O Que é Moda Conceitual e Qual a Diferença da Moda Comercial?

A Moda Conceitual é uma forma de comunicação que os estilistas utilizam para expressar sua ideias e suas criatividades, sobre um conceito que estão propondo. É apresentada ao público cercada de grandes produções: que são os desfiles, iluminações estratégicas, sonoplastia de efeito, cenários vultuosos, maquiagens e cabelos que reforçam esse conceito proposto.

Esse tipo de moda faz o espectador parar, refletir e analisar para tentar entender, mesmo que o enfoque dos profissionais de moda, que são os destiles conceituais sirvam para reforçar do imaginário coletivo para o posicionamento de vanguarda de determinadas marcas. Portanto, a ideia central da moda conceitual não é vender produtos, mas vender um conceito, por esse motivo que os estilistas são autorais, ou seja, não seguem as 4 grandes tendências de cada estação.

O Que É Moda Conceitual?

Tudo, desde a roupa, o cenário, a música e a modelo compõem os elementos de uma história que será contada pelo estilista, por esse motivo, as modelos são apenas suportes para as criações, tanto que muitas das vezes são tão descaracterizadas que acabam ficam irreconhecíveis.

Moda Conceitual

Moda Conceitual

O exagero, quase obrigatório, é um dos recursos empregado pelo conceito dos estilistas para ajudar na comunicação do que está sendo proposto. Através do encanto, admiração, repulsa, e espanto que as ideias são transmitidas.

As peças produzidas são modelos exclusivos, devido ao seu lento e complexo processo de produção, ou pelo não objetivo de venda do produto. Muito eventualmente algumas peças podem ser feitas sob medida para clientes.

Moda Conceitual Nas Ruas

Às vezes, folheamos revistas de moda ou assistimos a algum desfile na televisão e nos deparamos com certos looks que achamos meio bizarros, horripilantes, bregas, estranhos ou estranhos e logo dizemos ”eu jamais usaria isto” e daí por diante.

Sempre que algum designer tem uma idéia e quer apresentar numa coleção ou até mesmo uma peça que as pessoas, não entendem fala-se que é  moda conceitual. Mas o que é esse conceito pode ser usado nas ruas? Pois bem, por ser uma forma de comunicação utilizada pelos estilistas para de expressar sua criatividade e suas idéias, o conceito proposto naquele  momento pode não ser uma coisa que seria bem vista nas ruas. Geralmente é apresentada ao público cercada de produções grandiosas e glamourosas. Pense em Alexander McQueen, John Galliano, Issey Myake. No Brasil eu diria Lino Villaventura e André Lima.

Amoda conceitual faz com que o público pare, analise e reflita para compreender o que está acontecendo, ainda que tenha um enfoque nos profissionais do meio. Os destiles conceituais servem para reforçar no imaginário que o público possa ter das marcas assim como do que verá nas lojas para comprar.

Parece paradoxal falar de uma moda que não está nas vitrines pronta pra ser consumida, que é digerida nas ruas, enquanto que uma das características mais marcantes da moda é a rapidez que ela muda, por causas das diferentes estações e suas novas tendências. Mas a moda tem espaço para todos, inclusive para os que prezam apenas pelo consumo imediato e a produção em massa.

No Brasil, Alexandre Herchcovitch e Ronaldo Fraga têm conseguem manter o equilíbrio de produzir moda conceitual, mas que também tenham visão comercial entre as duas vertentes. Outra coisa legal é quando se  aprende a interpretar desfiles de uma forma que nos dê asas para imaginar como cada inspiração vai se transformar na coleção que sairá das lojas.

Moda Conceitaul X Moda Comercial

Sempre que algum estilista apresenta alguma coisa que a gente não entende dizemos que é moda conceitual. Mas na maioria da vezes nem entendemos e sabemos bem o que é esse conceito. Algumas revistas procuram trazer melhor conhecimento para nós sobre essas coisas. Sempre trazendo entrevistas com os estilistas, e ele explicando como fez para criar a coleção, e etc.

A maioria dos estilistas no início da carreira no começo não entendia muito bem o que outros estilistas mais velhos e mais famosos queriam dizer com aquilo na passarela, ou por ser conceitual demais, talvez, ou por ser magra demais, mas que nas semanas de moda que acontecem na Europa, todos ficam maravilhados com a semana de Moda de Paris ficou maravilhada com a proposta do estilista.

As propostas dos estilistas são tão diferentes que existe apresentação de desfiles comerciais, e do conceitual, mas por ver que o estilista cresceu e amadureceu na passarela. Uma coisa bem interessante foi mesmo vendo assim e por vários outros ângulos acho que fica mais fácil entender o que porque que os estilistas que gostam mais do conceitual que do comercial.

Um estilista assim, mostra na passarela uma mensagem, uma proposta que ainda não foi totalmente lapidada, são somente ideias. Ele dá a matéria bruta, os outros que transformem essa matéria em diamante, que seria a moda comercial para vender em suas lojas.

Moda Comercial

Moda Comercial

A moda conceitual serve muito mais para fazer o espectador e consumidor de moda pensar e refletir mesmo que isso pareça paradoxal. Falar de uma moda que não está ali pronta pra ser usada e consumida, já que uma das características principais da moda é o seu uso com certeza é um pouco estranho.

Mas na moda há espaço para todos, até para aqueles que parecem querer nadar contra a corrente da produção em massa e do consumo imediato.

Sendo assim, para finalizar, o objetivo maior de esclarecer  essas duvidas para quem não entende, é de ajudar aos analfabetos na moda, com o quesito de observar um desfile e julgar as pelas como feias. Porque não existe coisa mais chata e inconveniente do que quando você está folheando e apreciando um editorial de moda e alguma pessoa ao lado entra que não entende muito bem, diz que a roupa é feia, pergunta quem foi que desenhou isso, ou ainda que nunca teria coragem de usar uma peça ou roupa daquelas.

Que fique esclarecido agora as diferenças entre moda conceitual e moda comercial, são mesma área porém coisas totalmente diferentes e que podem seguir rumos diferentes no mesmo mundo complicado da moda, que embora pareça injusto, pode trazer incríveis oportunidades para quem tiver espírito de equipe e souber trabalhar em grupo.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *