O Que é Tecido 100% Acrílico? Vantagens na Confecção e Decoração

A indústria têxtil tem utilizado o tecido acrílico em larga escala em decorrência das vantagens que esse material oferece em termos de uso e flexibilidade. Há uma ampla variedade de opções de fibras e materiais modernos para atender as mais singulares demandas do consumidor.

Na área de decoração essa versatilidade torna-se a chave para a customização de ambientes alinhados com gostos e necessidades específicas. Exatamente por isso se tornou uma das opções mais utilizadas por decoradores. Atualmente, o tecido 100% acrílico tem sido usado na área industrial, como item de decoração, confecção de vestuário e na arquitetura.

Dentre as principais vantagens de utilizar tecidos acrílicos estão a sua facilidade de manutenção e praticidade para a limpeza. Continue lendo para conhecer um pouco melhor o material que promete dominar diferentes segmentos, entenda como fazer a sua manutenção e como está sendo empregado na decoração.

Fibras: A Base dos Tecidos

A base de um tecido é a fibra que o compõem, a menor parte visível do mesmo. Fibras se caracterizam por ser bem mais longas do que largas, pode ter até 100 vezes o comprimento em relação à largura. No tocante a sua natureza, as fibras, podem ser naturais (seda, algodão, lã entre outras) ou químicas (como o acrílico, por exemplo). Tecidos de fibras químicas podem ser artificiais ou sintéticos e de maneira geral objetivam melhorar características dos tecidos naturais existentes.

A confecção das fibras artificiais é realizada através do tratamento da matéria-prima natural animal, vegetal ou mineral. Um bom exemplo é a celulose que dá origem a um material que pode ser utilizado para criar fibras como viscose e acetato. Fibras sintéticas, por sua vez, são produzidas em laboratório a partir de elementos como carvão mineral, petróleo entre outros. A poliamida e o acrílico são algumas dessas fibras. As fibras sintéticas são mais fortes e resistentes, no entanto, são termoplásticas (isso significa que derretem quando são aquecidas).

Como o Tecido Acrílico é Confeccionado

A confecção do tecido acrílico começa com o polímero na base estrutural da fibra, é trabalhada a disposição das cadeias moleculares em seu interior. É essa disposição molecular que irá dar a fibra – que depois será o tecido – suas principais características como maciez, absorção de umidade, flexibilidade e resistência.

Na década de 1940 a fibra acrílica foi desenvolvida pela DuPont e chegou ao mercado com o nome Orlon. Essa fibra se caracteriza por sua resistência a ruptura absorvendo bem pouca umidade e também seca rapidamente. O toque é semelhante do algodão e ao da lã. Tem ótima elasticidade e resiliência. A fibra acrílica pode ser misturada com outras fibras como poliéster e algodão para dar origem a cobertores, suéteres e tricôs.

Processo de Fabrico de Fibras Sintéticas

De maneira geral as fibras sintéticas são fabricadas usando os mesmos quatro passos sendo o primeiro deles o processo químico de preparação dos componentes que darão origem a fibra, normalmente esse processo é a polimerização (formação de macromoléculas por meio de repetição de suas unidades básicas). Componentes sólidos são transformados num líquido grosso de maneira que se possa extrair as fibras.

Em seguida é realizado o passo de produção da fibra, o líquido passa por um tipo de peneira com furos com os diâmetros específicos para dar origem aos filamentos produzidos. Na sequência se faz o processo de torção em que o filamento de fibra é convertido num fio.

Esse filamento cai em sentido vertical e vai para um dispositivo chamado de ‘bocal de vácuo’ em que o vácuo mantém a tensão em linha, é como se fosse enrolado em torno de uma bobina. Para finalizar esse fio torcido é empacotado e então levado para um moedor.

Tecido Acrílico: Principais Características e Vantagens

O nome tecido acrílico é destinado ao material têxtil fabricado a partir de fibras ou fios sintéticos cuja composição é de 100% acrílico. A fibra artificial que origina o tecido acrílico é fabricada a partir do polímero poliacrilonitrila. Certamente a característica mais vantajosa do tecido acrílico é ser resistente a umidade. Como deriva de um plástico apresenta excelente impermeabilidade.

Também tem resistência a agentes externos como poeira e outros resíduos. Resíduos de sujeira como poeira tendem a se acumular na superfície dos tecidos acrílicos e não em suas tramas como acontece com outros tipos de tecidos. Dessa forma é um material com maior resistência a ação do tempo e potenciais intempéries. Uma vez que a sujeira se acumula na superfície externa torna-se mais fácil lavar esse tipo de tecido. Esse tipo de tecido pode ser usado em combinação com outros tipos de tecidos para potencializar a sua qualidade e durabilidade.

Tecido Acrílico na Decoração

Já faz algum tempo que o tecido acrílico vem sendo utilizado pela indústria de vestuário para produzir peças como casacos, bolsas, cobertores e roupas específicas para o frio. O sucesso do material nesse setor industrial despertou o interesse de outras áreas como a de decoração e arquitetura.

Tecido Acrílico na Decoração

Tecido Acrílico na Decoração

O tecido acrílico pode ser usado para confeccionar mantas, tapetes, estofados, lonas e até toldos usados nas áreas externas. Trata-se de um tipo de tecido com acabamento leve e com toque macio, bastante confortável. Esses tecidos podem ser de cores lisas ou estampados. Inclusive há muitos tecidos acrílicos que imitam com perfeição outros tecidos como o algodão.

Uso do Tecido Acrílico em Áreas Externas

Como é resistente a ação das intempéries do tempo e a umidade, o tecido acrílico, é recomendado para a decoração das áreas externas como piscinas, jardins e áreas de lazer. A lona acrílica tem se tornado um dos materiais preferidos de arquitetos e decorados para a cobertura de espaços externos.

Como Lavar Tecidos Acrílicos

Os tecidos acrílicos podem ser lavados na máquina de lavar ou a mão se você preferir. Se for uma peça delicada recomendamos a lavagem manual. Já aquelas peças com mais resistência podem ser lavadas na máquina. Nos dois casos, no entanto, é indicado usar água morna e um detergente específico para remover eventuais manchas.

Grande parte de peças de tecido acrílico não precisam ser passadas a ferro uma vez que não amassam facilmente. Se for passar você deverá ter o cuidado de ajustar o ferro para uma temperatura mais baixa, coloque um pano de algodão por cima da peça de forma a evitar danos.

Gostou de saber mais sobre tecido 100% acrílico? Curta e compartilhe!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *