Quais os Tipos de Malhas Utilizadas Para Camisetas? Quais as Mais Comuns?

A escolha da melhor malha para a confecção de uma camiseta depende de qual é o uso para o qual a mesma está sendo confeccionada. Existem diferenças significativas entre tecidos 100% algodão e tecido de malha fria (também chamados de malha PV). Adequar a escolha da malha ao uso para o qual a camiseta se destina é crucial para evitar potenciais incômodos.

Por exemplo, quem está em busca de uma malha para a produção de camisetas para um evento que demande lavar a peça de um dia para outro ficará mais satisfeito com helanca (tecido 100% poliéster) que seca mais rapidamente, porém, é uma malha com maior potencial de aquecimento do que outras.

Se esse evento for ser realizado num local muito quente a dica é apostar numa PV (malha composta por 67% de poliéster e 33% de viscose), esquenta menos e também seca rápido. Percebeu como as variáveis envolvendo as condições de uso da camiseta contribuem para uma escolha mais assertiva.

Principais Tipos de Malhas Para Camisetas

A seguir vamos apresentar um pouco melhor os principais tipos de malhas para camisetas, selecionamos os mais comumente usados pela indústria para o fabrico dessas peças.

Malhas de Algodão

Entenda quais são os tipos de malhas de algodão de acordo com o tipo e espessura do fio.

– Tipo do Fio

Malhas 100% algodão usam basicamente dois tipos de fios sendo fios cardados e fios penteados. Como o fio cardado não passa pela penteadeira possui uma quantidade maior de fibras curtas, algo que o torna mais propenso a formação de pilling (aquelas bolinhas no tecido) e neps (defeitos de regularidade dos fios). A irregularidade dos fios faz com que sua aparência também seja prejudicada.

Os fios penteados são aqueles submetidos ao equipamento chamado penteadeira que tem como principal função remover as fibras mais curtas antes da formação do fio acontecer. A penteadeira ainda ajuda a remover impurezas como cascas que podem não ter sido removidas de processos anteriores. Por ser um fio mais limpo é também um fio de qualidade superior não tendo fibras curtas e sendo mais resistente.

Malha de Algodão Fina

Malha de Algodão Fina

Os fios penteados tem menos neps e também são menos propensos a formação de pilling na malha. Porém, é necessário ressaltar que a remoção de fibras curtas ao longo do processo faz com que haja grande perda de algodão no processo. Isso corrobora para elevar o custo de produção do algodão em conjunto com a necessidade de mais um equipamento na linha de produção. O fio penteado tende a ser bem mais caro.

– Espessura do Fio

A espessura do fio varia entre 24.1 e 30.1, quanto menor for este valor mais espesso ele será e pior qualidade terá. Os fabricantes de tecido têm usado mais comumente fios com espessura de 24.1, 26.1, 28.1 e 30.1. O tipo de malha de algodão escolhida para a produção de camisetas deve corresponder às necessidades de uso da mesma.

De maneira geral as malhas penteadas usam somente o fio 30.1 já que o processo de pentear torna o produto final encarecido. As malhas cardadas, por sua vez, tendem a usar fios mais grossos tornando-as mais baratas. Algo que varia de fabricante para fabricante, dá para encontrar malha cardada fio 30.1, por exemplo. Os usuários apontam que malhas 100% algodão permitem reter mais suor do corpo sendo melhores para uso em ambientes de temperaturas mais elevadas.

Malha Fria ou PV

Malha Fria

Malha Fria

Uma malha composta por 67% de fios de poliéster e 33% de fios de viscose, uma composição e material que variam de fabricante para fabricante, normalmente são feitos com fios 30.1. Diferente de malhas de algodão, a malha PV, não tem diversos tipos de fabricação, somente sua composição pode sofrer alteração. Dentre as vantagens que as camisetas de PV costumam oferecer estão serem mais gostosas de usar num clima frio e não precisar passa-las depois de lavar.

Principais Aplicações Para Diferentes Tipos de Malhas

Confira a seguir quais são as melhores aplicações de diferentes tipos de malhas.

– Malha Fio 30.1 Cardada

Um tecido 100% algodão, bastante confortável que é muito usado para fabricar camisetas de uniformes e camisetas para uso em eventos.

– Malha Fio 30.1 Penteada

Outro tecido 100% algodão cuja diferença para a versão cardada está no tratamento dedicado aos fios. Com melhor aparência essa malha é também mais macia e confortável. Porém, é claro que mais qualidade eleva o preço dessa malha tornando-a mais cara que a versão cardada. Malha muito usada para a confecção de camisetas com estampas especiais.

Malha PV ou Malha Fria

Tem composição de 67% de fios de poliéster e 33% de fios de viscose, apresenta pouco encolhimento, dura bastante e não desbota. Também é uma malha bastante macia sendo excelente para a confecção de uniformes uma vez que pode ser lavada com frequência.

Cacharrel ou Helanca

Tecido 100% poliéster que tem baixo custo e que é muito usado para confeccionar abadás para eventos e shows. Aceita muito bem o processo de estamparia por sublimação.

Dry Poliéster

Dry Poliéster

Dry Poliéster

Também é um tecido 100% poliéster, o Dry Poliéster é excelente para práticas esportivas já que tem mais conforto durante um processo de muita transpiração. Tem excelente qualidade, caimento e durabilidade.

Dry Poliamida

Um tecido feito de 100% de fios de poliamida apresentando qualidade superior ao Dry poliéster. Oferece muito conforto de uso durante a prática de esportes de alto rendimento sendo muito confortável e leve. Torna mais fácil a movimentação e o processo de transpiração, o rendimento do atleta é potencializado.

Piquet PA (Polo Tradicional)

Piquet PA

Piquet PA

Uma malha feita de 50% de fios de algodão e 50% de fios de poliéster, bastante usada a confecção de uniformes e camisetas para eventos. Tem excelente durabilidade e aparência, apresenta baixo índice de encolhimento.

Escolha Pelo Uso

Todas essas malhas apresentadas podem ser usadas para o fabrico de camisetas, a escolha da melhor depende de que tipo de uso você pretende dar para a camiseta. Observe se a peça será usado num lugar muito quente, precisará ser lavada com frequência, terá estampa por sublimação entre outros fatores. Considere questões práticas e o conforto que a malha oferece para quem irá usá-la, invista pensando no médio e longo prazo.

Gostou de saber mais sobre as principais malhas para camisetas? Curta e compartilhe!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *