O Que Quer Dizer a Palavra Fashion?

A palavra fashion é usada em vários contextos diariamente com o objetivo de se referir a alguma coisa que se destaca por ser de bom gosto e alinhado com as tendências da moda. Essa denominação que caiu nas graças dos apaixonados pelo universo da moda começou a ser usada para substituir a palavra ‘fashionable’, um anglicismo antigo. Em linhas gerais fashion refere-se a algo que está na moda e encanta aqueles que veem.

É importante esclarecer que a palavra inglesa ‘fashion’, quando usada em português, não se refere a qualquer moda, mas sim a uma moda mais sofisticada e elegante. Também pode dizer respeito a uma forma de se vestir ou ao ambiente em que pessoas elegantes circulam. Fashion ainda é uma palavra que pode ser usada para designar o aspecto mercantil do mercado de moda e concorrência existente entre as grifes assim como eventos de moda.

Curiosidade: A Palavra Fashion ao Longo do Tempo no Brasil

Fashion

Fashion

Algo bem interessante de mencionar a respeito do uso da palavra fashion é que seu uso não é tão recente quanto se imagina. Para se ter uma ideia é possível encontrar o uso dessa palavra num trecho do conto “Tempo de Crise” de Machado de Assis do ano de 1873:

“Havia então menos quem cuidasse de política; a noite da rua do Ouvidor pertence exclusivamente à fashion, que é menos dada aos negócios do Estado que os frequentadores de dia”

A palavra inglesa que era relativamente popular na época de Machado de Assis praticamente desapareceu para retornar triunfante para nossos diálogos cotidianos num momento em que o anglicismo é bastante presente em nossa língua. Atualmente fashion possui uma carga de adjetivo em português.

Mas, Afinal o Que é Ser Fashion?

Na introdução desse artigo apresentamos uma explicação técnica a respeito do que significa a palavra fashion em nossa língua. No entanto, definir o que é fashion e o que está excluído dessa qualificação é um tanto mais complexo. Uma forma de demonstrar tal complexidade é considerar que para a Chanel, por exemplo, ser fashion é sinônimo de ser clássico enquanto que para a Guess fashion é aquilo que tem atitude e irreverência.

As grifes desfilam looks fashion nas passarelas das chamadas fashion weeks, no entanto, cada marca apresenta uma visão de moda muito particular a sua identidade, em muitos casos há grande conflito de conceitos mesmo que se possa identificar uma ou outra tendência em comum. Os desenhos das roupas e acessórios são resultado de muito estudo e pesquisa.

E deixando as grifes um pouco de lado não podemos deixar de mencionar o poder do consumidor comum de definir o que é fashion, afinal essa já é a era dos influenciadores digitais. Nos últimos anos pessoas de diferentes padrões ascenderam ao gosto popular sendo um canal entre as marcas e o consumidor. Essa nova configuração demonstra que cada vez mais o que consumidor individual tem o poder de decidir o que é ou não fashion. Você também pode responder o que é fashion a partir do seu entendimento do que é bonito e interessante em termos de roupas, acessórios e até atitudes.

Liberdade

Modelos Fashion

Modelos Fashion

Atualmente, existe uma forte conexão de sentido de ser fashion com ser livre para usar o que quiser da maneira que desejar. Esse conceito está alinhado também com uma ideia de maior aceitação do corpo, houve um tempo em que a ideia de fashion se relacionava somente com os corpos dentro do padrão de beleza imposto por uma mídia que usava e abusava de edições digitais. De maneira geral não existia o corpo imposto como padrão no mundo real, fora das páginas de revistas.

Hoje em dia ainda existe a reminiscência dessa ditadura de um padrão inexistente, mas tem crescido e se fortalecido o movimento de que corpos fora do padrão também podem e são fashion. Inclusive se pode perceber o aumento da indústria focada em desenvolver marcas e peças fashionistas para pessoas plus size. Basicamente estamos num momento em que ser fashion é assumir quem você é, da maneira que é e com sua atitude para escolher acessórios e roupas.

Independente de Valor Financeiro

Embora ainda exista forte relação entre a palavra fashion e o setor de alta costura, roupas de luxo, é válido dizer que ser fashion não depende necessariamente de ter muito dinheiro para investir em peças caras. Uma pessoa tida como fashionista é aquela que consegue traduzir a sua personalidade imprimindo atitude por meio de suas roupas.

As roupas em questão podem ser de grifes de luxo ou então de lojas fast fashion ou brechós. O mais importante é que haja conexão entre o look montado e a maneira como essa pessoa se apresenta para os outros. Vestir-se com roupas que são a sua cara, ou seja, que dizem quem você é de verdade é o ápice de ser fashion.

Desconstrução de Padrões

A ideia de fashion vem passando por um processo contínuo de desconstrução de diversos padrões desde aquele do corpo perfeito que não existe na vida real até a ideia de que é necessário investir muito dinheiro para ser alguém fashionista. Uma forte discussão que vem ganhando espaço no universo da moda nos últimos tempos diz respeito ao consumismo e a sustentabilidade.

Ter muitas roupas acumuladas no guarda-roupa sem conseguir usá-las não é mais visto como algo positivo. Hoje em dia pessoas com um discurso mais sustentável vêm ganhando mais voz diante de quem busca por orientação sobre se tornar mais fashion. A beleza de comprar e usar com mais consciência está se sobrepondo a ideia de que para ser fashion precisa ter milhares de peças.

Seu Próprio Conceito

Ressaltamos que cada indivíduo pode e deve ter sua própria definição do que é ser fashion. Todos os dias quando você escolhe qual roupa irá usar está tomando uma decisão a respeito de uma forma de  se destacar diante do restante do mundo. Roupa é uma forma de expressão, não é futilidade, mas também não pode se tornar a coisa mais importante a respeito de um indivíduo.

Gostou de saber mais sobre o que quer dizer e o que significa ser fashion? Curta e compartilhe!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *