Qual É A Principal Matéria Prima Do Sapato?

Os sapatos são peças essenciais no dia a dia tanto das mulheres quanto dos homens, já que passamos a maior parte do dia com eles em nossos pés.

Criado como um utensílio para proteger essa parte do corpo que é muito exposta e dá sustentação a todo o corpo, os sapatos inicialmente eram feitos com materiais naturais, como couro e até mesmo madeira. A sua criação foi há muitos anos atrás, e inicialmente eles eram usados somente por pessoas pertencentes à nobreza da sociedade, já que era considerado um item de luxo.

Os primeiros sapatos feitos eram espécies de sandálias em madeira e fibras vegetais, no entanto, com a evolução da sociedade esse item também foi evoluindo. Logo foram criadas as botas, que proporcionavam ainda mais proteção aos pés e se assemelham mais com a variedade de sapatos que temos nos dias de hoje.

O acesso ao número mais variado de matéria prima fez com que novos estilos de sapatos fossem criados, a partir de então ele tornou-se um adorno que ia além da sua função principal, a de proteger os pés.

Atualmente existem inúmeros modelos de sapatos e cada um deles e várias opções de matéria prima para produzi-los. Os diferentes tipos de sapato se tornaram um item de desejo de consumo, mantendo ainda a sua função original de proteção dos pés, hoje eles variam muito em relação à forma com a qual eles irão chegar a esse resultado.

Como É O Processo De Fabricação Dos Sapatos?

Quem vê uma quantidade imensa de sapatos exposta em lojas ou até mesmo na internet não sabe exatamente qual foi o processo pelo qual aquele item passou até poder ser exposto para a venda.

O processo de fabricação tem início no momento da criação. Para criar um modelo ou uma coleção nova de sapatos há uma pesquisa de mercado para entender quais são os desejos do público alvo da marca assim como quais são as tendências da moda atual. Considerando que o mundo é regido por um sistema capitalista, entender o que o público deseja consumir é um dos pontos mais relevantes para o sucesso da marca, caso contrário, eles sempre poderão adquirir o desejado com um concorrente.

Cada marca é fiel também a sua ideologia: há marcas de sapato focadas em qualidade, outras em preço baixo, modelos luxuosos, modelos confortáveis, modelos para o dia a dia, modelos joviais, sapatos modernos ou clássicos, dentre diversos outros. Cada marca também trabalha com um tipo específico de matéria prima e possui suas técnicas.

Fabricação Dos Sapatos

Fabricação Dos Sapatos

Após um longo período de pesquisas, inicia o processo de desenvolvimento e modelagem dos sapatos. Nesse momento a marca já possui o conceito em mente e então irá desenvolvê-lo para que o sapato seja materializado. Cada marca possui designers e estilistas que desenvolvem modelos para a produção.

Após a produção das ideias iniciais dos estilistas e designers, o sapato irá passar por um teste de qualidade, ou seja, é analisado como ele se comporta ao uso diário, se o material escolhido é resistente e também se o seu aspecto visual final é chamativo e irá atrair consumidores.

Somente após serem realizados diversos testes os modelos principais da coleção são escolhidos, e a partir de então os sapatos passam para o seu processo de fabricação em massa, sempre havendo um padrão de qualidade para ser seguido.

A matéria prima principal do modelo em questão irá passar pela fase de corte, onde são divididas as partes que formaram os sapatos, em empresas de grande porte esse corte é feito a partir de máquinas com lasers e navalhas, já em trabalhos artesanais, essa fase é manual.

Os recortes irão formar o cabedal, que é como é chamada a parte superior do sapato. Após a costura do cabedal, o sapato irá passar para o processo de montagem, onde ele é unido ao solado, salto e palmilha.

Depois de a montagem ser finalizada, o sapato passa por um processo de limpeza e revisão para saber se ele encontra-se em perfeito estado. Em caso positivo o produto será embalado e despachado para o seu destino em lojas até chegar ao consumidor final. Em casos negativos o sapato pode ser descartado.

Qual É a Principal Matéria Prima Do Sapato?

A matéria prima dos sapatos é bem variada, no entanto, há alguns materiais que são bastante utilizados para a criação dos mais diferentes tipos de sapatos. É importante destacar que hoje em dia, os materiais usados em sapatos são escolhidos sempre pensando em um resultado final que não é só visualmente bonito assim como preza pelo conforto do usuário, focando em boa transpiração dos pés, contato macio, etc.

Algumas das matérias primas mais usadas em sapatos são:

Couro

Couro

Couro

O couro é uma matéria prima descoberta há muito tempo, e que logo no início da história dos sapatos já era empregada na confecção destes. Hoje em dia os artigos em couro são considerados luxuosos e de qualidade.

O sapato feito com couro é bem durável e resistente, sendo essa a sua principal característica. Além disso, essa matéria prima também é permeável, ou seja, não molha os pés, porosa e térmica, fazendo uma boa troca de umidade e calor com o ambiente sem que os pés sejam prejudicados.

Considerado um material extremamente nobre, ele consiste na pele de algum animal que passa por um processo químico de curtimento. O couro mais comum é o bovino, no entanto, há sapatos feitos com couro de cobra, crocodilo, avestruz, dentre outros. A duração dessa matéria prima pode chegar a até 100 anos.

Muita gente considera o uso do couro animal desnecessário, por isso, opta pelo couro sintético, que é feito a partir de polipropileno, poliuretano ou polivinílico. Essa é uma boa alternativa que vem se desenvolvendo cada vez mais no mercado, sendo muito similar ao couro animal na maioria das suas características, se diferenciando apenas na durabilidade, que é de cerca de 4 anos.

Camurça

A camurça é a outra face do couro, ou seja, a parte de fora onde normalmente há os pelos dos animais. Essa é uma matéria prima macia e muito bonita, que chama muito atenção pela sua qualidade.

Existe também camurça sintética, que é bem comum e similar a animal. O acabamento do sapato feito em camurça tem um visual mais rústico e despojado, perfeito para sapatos como mocassins e botas. A camurça normalmente é tingida para tornar o sapato mais moderno.

Lona

Sapato de Lona

Sapato de Lona

Muito comum em sapatos que prezam pelo conforto, a lona é uma matéria prima obtida a partir de fibras bem resistentes de algodão. É o material perfeito para quem deseja usar um produto natural, mas, que não seja de origem animal.

A lona está presente principalmente em sapatos esportivos ou de uso diário. O modelo conhecido como All Star, criado em 1917 e muito popular até os dias de hoje, é feito em lona. É um tipo de matéria prima que se adequa a vários modelos de sapatos e combina com várias situações.

Outras Matérias-Primas Que São Usadas Nos Sapatos:

  • Matéria prima injetada: Esses materiais são usados principalmente no solado do sapato, sendo todos materiais sintéticos, como a Poliamida, PVC, Poliestireno e Poliéster.
  • Borracha: Amplamente usada no solado, é perfeita por ser uma matéria prima resistente, que se adequa bem ao solo, além de ser bem flexível e confortável.
  • Pelaria: Consiste em um reforço usado no bico do sapato e também em um forro, feito normalmente de algodão ou outro material natural.
  • Celulose: É usada para criar uma lâmina que se localizada na planta do sapato, conhecido como palmilha de montagem.
  • Verniz: O plástico PU é usado em muitos sapatos para criar uma finalização com brilho, que é muito bonita. Esse material normalmente é usado por cima do couro, sendo de fácil limpeza e boa duração.
Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *