Quais As Diferenças Do Percal, Algodão E Microfibra?

A roupa de cama é essencial para que haja um bom sono, além de ser um item muito importante na decoração do ambiente. Mas, mesmo sendo necessário que o lençol e os demais itens de um conjunto de cama sejam bonitos, e combine com o ambiente, o mais esperado é que essas peças sejam confortáveis, proporcionando um toque macio e textura suave, para deixar o momento de dormir perfeito.

Alguns dos tecidos mais comuns nas roupas de cama são: o percal, o algodão e a microfibra. Todos esses tecidos tem suas vantagens e desvantagens que devem ser levados em consideração quando for realizada a compra para as roupas de cama.

Tecido de Percal

O Percal é um tecido que se originou na Pérsia, e atualmente é um dos mais utilizados para lençóis, devido as suas características que fazem com que esse produto seja extremamente confortável.

Esse tecido é obtido a partir da trama de algodão, fazendo uso de fio que é natural, sendo que as tramas são densas e finas, a partir de uma união de grandes quantidades do fio de algodão que são cruzadas tanto na horizontal como na vertical.

Para um tecido ser considerado percal, é levado em consideração a sua gramatura, que é medida pela quantidade de fios por polegada quadrada, que é na verdade um tecido de 2,54 cm por 2,54 cm, ou pelo o peso do tecido dentro de um metro quadrado. O mínimo aceitável para o percal é de 180 fios de algodão. Quanto maior for a gramatura do tecido, mais maleável ele é, e maior também é sua qualidade.

Tecido de Percal

Tecido de Percal

Os lençóis de percal também podem ser mistos, havendo em sua composição 50% de algodão e 505 de poliéster, sendo que esse tipo de produto possui preços baixos, no entanto, podem produzir bolinhas, chamadas de pelling, já que a qualidade acaba sendo mais baixa.

Quanto mais fios há no percal, mais finos eles serão, e com isso, a qualidade do tecido é melhorada, já que aumenta a sua durabilidade e também o seu toque. Além disso, as técnicas usadas para a tecelagem do tecido também são levadas em consideração quando a sua qualidade é medida, assim como as técnicas de cuidado com os fios de algodão.

Os produtos feitos com mais fios de algodão, como por exemplo, 300 fios e até mesmo mil fios, elevam a sua qualidade. Os números mais altos somente são obtidos por fabricantes que possuem técnicas avançadas de qualidade e também de cuidados com os fios.

Com a elevação da qualidade a partir da gramatura, o preço também se eleva, ou seja, os lençóis mais caros possuem sim maior qualidade, no entanto, em alguns casos, o seu preço pode não ser compensatório. Na hora de escolher esse tecido para as roupas de cama, é necessário analisar o custo benefício, encontrando assim o produto que atende as suas necessidades dentro do seu orçamento.

Esse é um tecido bem delicado, por isso, é necessário tomar diversos cuidados com o mesmo durante a lavagem. Deve ser evitado o uso de alvejantes, assim como ele não deve ser mantido de molho por muito tempo. O ideal é usar produtos de limpeza, como amaciante e sabão em pó, em pequenas quantidades, para que os elementos químicos não danifiquem o tecido, reduzindo assim a sua vida útil.

Tecido De Algodão

O algodão é uma fibra natural, e a partir dele são obtidos diversos tipos de tecido, que são modificados entre si na forma de sua trama, na quantidade de fios utilizados e também na possível mistura com outros tipos de fios.

Os tecidos feitos a partir dessa fibra são conhecidos por serem macios, confortáveis e versáteis, além disso, devido a qualidade da fibra, são produtos que possuem boa durabilidade. Além disso, são peças confortáveis e que tem a secagem rápida, ideal para noites quentes, já que também possuem boa absorção da água.

Os lençóis 100% algodão que não se encaixam como percal também possui uma ótima qualidade, sendo uma das vantagens também o fato de serem antialérgicos, já que são compostos por fibras naturais. Os lençóis de malha também são feitos de algodão, esse tipo de tecido possui como principal característica o fato de não amassar facilmente, além de ser um produto mais barato que os lençóis 100% algodão, normalmente esse tipo de roupa de cama é usado em berços e camas para crianças.

Outro tipo de lençol em algodão é o feito com algodão egípcio, esses possuem uma qualidade superior ao algodão normal, já que essa espécie de algodão possui fios mais longos e mais resistentes, que ao mesmo tempo conferem ao produto maior durabilidade e resistência, além de serem mais macios.

Dessa forma, há vários produtos de cama feitos com algodão, sendo necessário analisar quais as caraterísticas mais importantes na hora de comprar. O algodão egípcio possui qualidade superior, ao mesmo tempo, o seu preço é mais elevado, o que faz com que em alguns casos não seja a melhor escolha.

Tecido De Microfibra

Diferente do percal e do algodão, o tecido de microfibra é produzido a partir de fibras sintéticas, sendo elas a poliamida e o poliéster, que são fibras obtidas por meio do petróleo. Os fios de microfibra são extremamente finos.

O uso da poliamida faz com que o tecido tenha uma boa absorção da água e também seja macio, já o poliéster tem a função de tornar o tecido durável. Os produtos feitos com microfibra não amassam, consequentemente, não necessitam que sejam passados a ferro.

A microfibra é amplamente utilizada para a produção de mantas, um dos itens de um jogo de cama. O seu uso tem várias vantagens, como o fato desse tecido ser hipoalergênico, não necessitar de ser passado, ser macio e durável, e além de tudo isso, é um tecido que possui diversas possibilidades de cores e estampas.

A microfibra possui um preço mais acessível que a maioria dos tecidos usados para compor um jogo de cama, sendo também uma vantagem importante desse tipo de tecido.

Quais as Diferenças Entre O Percal, O Algodão E a Microfibra?

Todos os três tipos de tecido possuem boa qualidade e podem ser usados para a produção de jogos de cama e também outros tipos de produtos, tanto para casa como no vestuário.

A primeira diferença entre eles está em relação a sua composição, o percal e o algodão são compostos pela mesma fibra, que é natural: o algodão. Já a microfibra é produzida a partir de fibras sintéticas, sendo elas produzidas de maneira artificial: o poliéster e a poliamida.

Toalha de Banho de Algodão

Toalha de Banho de Algodão

Em relação à qualidade todos possuem vantagens em comum, sendo elas boa durabilidade, maciez, versatilidade e conforto, no entanto, o percal possui uma qualidade mais alta que o tecido de algodão, partindo do princípio de que eles são compostos pela mesma fibra, no entanto, a quantidade de fios é aumentada no percal, o que faz com que ele se torne mais resistente e mais macio. Já a microfibra também possui as mesmas características, porém, com o uso do poliéster, ela pode ser considerada mais durável que os demais, além disso, possui a propriedade de não amassar e não necessitar de que seja passada a ferro.

Já o preço desses três tipos de qualidade possui uma boa diferença, dos três, o percal é o mais caro quando feito com 100% de algodão, já o tecido de algodão e a microfibra possuem preços semelhantes, podendo ser um melhor custo benefício para aqueles que não desejam investir um valor muito alto em produtos para cama.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *