de alta qualidade. O sistema de amortecimento desse modelo é um pouco mais rígido, o que o torna uma ótima opção para absorver impactos. A estrutura do tênis é bem respirável, principalmente pelo uso de Mesh.
  • Mizuno Wave Prophecy 7: O sistema de amortecimento desse modelo é bem tecnológico e diferenciado da maioria das opções disponíveis de mercado. A tecnologia é chamada de Infinity Wave, onde há um solado vazado na parte inferior do sapato, o que cria a sensação de estar pisando em molas. Esse modelo é perfeito pra absorver o alto impacto, além disso, possui um bom sistema de respiração com o uso de AirMesh.
  • Adidas Duramo 9: Esse modelo de tênis é ideal para quem busca uma proteção a mais para o seu calcanhar. Ele possui uma estrutura traseira bem robusta e alta, que faz com que o calcanhar seja estabilizado. O amortecimento é feito com entressola de CloudFoam e uma espuma bem macia. Assim como a maioria dos modelos de tênis especiais para prática de exercícios, possui a sua estrutura em tecido Mesh, o que o torna um tênis com boa transpiração.

  • Asics Nimbus 20: Essa linha é específica para corridas, e uma das mais famosas no Brasil. Os tênis da Asics possuem um tipo de amortecimento que pode ser considerado mais pesado, no entanto, extremamente confortável. O sistema de amortecimento desse modelo é feito com espumas SpevaFoam e Float Foam, que tornam a pisada mais macia e absorvem muito bem o impacto. Sua estrutura é bem firme e evita quaisquer desconfortos no pé.

Sugestão Extra: Fazer Uso De Palmilhas

Caso o tênis escolhido não possua um bom sistema de amortecimento, uma boa opção é usar palmilhas para tornar a sua estrutura interna mais adequada a prática de exercícios e não prejudicar o usuário.

Para saber qual a palmilha mais adequada, o ideal é consultar uma fisioterapeuta, que irá fazer uma avaliação e indicar a correta. Normalmente as palmilhas para corrida ou prática de outros exercícios físicos possuem um propulsor na sua região anterior, o que faz com que o amortecimento do impacto seja bem mais efetivo. Muitas vezes o ideal é fazer uso de palmilhas ortopédicas, que deixam o pé ainda mais confortável.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *