Para Que Serve O Salto Alto? Dicas De Qual Tamanho Escolher Para O Look

Os sapatos de salto alto são peças bem importantes no guarda roupa feminino. Usar um sapato de salto alto deixa a imagem pessoal diferenciada, sendo ligada a feminilidade, sensualidade e formalidade, são peças usadas em diversos ambientes e feitas em modelos variados, para combinar com vários estilos diferentes.

Para Que Serve O Salto Alto?

Os sapatos de salto atualmente são usados para conferir as mulheres alguns centímetros a mais em sua altura, além disso, podem deixar o visual mais elegante, sensual e até mesmo formal, dependendo de com que peças são combinadas. Essa peça é muito mais utilizada no guarda roupa feminino, apesar de existirem alguns sapatos masculinos com um pequeno salto, que quase nunca ultrapassa 3 cm.

Como principal serventia dos saltos, deve ser apontado o fato de aumentar o tamanho das pessoas, no entanto, a maioria das mulheres não os usa exatamente para esse fim, focando principalmente no que aquele sapato pode agregar para um look, já que os saltos normalmente transformam até as peças mais simples em algo mais elegante.

As Mudanças Das Funções Do Salto Alto Ao Longo Dos Anos

Pode ser até estranho pensar, mas o salto alto quando foi criado, há cerca de 5500 anos atrás, era um item exclusivamente masculino. Os sapatos com salto eram usados somente pelas classes nobres da sociedade, que os usava somente em momentos especiais, passando a maior parte do tempo sem sapato algum.

Inicialmente o salto alto tinha uma função bem importante, quando começou a ser usado na Idade Média, feito em madeira, era usado principalmente para caminhar por vias com lama e outros detritos (importante lembrar que nesse período os dejetos humanos e animais eram jogados nas ruas), sendo que com o uso do sapato de salto alto os pés ficavam protegidos e limpos.

Com o passar dos anos o sapato de salto foi mudando de função na sociedade, foi por volta de 1400 que os saltos começaram a serem destinadas as mulheres. O modelo pioneiro nesse período foi o chopine, criado na Turquia, que era similar a uma plataforma feita em madeira.

Salto Alto

Salto Alto

Era comum também que fossem usados saltos em tamanhos absurdos, quanto maior mais beleza e riqueza ele simbolizava, por isso, algumas pessoas usavam saltos de até 40 cm, sendo preciso caminhar com ajuda de servos ou bengalas.

Com o tempo o salto alto também foi se modificando para se tornar cada vez mais luxuoso, estando sempre ligada a riqueza e posição social. Foi somente por volta do ano de 1500 que os sapatos tomaram a forma mais parecida com o que conhecemos hoje, sendo criada uma sola com o salto, que era dura, e a parte superior mais flexível, auferindo mais conforto ao seu uso. Nesse período os homens ainda usavam os sapatos de salto alto.

Dois grandes disseminadores do sapato de salto como uma peça da moda que ia além da posição social foram a Rainha Catarina de Médici e o Rei Luís XIV, ambos tinham baixa estatura e por isso usavam diversos sapatos de salto para que se tornassem mais altos quando estavam em meio a outras pessoas.

Com a revolução das classes sociais em 1791 os sapatos caíram em desuso, já que eram algo especifico da nobreza, porém, voltaram a ser utilizados por volta de 1800, e a partir de então, começaram a ser mais acessíveis e foram criados modelos mais focados no conforto.

A partir de então passaram a surgir diversos tipos de salto, e o mercado de moda feminina acabou sendo o foco, já que as mulheres consumiam mais peças, e os homens buscavam mais conforto em seus sapatos. Após a Primeira Guerra Mundial foi criado o salto agulha, que popularizou os saltos como algo sensual feminino.

Atualmente existem vários tipos de saltos, e todos buscam deixar a peça com estilo e tornarem uma composição de look ainda mais bonita.

Dicas De Qual Tamanho Escolher Para O Look

Existem muitos tipos de salto alto, de diversos tipos e tamanhos, cada um deles combina melhor a um tipo de look. Confira um pouco sobre alguns modelos abaixo:

  • Salto Anabela: O salto Anabela é um salto médio, podendo variar entre 5 cm a 8 cm, é um modelo que se estende por todos o solado do sapato, no entanto, é alto no calcanhar e baixo na parte da frente. Esse modelo de salto é confortável e combina principalmente com peças mais casuais, como vestidos, saias e shorts. Ao mesmo tempo, é ideal para usar no trabalho, já que é confortável e charmoso, combinando com um ambiente que exige mais formalidade.

    Salto Anabela

    Salto Anabela

  • Salto Meia Pata: O salto meia pata pode variar do médio até o muito alto, havendo modelos entre 6 cm até mais de 10 cm. O salto meia pata é considerado bem confortável, já que possui um suporte na frente que compensa a sua altura, dando sustentação ao corpo. É um modelo bem versátil, que combina com diversas ocasiões, podendo ser usado no ambiente de trabalho, em reuniões e celebrações simples e em festas mais luxuosas e formais.
  • Salto Plataforma: A plataforma é um tipo de salto que tem o mesmo tamanho em toda a extensão do sapato, tanto na parte frontal como no calcanhar, normalmente são altas, variando entre 6 cm até mais de 10 cm. É um modelo de sapato mais despojado, combinando com situações mais casuais, no entanto, dependendo do estilo do sapato e do tipo de ambiente de trabalho frequentado, ele também pode se enquadrar.
  • Salto Sino: Esse é um modelo de salto mais diferenciado, sendo ele mais fino na parte superior e tendo a sua ponta mais grossa, podendo variar no tamanho, que pode ir de 5 cm até mais de 10 cm. O salto sino é perfeito para quem deseja algo fora do comum, combinando com peças mais diferentes e cheias de estilo, sendo usado em situações mais casuais.

    Salto Sino

    Salto Sino

  • Salto Stiletto (ou agulha): O salto stiletto é um dos maiores sucessos entre as mulheres, principalmente aquelas que desejam um look bem elegante e sensual, normalmente é usado em tamanhos bem grandes, acima de 8 cm. É um estilo de salto muito bonito, porém, exige bastante equilíbrio durante o uso, e combina com eventos que pedem sofisticação e formalidade.
  • Salto Tratorado: Esse tipo de salto recebe esse nome já que possui algumas ondulações em seu solado que remetem a um pneu de trator, é um dos modelos de salto queridinho do mundo, ganhando adeptas de todas as idades, sendo reconhecido pelo seu conforto e autenticidade. Esse modelo combina com peças mais despojadas e modernas, mas, também pode ser usado com peças mais românticas, criando um contraste bem interessante. Esse modelo pode variar de tamanho, indo de 3 cm até mais de 10 cm.
  • Salto Cone: Esse modelo é exatamente o oposto do salto sino, nesse caso, a sua parte superior é mais larga e ele vai afinando conforme chega próximo ao chão. É um modelo confortável e que dá uma boa sustentação durante o uso, já que há uma boa base no calcanhar. Não é um tipo de salto muito alto, ficando abaixo de 10 cm, e pode ser usado com diversos looks, desde em ambientes formais, como no trabalho, até baladas e outras comemorações, é um salto versátil, perfeito para criar looks modernos, elegantes e românticos.
  • Salto Bloco: Esse é um modelo de salto que se tornou sucesso entre as mulheres, pois, garante uma boa sustentação e estabilidade durante o uso. Consiste em um salto quadricular e mais grosso, dessa forma, deixa o calcanhar mais confortável. O seu tamanho pode variar entre 3 cm até mais de 10 cm. Existem diversos modelos de salto em bloco, combinando com várias ocasiões, sendo uma peça bem elegante e que transmite formalidade.

  • Salto Kitten Heel: Um estilo diferente, esse salto tem cerca de 5 cm, sendo fino e levemente curvado, é perfeito para montar looks românticos e elegantes, sendo encontrado em um dos estilos de sapato mais clássicos no guarda roupa feminino, que é o scarpin.
Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *