Como Medir O Tamanho Do Salto? Dicas De Qual Escolher

Você já teve curiosidade em saber como medir o tamanho do salto que está usando? Pode acontecer de você querer medir seu salto para saber se ele é adequado para um evento ou simplesmente por mera curiosidade. Além disso, é possível saber qual a altura do salto ideal para você fazendo algumas medições do seu pé.

Caso você meça o salto do seu sapato e veja que o tamanho deu diferente do que estava sendo especificado quando você comprou, não se assuste! Normalmente, há um padrão para medir a altura do salto, que é o número 36, por isso, se você usa sapatos números menores, o salto será menor e caso você use um número maior, o salto será maior.

Vamos conferir alguns métodos para medir o seu salto:

Medir a Altura Do Seu Salto: Passo a Passo

  • Primeiro: coloque o sapato em uma superfície plana (no chão ou em uma mesa), dessa forma a medida será mais exata.
  • Segundo: Utilize uma fita métrica ou régua para conseguir medir o sapato, a escolha da ferramenta não faz diferença, mas a fita métrica é mais fácil de manejar.
  • Terceiro: Para medir o salto você deverá começar a mediar a partir da capa fixa, que é a sola do sapato, a régua ou fita métrica deve ser posicionada do fim do salto até a sua parte mais alta. A altura entre a sola do sapato e o seu ponto mais alto é o seu tamanho. É simples e fácil medir a altura de um salto.

Medir a Altura Máxima De Salto Que Você Deve Usar: Passo a Passo

Altura do Salto Alto

Altura do Salto Alto

  • Primeiro: Para medir a altura máxima de salto que você deve usar primeiro sente-se esticando a sua perna à frente. Deixe o seu pé bem relaxado, faça alguns movimentos com o tornozelo para ajudar no relaxamento, assim como esticar os dedos.
  • Segundo: Peça ajuda a um amigo ou familiar para fazer a medição, pois como sua perna estará esticada, seria difícil fazer sozinho. Com uma fita métrica ou régua, peça para que essa pessoa faça a medição do seu calcanhar até a “bola” do pé, que é onde os dedos dobram, ou onde apoiamos nosso peso quando usamos salto. Por exemplo: se nessa medição você obtiver 7 cm, esse é o seu tamanho de salto ideal.
  • Caso não tenha alguém para ajudar: Se você quer medir sozinho, você pode colar a fita métrica na parede, na altura em que sua perna estará esticada. Utilize uma câmera posicionada contra a parede, com temporizador, para fotografar a medição. É possível que você verifique qual valor deu na medição pela tela da câmera ou passando a foto para o computador.

Medir Qual O Tamanho De Salto É Mais Saudável Para Você: Passo a Passo

  • Primeiro: Com uma fita métrica ou régua, faça a medição de todo o comprimento do seu pé, indo da ponta do dedão até o calcanhar. Para obter uma medida mais exata, esteja com o pé em uma superfície.
  • Segundo: Para saber qual é o tamanho de salto saudável, divida o tamanho do resultado por 7. Por exemplo: Caso seu pé tenha 26 cm, você dividirá: 26/7 e o resultado será 3,7 cm. Esse é o tamanho é o mais saudável para ser usado durante o dia a dia. Alguns médicos não recomendam que se use saltos acima de 4 cm no dia a dia, mas claro, isso varia de acordo com cada pessoa.

Agora que você já sabe com medir a altura dos saltos, vamos conferir quais são os tipos de saltos mais usados disponíveis no mercado. Apesar de cada pessoa ter um modelo de salto preferido, é possível modificar e inovar no look, com novos formatos e tamanhos. Confira abaixo:

  • Salto Anabela: Esse é um dos saltos mais usados pelas mulheres, isso por que ele combina elegância e conforto. Possui um salto alto mais grosso que acompanha toda a sola do calçado, que vai ficando menor à medida que chega à ponta dele. O salto é ótimo para usar no dia a dia, pois combina conforto e beleza.
  • Salto Bloco: Esse tipo de salto possui um formato quadricular e é bem grosso, por isso, ele é bem confortável e também garante estabilidade para quem não está muito habituada em andar com saltos. O salto em bloco pode ser encontrado em botas, sandálias abertas e sapatos fechados.
  • Salto cone: Esse salto se assemelha a um cone posto de cabeça para baixo, ou seja, começa mais grosso na sola do sapato e afina até chegar ao chão. É considerado confortável, pois garante ao calcanhar uma boa base, esse tipo de salto não é muito alto, geralmente os sapatos com que o usam tem salto médio ou baixo.

    Salto Cone

    Salto Cone

  • Salto meia pata: Esse tipo de salto pode ser encontrado em sapatos fechados e sandálias abertas, é um salto alto que possui um suporte na parte da frente, compensando assim a altura e deixando o modelo mais confortável. Também são encontrados no mercado modelos com esse estilo de salto mais baixos e simples, ideias para uso do dia a dia.
  • Kitten Heel (salto gatinha): Esse salto é fino e possui em média 5 cm de altura, ele é levemente curvado, tornando-se um diferencial no sapato. Por ser um salto relativamente baixo, pode ser usado tanto em eventos formais como para o expediente de quem trabalho em escritório. Um modelo famoso que possui esse salto é o scarpin.
  • Salto cubano: Esse tipo de salto se assemelha um pouco com o anabela, mas ao invés de acompanhar todo o solado no chão, ele possui um desenho anatômico, com um salto bem grosso que quase se estende por todo o peito do pé. Esse tipo de sapato foi inspirado nos sapatos de dança flamenca e do tango.
  • Salto rasteiro: São os saltos que quase não tem altura, são ideias para usar no dia a dia, confortáveis, eles combinam com vários tipos de looks.
  • Salto plataforma: Esse salto é incorporado no solado inteiro, tendo a mesma altura desde o calcanhar até a sua ponta da frente. É um tipo de sapato muito confortável, que pode ser usado em diversos tipos de evento.
  • Salto Sino: Esse salto se assemelha a um sino, com a sua parte superior sendo mais afinada, e a sua sola um pouco mais grossa, é perfeito para ser usado em várias ocasiões, além de possui um formato inovador e diferenciado.
  • Salto Stiletto: Se você procura um salto bem diferente, esse é perfeito. É um salto fino e bem longo, sendo que ele fica ainda mais fino na sua sola. Deve ser usado por quem tem costume de se locomover com salto alto.
  • Salto Tratorado: Esse salto se estende por toda a sola, e o nome tratorado foi dado devido às ondulações que o salto possui que lembra os pneus de um trator. É bem comum em coturnos, mas também aparece em sandálias. É um tipo de salto que compõe looks bem descolados.
  • Salto Prisma: É um salto bem fino e em altura vai do médio ao alto. Ele começa mais grosso e vai afinando perto da sua ponta.
  • Salto vírgula: Outro tipo de salto que foge do comum, possui uma curvatura que lembra uma vírgula, apesar de parecer estranho, ele é bem confortável, e pode ser encontrado em vários tipos de sapatos.

    Salto Vírgula

    Salto Vírgula

Dicas Sobre Salto Alto:

  • Escolha sapatos que acomodem bem os seus pés;
  • Procure variar a altura dos saltos que você usa durante os seus dias, pois assim o corpo não se adapta a uma mesma postura;
  • Alongue a musculatura dos pés e posterior da coxa caso esteja sentindo dor na panturrilha e nos pés, ou para aliviar a mesma;
  • Caso sinta dores constantes ao usar salto, procure um ortopedista;
  • Use palmilhas de silicone dentro dos sapatos, para maior conforto. Para comprar a palminha é preciso experimentar ela no sapato que será usado, pois normalmente os tamanhos variam;
  • Evite sapatos de bico muito fino, ou quando for comprar sapatos de bico fino compre um número maior que o seu, mas no geral, dê preferência àqueles que apoiam completamente o peito do pé e não pressionem os dedos;
  • Caso não esteja acostumada a usar saltos regularmente e deseja começar, comece pelos saltos mais baixos e que possuam uma parte presa no tornozelo, para dar maior segurança na hora de andar;
  • Compre sapatos do tamanho certo, quando o sapato é muito apertado não é possível que fique confortável nem que você consiga andar com elegância. Se for escolher entre um sapato um pouco largo ou um pouco apertado, escolha o largo, pois é possível fazer uso de uma palmilha para ajustá-lo;
  • Caso for passar o dia todo de salto, procure descansar os pés de vez em quando, você pode tentar retirar os sapatos por um tempo e alongar os dedos;
  • Caso não esteja acostumado a usar salto, treine o seu caminhar, assim você acostuma o é com o sapato, aproveitando também para amaciar o seu salto, lembre-se de treinar o uso em locais difíceis de caminhar, como escadas;

Qual Salto Escolher?

Salto Alto Vermelho

Salto Alto Vermelho

Sabemos que existem muitos tipos de salto no mercado, de várias alturas e modelos, e que cada um deles tem suas qualidades e também defeitos. Então, qual salto você deveria escolher?

Essa é uma pergunta que possui muitas respostas, e vai depender de várias variáveis, vamos conferir algumas:

  • Conheça seu estilo: Talvez a dica mais importante é que você deve entender o que você gosta, tanto para saber o que irá combinar com suas roupas, como para saber se o sapato será realmente usado. Cada evento permite usar um tamanho e modelo de salto, por isso, invista naqueles que combinem com a sua personalidade e estilo.
  • Considere o local em que ele será usado: Se você quer um salto para usar em um casamento ou uma festa você pode buscar os saltos mais altos, mais elaborados e que possivelmente poderiam machucar o seu pé com muito tempo de uso. Mas, se você quer um salto para usar no seu dia a dia, como no escritório, por exemplo, opte sempre pelo conforto, ou seja, saltos mais baixos, com palmilha macia, etc.
  • Explore as opções: Principalmente se você não costuma usar salto, vá um dia até uma loja e experimente um modelo de cada tamanho, assim, você irá percebendo qual estilo de sapato te agrada mais. Não é legal manter os seus gostos sempre os mesmo, por isso, procure inovar!
  • Leve em consideração a sua saúde: Como mostramos acima, a partir de cada tamanho de pé é possível encontrar um tamanho de salto ideal para a pessoa, leve essa medida em consideração, preze sempre pela sua saúde, escolha um modelo de sapato que não pode lhe causar problemas futuros pelo uso.

Como Escolher De Acordo Com O Look?

  • Looks formais: Os eventos formais pedem por um salto mais fino e também mais alto, sim, esse é um modelo de sapato bem desconfortável, mas deixa quem está o usando com uma postura linda e muito sensual. Os saltos finos menores, com até 7 cm, são mais confortáveis, acima disso podem causar dores e desconforto enquanto são usados. Em alguns eventos formais também é possível usar um salto grosso, isso depende do tipo de evento e com que roupa ele será combinado.
  • Looks para o trabalho: O trabalho exige uma formalidade, mas os saltos finos demais podem deixar o look sensual demais para esse ambiente, por isso, os saltos grossos são ideias, principalmente os de tamanho médio. Dependendo do seu trabalho, o salto Anabela também pode ser utilizado.
  • Looks casuais: Os saltos com um visual mais pesado ou diferenciado combinam com looks casuais e despojados, como os saltos plataforma, meia pata, em variados tamanhos, dependendo do local que será frequentado. Para uma balada mais sofisticada combine o seu look com um salto meia pata, para eventos mais descolado a plataforma é ideal.
Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *