Qual É a Matéria Prima Do Eva? Historia E Características Do Eva

Sem sombras de dúvidas o E.V.A é um dos materiais mais utilizados quando o assunto é produção de artigos de decoração. O produto é utilizado na fabricação de diversos artigos, como lembrancinhas de aniversario, enfeite de potes, decoração de casa entre outros. Isso acontece pelo fato de que esse material é facilmente encontrado em papelarias e possui um valor extremamente acessível e o resultado final dos produtos que são feitos com ele fica incrível.

No entanto, pouco se conhece sobre a origem desse material, de que ele é feito, em que época começou a utilização do mesmo entre outras coisas. Pensando nisso, o texto a seguir irá mostrar um pouco sobre a história do E.V.A e algumas das suas inúmeras utilidades no campo de decoração.

História Do E.V.A

Muito se fala sobre o E.V.A, mas pouquíssimo se sabe sobre esse material. O termo é bastante popularizado na sociedade, só que praticamente ninguém sabe o que significa essa sigla, E.V.A é uma abreviação para “Ethylene Vinyl Acetate” que são os componentes presentes na composição desse material. Traduzindo para o português significa “acetato de etileno e vinil”.

Muitos se perguntam de que é feito esse material, pois então, o E.V.A é gerado a partir do petróleo, sendo mais especifico ele é um derivado de uma chama resina termoplástica. Em sua produção são adicionadas mais alguns produtos para que se tenha variados tipos emborrachados com diversos graus de resistência a arranhões, maciez e firmeza. Alguns dos seus compostos de produção são os pigmentos, ativadores, agentes de expansão entre outros.

Esse material foi desenvolvido nos Estados Unidos, por volta da década de 50. Não se tem um nome especifico de um criador para expor, no entanto a primeira empresa a se interessar para patentear o produto foi a DuPont em 1956, a companhia deu entrada na solicitação de patente.

Mas o produto não foi completamente aceito e conhecido de inicio no mercado, isso só foi ocorrer depois de alguns anos. Mais precisamente por volta dos anos de 1975 quando o E.V.A começou a ser utilizado como material de substituição do couro pelas fabricas de calçados.

A partir desse momento o E.V.A tomou grande espaço no mercado pelo fato de ser criado industrialmente e ter um valor abaixo do couro, e ainda teve outras funcionalidades além da produção de calçados.

Funcionalidades Do E.V.A

Como já dito anteriormente o E.V.A é um material que tem uma versatilidade enorme na hora de seu uso, podendo apresentar diversas maneiras e funções diferentes de emprego. Assim quando foi iniciado seu uso, era utilizado na fabricação de solado para calçados e ainda descobriram que poderia ser utilizado na substituição do couro.

No entanto, além dessa função, o material adquiriu diversas outras nos períodos mais atuais. O material está fortemente ligado atualmente com artigos de decoração e artesanato. Além desses dois, que são usadas pequenas quantidades do produto, o E.V.A também pode ser usado em grandes proporções como em tatames destinados a prática de exercício físico e para cobertura de superfície dos quartos para crianças.

Por ser um material emborrachado, resistente e esponjoso ele possui grande facilidade em ser manuseado, por isso seu uso é bastante corrente, além do valor ser extremamente acessível e o resultado final de grande parte dos produtos é incrível.

Como O E.V.A Pode Ser Utilizado Na Decoração

A partir de agora iremos apresentar maneiras em que o material pode ser utilizado e encontrado como item decorativo de determinado ambiente ou até mesmo de festas. Por ter um valor bastante acessível utilizar o E.V.A juntamente com a prática de artesanato sustentável, se torna uma excelente opção para fazer lembrancinhas de festas de aniversário ou enfeites de mesa e tudo mais.

Desse modo, o uso do material tomou outra proporção. No caso de decoração de aniversario ele pode ser usado em diversas partes da festa, tanto nos painéis decorativos tanto nas lembrancinhas deixadas aos convidados. O material apresenta uma infinidade de cor e opções, usa-lo é uma maneira de alegrar mais o evento e gastando bem pouco.

Os enfeites de mesa de um aniversario infantil geralmente são feitos com a utilização de objetos reciclados, como latas de leite em pó, garrafas de vidro entre outros. E muitas vezes os revestimento são feitos com o uso do material E.V.A, por ser facilmente maleável. Outra coisa interessante é que a utilização desses materiais recicláveis e o E.V.A toma outro significado que é a prática do artesanato sustentável.

Enfeites Para Casa Em Eva

Enfeites Para Casa Em Eva

O artesanato sustentável consiste na utilização de produtos recicláveis, produtos que já tiveram uma finalidade inicial no cotidiano, porém no momento não existe um deposito específico para destinação do mesmo. E que se jogados ao ambiente, trará grandes danos a natureza como poluição de água, ar e ambiente no geral. Os mais utilizados são as garrafas de plástico, de vidro, latas de leite em pó e outras latas de alumínio.

Como Fazer Enfeites Para Casa Em Eva

Agora que a foi apresentada a composição, as funcionalidades e as diversas maneiras de se usar o EVA, serão apresentados a seguir alguns passo-a-passo de produção de alguns enfeites para casa utilizando esse material. Após ler o artigo, pode ter gerado uma curiosidade, juntamente com a vontade de criar algo usando o material como enfeite de casa.

Pregadores Decorados com EVA

Afim de dar outra funcionalidade para os pregadores usados para estender roupas no varal, muitas donas de casa usam esse objeto para prender embalagens abertas que ficam na cozinha. No entanto, não fica muito “apresentável” a utilização desse objeto sem adicionar uns adereços. Dessa forma, surge a ideia de caracterizar esse objeto utilizando o EVA e é bem simples.

Geralmente, as pessoas optam pela criação de bichinhos em EVA e colam com cola quente sobre os pregadores. Alguns usados com mais frequência são vacas, galinhas e porquinhos. Para fazer basta tirar um molde desse animalzinho na internet, e escolher as cores que mais te agrada. Os EVA de bolinha, quase sempre ganham preferência para confeccionar esse objeto, o efeito final fica muito fofo e bonito.

Flores em EVA

Quando se trata de decoração de casa em EVA sempre irá aparecer as flores feitas a partir desse material, além das flores são feitos arranjos que ficam incríveis colocados em centros de mesa. Esses arranjos são bem simples de fazer, basta escolher um mix de cores, como tons sobre tons e comprar os materiais. Para fazer as pétalas basta cortar o EVA no formato desejado e molda-lo com as mãos, uma das características do material é ser maleável, por isso se torna fácil a produção dessas flores.

Flores em EVA

Flores em EVA

Acima foram apresentados dois de inúmeras maneiras de utilização do EVA como enfeites e utilidades e domésticas, além desses podem ser feitos também puxa saco em EVA, porta canetas, revestimentos de kit higiene infantil, decoração de potes de cozinha entre outras. Basta apenas usar a criatividade no momento em que se tira para decorar seu ambiente.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *