O Que É A Moda Feminina?

A indústria da moda é uma grande potência mundial, que foi se consolidando ao longo dos anos em uma história longa até o que é conhecido nos dias de hoje.

Muita gente se pergunta “o que é a moda feminina?” ou o que é a moda no geral, porém, para entender realmente a sua definição, é necessário conhecer a história da moda e a importância dela atualmente.

O Que É a Moda Feminina?

A moda feminina varia de acordo com a época histórica, sendo completamente ligada ao período em que a sociedade está vivendo. A moda pode ser interpretada como um “costume” das pessoas que vivem naquele momento, ou seja, a forma de se vestir está totalmente relacionada à organização social daquele momento.

A moda não está relacionada somente as peças de roupas utilizadas, muitas vezes ela é explicada por fatores sociais, já que é usada como uma ferramenta para definir as classes existentes.

Mesmo havendo uma primeira função durante o processo de criação de peças de vestuários, que é a de proteção do corpo humano, a moda há muito ultrapassou esse limite e se tornou um adorno em alguns casos e em outros uma “propaganda” de status social.

Moda Feminina

Moda Feminina

Pode ser considerado um fenômeno sociocultural, expressando os valores seguidos pela sociedade no contexto em que está sendo analisada. Já a forma como as peças são desenhadas e estilizados são elementos que constituem a moda. Em resumo, é possível definir a moda como um sistema, e quando se fala da moda feminina, ela tem uma importância ainda maior dentro da sociedade, já que passou por inúmeras transformações ao longo dos anos.

A História Da Moda Feminina: Tempos Antigos

Para começar a história da moda feminina é preciso retornar aos primórdios da humanidade, quando ainda não se existiam peças de vestuário, e mesmo que de forma involuntária, a nudez se tornou a primeira moda da humanidade.

Os primeiros traços da humanidade são acompanhados de organizações sociais que viviam da forma que o ambiente os permitia. Mas logo, as tribos começaram a usar ornamentos corporais, que tinham a função de ser um apelo sexual para o sexo oposto, mas, que pode ser considerada também uma parcela da moda.

Os homens perceberam que era necessário usar peças de roupas para proteger o corpo devido ao ambiente que viviam e ao clima que estavam submetidos. Por exemplo, proteções contra o frio ou contra o sol. Foi assim que surgiram as primeiras peças de roupa, a partir da necessidade de proteção.

Nesse primeiro período da moda eram usados materiais que a natureza fornecia para se constituir peças de roupas, como peles de animais e folhas. É durante o período da Mesopotâmia que surge a tecelagem, e a partir de então, os tecidos passam a ser criados e tingidos para se diferenciar.

Durante o Egito Antigo as peças de roupa eram mais do que somente proteção, servindo como um meio de definir a identidade das pessoas, somente aqueles de altas posses podiam usar acessórios. Quando ocorre a ascensão do Império Romano, as peças de vestuário são padronizadas para que haja a diferenciação entre os romanos e os bárbaros.

A Idade Média foi um período que a moda se manteve estabilizada, nessa época surge uma forma de diferenciação da nobreza, que no geral, era feita por meio das peças de roupas. As mulheres na Idade Média tinham uma maneira bem definida de se vestir, as integrantes da nobreza usavam artigos mais luxuosos quando comparado à população geral, no entanto, só era permitido para as mulheres o uso de vestido.

História Da Moda Feminina

História Da Moda Feminina

Antes do século XIV não havia diferenciação das peças que compunham o vestuário feminino e o masculino, quando ela se inicia começa um processo que seria muito longo até que as mulheres pudessem usar as calças, peça que se tornou estritamente masculina, por um período.

Durante o reinado do rei Luís XV as vestimentas passaram a ser extremamente extravagantes, as mulheres eram obrigadas a usar grandes armações por debaixo de suas saias, demonstrando poder e superioridade. Outro marco importante da moda feminina foi quando Charles Frederick Worth criou o primeiro ateliê de alta costura, no ano de 1858. Ele criou um novo estilo de silhueta para as peças femininas.

A História Da Moda: Último Século

Foi a Primeira Guerra Mundial que deu uma guinada no guarda-roupa feminino, nesse período os homens partiram para a guerra e as mulheres tiveram que começar a trabalhar fora de casa, então, as peças de roupa tinham que ser mais confortáveis, nesse momento suas saias são encurtadas.

Após o fim da Primeira Guerra, surge Chanel, que foi de suma importância para a moda feminina. A estilista se tornou símbolo da mulher moderna, criando peças elegantes e simples. Chanel foi ousada em diversas das suas criações, quebrando paradigmas da moda. Foi somente nessa época que as mulheres passaram a usar calças.

Durante a Segunda Guerra Mundial novas mudanças ocorrem na moda feminina. Nesse período muitos estilistas são afetados devido aos conflitos estabelecidos pelos países envolvidos na guerra, o que diminuiu o acesso a artigos considerados de alta qualidade, sendo necessário procurar alternativas mais baratas.

Chanel

Chanel

Após o fim da guerra, as décadas seguintes foram marcadas por fortes transformações que influenciam a moda até os dias atuais. Na década de 50 a moda tinha como finalidade evidenciar a feminilidade e o romantismo, com peças que destacavam essas características. Já na década de 60 se inicia o movimento hippie que tinha como um de seus pilares a liberdade de expressão e da mulher, o que fez com que surgissem peças extremamente inovadoras no vestuário feminino, como a minissaia, peças bem coloridas e chamativas que deixavam bastante do corpo a mostra.

Nos anos 70 o movimento hippie estava em seu auge, às peças aqui visavam o conforto e tinham certa entonação mística, com brilhos, bordados e elementos que aproximavam as peças de roupa da natureza. Os anos 80 trazem mais glamour às peças femininas, além disso, elas se tornam mais extravagantes. A década de 90 é marcada por um estilo mais despojado, com peças bem variadas.

Os anos 2000 se iniciaram com uma moda baseada em peças que misturavam vários elementos. Quando há a virada da década, novas peças vão surgindo, com características baseadas em todos os anos que passaram.

A Moda Feminina Nos Dias De Hoje E a Sua Importância

Atualmente a moda feminina possui influência de várias décadas, e o estilo chamado de “vintage”, com peças inspiradas em outras épocas, se tornou muito comum.

Porém, o que tem marcado a moda feminina atualmente é a forma como ela vem desconstruindo padrões que há muito tinham sido estabelecidos dentro desse universo. Foi na última década que a moda passou por uma das transformações mais importantes em seu histórico até então, e que irá definir sua trajetória no futuro. A forma que a sociedade se organiza atualmente é totalmente diferente de tudo que já havia se experimentado.

As redes sociais se tornaram um grande definidor do que ser seguido, criando uma onda que foi chamada de “digital influenciador”, que são pessoas que mostram o que fazem e o que usam em seu dia a dia na internet e acabam inspirando outros. A moda é amplamente definida por esses influenciadores.

E essas pessoas ajudaram a definir um novo conceito da moda feminina, que pode ser definida por duas palavras principais: a inclusão (ou diversidade) e a sustentabilidade. Durante muitos anos a indústria da moda ditou um estilo de corpo, idade e etnia que era tido como bonito e consequentemente, desejado. No entanto, vem se caminhando para incluir o máximo possível de tamanhos, cores e estilos de pessoas.

A moda se tornou uma ferramenta muito importante para os movimentos sociais que visam a inclusão e também a sustentabilidade, as peças tem que ser pensadas para um público maior e, além disso, serem criadas pensando também no meio ambiente.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *