Lençol Bom Precisa Ter Quantos Fios? Qual A Quantidade Mínima?

Dormir é uma das atividades mais importantes que nós seres humanos fazemos, a qualidade do sono interfere diretamente no nosso dia a dia e, se porventura algum fator externo o atrapalhar, os reflexos do mau sossego é sentido imediatamente, podendo alcançar até mesmo níveis alarmantes a médio e longo prazo.

Um dos fatores que influenciam na hora do descanso é o recinto em que se está, e isso é definido por várias razões, a título de exemplo podemos citar a limpeza e o silêncio do ambiente, dormir em um lugar sujo ou/e barulhento sem dúvidas é um problema para a maioria das pessoas, contudo a criação de um espaço confortável vai muito além de achar um local silencioso e remover impurezas dele, também é necessário que os objetos que estão neste lugar tragam aconchego para seu habitante, principalmente se estes utensílios sejam fundamentais na hora do tão desejado descanso.

Qual É O Papel Do Lençol?

O papel do lençol (e também das fronhas) muitas vezes é subestimado em relação aos outros objetos da casa, inclusive há aqueles que dispensam o uso deles, contudo, como já apontado por muitos, eles possuem inúmeras funções que vai muito além de deixar o colchão coberto e tornar o ambiente mais agradável aos olhos, pois eles ajudam, e muito, na hora do sono.

No entanto encontrar o lençol ideal pode ser uma dificuldade para alguns, aqueles que são leigos no assunto muitas vezes pode adquirir um pensando na estética deles ou como o toque dele é agradável, obviamente estas características devem ser levadas em conta, mas não são necessariamente as principais razões que definiram quais os lençóis para comprar. Isso se dá em virtude de que a primeira vista elas não apresentarem suas reais qualidades, deste modo os atributos do tecido podem rapidamente se comprovarem equivocados e o comprador ficar na mão, pois não conhecia a fundo as características do produto que adquiriu.

Muitos desconhecem os tipos de lençóis existentes, qual é a natureza deles e até mesmo a quantidade de fios que possuem, e como isso interfere na qualidade final do tecido. Para entender isso é necessário antes vamos entender um pouco mais sobre como funciona o processo pelo qual um lençol passa até vir a ser do formato que conhecemos.

A Fabricação dos Lençóis

O material do qual os lençóis são feitos podem ter duas origens diferentes, alguns são confeccionados com fios gerados a partir de algum elemento da natureza, deste modo eles advêm de animais, vegetais ou minerais. No entanto o avanço da ciência proporcionou que eles pudessem ser feitos com materiais sintéticos, assim substâncias passam por vários processos industriais para que no fim uma peça muito parecida com os tecidos naturais sejam criados.

Os seres humanos fabricam peças em tecidos a milhares de anos, fazem isso juntando vários fios, que como citado anteriormente pode ter origem natural ou sintético, até que seja criada uma peça única. Primeiramente o mais comum era manusear elas com objetos simples e não adequados para esta função, posteriormente a criação das máquinas de tear facilitam este trabalho, deste modo foi possível a criação de cada vez mais tecidos, o relativamente recente advento da revolução industrial possibilitou que as máquinas tomassem o lugar que era dos humanos anteriormente, e mesmo que ainda hoje seja possível encontrar que confecciona as peças manualmente, este trabalho é na maioria das vezes feito por aparelhos cuja função é especificamente elaborar esta tarefa.

O Que Define Um Bom Lençol?

A qualidade do lençol é definida por vários fatores, mas se deve ter uma ideia muito clara do que se deseja dele, durabilidade, suavidade e beleza sem dúvidas são aspectos que quase todos buscam na hora de consumir um tecido, seja ele qual for, contudo muitas vezes é difícil achar uma peça que reúnam todas essas características, além disso, quando se encontra, o preço pode ser bem pouco atrativo aos bolsos do comprador.

De fato é um árduo trabalho encontrar o lençol perfeito, em razão disso é muito mais fácil colocar na balança as vantagens e desvantagens de cada um, e deste modo analisar qual desses fatores pesam mais, assim é mais fácil escolher qual deles comprar.

As diferenças entre os tipos de lençol são bastante visíveis principalmente quando a origem deles é bem divergente, os tecidos sintéticos e naturais apresentam semelhanças, no entanto, também algumas desigualdades.

Tecidos de Fibras Sintéticos: Vantagens e Desvantagens

A questão estética é um dos fatores de maior relevância que os tecidos sintéticos possuem, a natureza deles permite que disponham das mais variadas cores, e estas costumam não desbotar com o tempo, deste modo a beleza delas permanece mesmo com o passar do tempo. Outro ponto que permite a eles serem mais vistosos é o fato de amassarem pouco, pois são menos maleáveis que os de fibras naturais. Contudo esta rigidez pode também ser vista como uma desvantagem, pois a menor flexibilidade pode causar menos conforto a quem utilizá-la, além disso, elas são bem menos respiráveis, ou seja, não absorve muito bem a transpiração o que ocasionalmente pode levar a um mau cheiro nas peças.

Tecidos de Fibras Sintéticos

Tecidos de Fibras Sintéticos

Podemos citar o poliéster, o elastano e a lycra como exemplos de tecidos feitos a partir de fibras sintéticas. Todos eles são muito fáceis de encontrar no Brasil, sendo amplamente consumidos do norte ao sul do país.

Tecidos de Fibras Naturais: Vantagens e Desvantagens

O conforto é provavelmente o maior atributo das peças confeccionadas com fibras naturais, sua flexibilidade traz uma textura maleável ao tecido, o que proporciona um incrível bem estar. A transpiração natural dos corpos humanos é mais bem absorvida aqui, assim o cheiro desagradável é menos provável e a sensação de leveza é maior. No entanto estes produtos também oferecem desvantagens, entre elas podemos citar que são mais fáceis de amassar, além disso, o preço delas costuma serem bem mais elevados o que dificulta consumi-las.

O algodão, a lã, o linho e a seda são tipos de tecidos cuja constituição vem de fios naturais. Enquanto os dois primeiros são amplamente comercializados e achados nos mais variados tipos de produtos de pano, o linho e a seda são considerados tecidos nobres, deste modo os preços deles são bem mais elevados e é raro encontrá-los em qualquer estabelecimento.

Além do tipo de lençol é importante ficar atento em relação a quantidade de fios que ele possui, pois isso é importante para definir a qualidade dele.

Um Lençol Bom Precisa Ter Quantos Fios? Qual É a Quantidade Mínima?

A quantidade de fios que determinada peça tem é estabelecida pela soma, na horizontal quanto na vertical, de em um pedaço específico do tecido, esta parte deve ter exatamente 2,54 cm quadrados, isto equivale a 1 polegada ao quadrado.

Comumente encontramos peças que tem variados números de fios, é bem frequente achar os chamados produtos 100% algodão, estes além de obviamente serem feitos de fibras naturais se caracterizam por possuírem 150 fios (dentre de  uma polegada ao quadrado), contudo por mais que sejam confortáveis essas peças não são adequadas para a cama,  o mais recomendado para os lençóis é tecidos que tenham acima de 200 fios, portanto esta é a quantidade mínima para que o lençol realmente tenha uma qualidade superior.

Lençol King

Lençol King

Quanto maior a quantidade de fios maior será os atributos positivos que possuem, atualmente é possível encontrar lençóis que ultrapassam o número de 1000 fios, estes são considerados as melhores peças que há, contudo quanto maior a quantidade mais alta será o seu valor total, em razão disso recomenda-se os de 200 fios, que já possuem uma excelente qualidade e cujo preço não é tão elevado.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *