Qual A Diferença De Malha E Algodão? O Que É Uma Malha PV?

Ao longo dos anos a indústria têxtil foi se modificando e evoluindo, sendo criados diversos tipos de tecidos, cada qual se adequando melhor a um tipo de ambiente. Hoje em dia há diversos tecidos com origem natural, feitos a partir de matéria prima vegetal ou animal, e também há tecidos que são feitos a partir de matéria prima sintética, produzida em laboratório por meio de ações químicas.

Os tecidos naturais são aqueles feitos com algodão, fibra de coco, seda, linho ou cânhamo, já os tecidos sintéticos são os produzidos com elastano, poliamida e poliéster. Também é comum ocorrer a mistura das fibras artificiais com as naturais.

As diferenças entre esses tecidos são várias, como, por exemplo, a sua flexibilidade, textura, o seu peso, a forma como ele passa, ou não, a temperatura, a sua maciez, dentre outros.

A diferença na hora da criação do tecido fica por conta da técnica que é usada para que ele seja feito. Existem os tecidos feitos a partir de trançamento, chamados de tecidos de trama, são feitos no tear e os fios são dispostos até que se forme uma tela com eles em linha reta e também na transversal. Outra técnica muito usada é a chamada de lado a lado, quando os fios são entrelaçados um ao lado do outro.

Muito se escuta falar sobre a qualidade dos tecidos de algodão e malha que são tecidos amplamente usados em diversas ocasiões e conhecidos por proporcionar conforto e qualidade. É importante conhecer sobre o algodão e a malha para saber quais são as suas diferenças.

O Que É Um Tecido De Algodão?

O algodão é a fibra natural mais usada para produzir tanto peças de vestuário quanto artigos para casa e outros ambientes. Ele é obtido na natureza, a partir de uma planta que tem como seu nome científico Gossypium. Quando ele é colhido, passa pelo processo de descaroçamento, que separa a fibra das sementes, e pelo spinning, que consiste em transformar a fibra do algodão em fios, para que esses possam passar pela tecelagem.

Quando os fios de algodão passam pela tecelagem é que o tecido começa a ter a sua forma, é nesse momento que é usado o tear, que consegue fazer com que os fios sejam entrelaçados, dando também a gramatura do tecido, que é um ponto muito importante. Após isso, são feitos alguns processos para que o acabamento do tecido seja finalizado, é então que ele também passa pela coloração e ainda por processos que o tornam mais forte e durável.

Muita gente opta por usar produtos feitos com 100% de algodão, ou seja, um tecido tramado completamente com a fibra natural, porém, alguns tipos de tecido normalmente tem em sua composição uma porcentagem de poliéster, elastano ou poliamida, já que esses conferem ao tecido maior flexibilidade, brilho e em alguns casos, maciez. A escolha por essa mistura depende de para qual finalidade o tecido de algodão será usado.

Tecido De Algodão

Tecido De Algodão

O algodão é usado tanto no vestuário, como em tecidos para artigos domésticos e industriais. É conhecido por ser um tecido versátil e que proporciona conforto, já que é algo natural, é recomendado para pessoas que possuem alergias a produtos químicos, sendo que a maioria das peças que são feitas a partir do algodão são hipoalérgicas.

O algodão tem como uma das suas principais características, além do conforto, a capacidade de resistir a diversos climas, sendo respirável quando usado no verão e agindo como isolante térmico quando usado em temperaturas baixas.

Além disso, tem boa absorção, é de fácil manuseio e seca rapidamente. A maior vantagem da fibra de algodão é que ela pode ser misturada a qualquer outra, natural ou não.

O Que É a Malha?

A malha é feita a partir do entrelaçamento dos fios têxteis, que podem ser tanto naturais quanto artificiais. A forma que eles são traçados é por meio de um entrelaçamento na mesma direção, dessa forma, a malha consegue ser mais elástica que a maioria dos tecidos, permitindo que as peças criadas a partir dela se tornem mais confortáveis.

Aquilo que é produzido em malha tem como sua principal característica a flexibilidade, sendo perfeito para as peças de vestuário dos segmentos de moda praia e esportes, que exigem que as peças sejam confortáveis.

A malha se difere dos tecidos que são feitos a partir da trama com fios de urdume, como o cetim, a seda, o tricoline, a sarja, dentre outros.

Existem diversos tipos de malha, tais como a meia malha, suplex especial, viscolycra, helanquinha, moletinho, moletom, poliéster com viscose, cotton, dentre outros. Uma das malhas mais utilizadas no mercado de vestuários, principalmente no uso de peças do dia a dia, é a malha PV, também conhecida como malha fria.

O Que É Uma Malha PV?

A malha PV é chamada dessa forma devido a sua composição que é dada por poliéster e viscose, sendo o nome PV a junção das iniciais desses dois tipos de fibra. A sua composição normalmente é dada por 67% de poliéster e 33% de viscose.

Ela também é conhecida como malha fria, que faz jus a sua característica de ser um tecido leve e passar a sensação de “gelado” quando está em contato com a pele.

Esse tipo de malha é muito usado pelo segmento de esportes e em peças para uniformes e uso do dia a dia, sendo conhecida pela sua durabilidade, bom preço e praticidade na lavagem. Dentre as suas principais vantagens se destacam o seu ótimo custo beneficio, a qualidade e a sua capacidade de manter a sua forma original, não encolhendo ou esticando demais.

A malha PV absorve pouca água, o que pode ser uma vantagem quando se trata de produtos que caem sobre ela por acidentes já que eles podem ser removidos com facilidade. Possui também uma secagem rápida.

Esse tipo de malha é agradável tanto em climas quentes quanto em climas frios.

Malha PV

Malha PV

Qual a Diferença Entre Malha E O Algodão?

A principal diferença entre a malha e o algodão está na forma que as fibras utilizadas passam pela trama, normalmente, o algodão é entrelaçado de forma transversal e a malha é feito a partir de diversos tipos de fibra, como as fibras sintéticas, que são entrelaçadas em um mesmo sentido, no horizontal. Devido à diferença usada no entrelaçamento, a elasticidade dos tecidos varia entre si.

A qualidade da malha e do algodão também pode ser uma diferença entre eles, para muitos ambientes, o mais correto é que sejam usados tecidos feitos com 100% de algodão, já que esse tipo de tecido, mesmo com algumas variantes como o tamanho e espessura da fibra, traz certa qualidade para o ambiente. Para produtos para artigos de casa, como as roupas de cama, a preferência fica pelos tecidos de algodão com fibras maiores e espessuras menores, que são os que têm maior qualidade.

Os tecidos de malha fria normalmente são feitos a partir de uma mistura de poliéster e viscose que varia entre as proporções, sendo que os de fio mais grossos são ideais para peças do dia a dia.

Outra diferença que pode haver entre o algodão e a malha é o preço pago por cada um deles, quando o produto é feito com 100% de algodão normalmente o seu valor é um pouco mais alto que aquele produzido em malha, no entanto, o algodão é um material durável e muitas vezes o seu custo benefício é bem compensatório.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *