A maquiagem artística é bem legal e serve tanto para você se divertir com as amigas, como para ajudar na produção de uma festa, de uma peça de teatro, entre outras coisas. Veja a seguir, algumas dicas e aprenda a fazer maquiagem artística. Em poucos passos, você poderá fazer uma linda maaquiagem.
A maquiagem artística que vamos ensinar serve para teatro, para festas a fantasia, Halloween e Carnaval. Confira!
1- Primeiro Passo
Tenha certeza que vai dar certo e antes de fazer, planeje, você tem que ter todo o material necessário.
Quanto maior for o número de materiais diferentes, mas legal ficará o resultado final da maquiagem artística. Por exemplo, a marca Catharine Hill tem uma linha pensada para quem faz maquiagem artística e isso facilitará o trabalho de encontrar cores e texturas diferenciadas. A vendedora oficial da marca aqui no Brasil é a Chic Vitória. Porém, vale a pena conferir no site da marca, porque a cada dia novos revendedores estão surgindo.
Defina o tipo de maquiagem você está querendo fazer, se for colorida, por exemplo, é claro que você vai ter que ter um palea de sombrar incríveis, com muitas cores e importante que seja pigmentada, quando umedecida. Esse tipo de make fica ótima para usar na hora de fazer pinturas no rosto. Mais uma vez aconselhamos a Catharine Hill que tem uma paleta incrível e super pigmentada.
Os batons não podem faltar, até porque é muito comum usá-los para pintar o rosto, para fixar tudo perfeito, fixa a coloração com alguma tipo de pó, que pode ser sombra ou translúcido. Deverá ser aplicado no final, quando a maquiagem estiver pronta.
Maquiagem artística tem muito traço, arabescos e desenhos, para isso, você poderá usar delineadores no modelo canetal, em gel e até mesmo líquido.
Claro, que o material de boa qualidade e bem diversificado faz toda a diferença, mas a criatividade de quem vai fazer a maquiagem artística é ainda mais importante.
O que não pode faltar:
- Para se fazer um rosto com base branca é necessário ter a tinta facial ou pancake.
- Pan Cake é mais leve o Clown tem uma cobertura melhor, apesar de que o uso de um ou de outro deixam o resultado bem semelhante.
- O clown deve ser aplicado com pincel ou esponja umedecido. Em alguns casos, é necessário usar ambos, para chegar em todas as partes do rosto.
- O pan cake, para compensar o resultado, deve fazer uma camada em cima da outra.
- Muito pincéis com espessuras diferentes servem para fazer os mais variados desenhos e detalhes no rosto.
2- Segundo Passo: é Hora de Buscar Inspiração Para Maquiagem Artística
Como já foi dito, não basta ter toda a maquiagem necessária, mas não ser criativo. O que fará da sua maquiagem algo bem legal é sua criatividade, que deve respeitar o gosto de quem será maquiado. Em alguns casos, se for uma peça de teatro, por exemplo, deverá ser aproximar ao máximo das características do personagem. Aliás, neste caso, figurino e maquiagem são de extrema importância.
3- Terceiro Passo: Seja Criativo e Siga o Fluxo
Pode acreditar que além da inspiração, a maquiagem artística vai muito do instinto, podemos dizer que ela vai acontecendo, quando você começa a pensar no que fará. Antes do primeiro traço tudo pode parecer bem complicado, mas na verdade não é, depois de dar a largada, aos poucos, a criatividade vai te conduzindo e o seu trabalho ficará lindo. É claro, que nesse meio de caminho você ficará em dúvida entre uma coisa ou outra, mas aos poucos ficará bem mais fácil, e mais, e mais.
É claro que a experiência e confiança farão diferença para quem está começando quando chegar nesse ponto. A mão mais firme para fazer os traços, a destreza para esfumar, isso tudo dependerá de treino.
Dicas Para Fazer Uma Maquiagem Artística Perfeita
- Não tenha medo de errar, um errinho aqui e outro alí no meio do caminho não terá a menor diferença no resultado final. Até porque, em maquiagem, qualquer erro pode ser consertado, com sobreposição de cores ou demaquilante. O importante é não ficar nervosa e querer limpar tudo e começar do zero. Tenha segurança que você irá fazer tudo bem no final.
- O ideal é que você tente fazer a maquiagem uma primeira vez, tendo em mãos, algumas anotações do que deseja, para experimentar cores, texturas, desenhos e somente depois passe para a maquiagem que vai estar valendo.
- Tenha muita paciência, maquiagem artística demora muito mais do que uma maquiagem normal, mesmo para quem já tem anos de experiência. É justamente nos detalhes que se tem um bom resultado final. Então, nada de tentar fazer tudo rapidinho, pois poderá comprometer a maquiagem. Tem algumas maquiagens que podem levar até 3 horas para ficarem prontas.
- Lembre-se de ter tudo arrumado e separado, não é bom ficar parando no meio para procurar um pincel ou uma sombra. Se você planejou e sabe o que vai fazer, tem que ter pincéis, esponjas e maquiagens bem organizadas. Se você tiver que procurar isso ou aquilo, pode acabar perdendo o fio condutor da ideia inicial.
- Nem sempre o muito é significado de melhor. Você pode fazer uma super maquiagem com poucos elementos e com uma cartela de cores bem simples. O que vale é o quanto de criatividade você colocou na sua escolha.
- Falando em escolha, se o tema for livre, buscar inspiração em um personagem pode ser a solução para facilitar o seu trabalho. Experimente personagens com traços marcantes e característicos.
Agora é só reunir a maquiagem, pincéis e outros acessórios e começar a treina a maquiagem artística. É uma boa oportunidade de aprender e relaxar, criando, através da maquiagem, personagens interessantes.
Planeje bem e decida o que vai fazer, mas se renda a inspiração e vá fazendo ajustes conforme for fazendo a maquiagem artística. Deixe se levar, pois é dessa forma que se consegue os melhores resultados. Experimente e ouse!
Você que curte maquiagem com certeza conhece a maquiagem artística, o look ousado e super fashion. Não é para todo mundo e nem para todo lugar usar uma maquiagem artística, ok? Ela é mais elaborada, possui uma personalidade própria e deve ser tratada como um look para um evento especifica. Nada de sair para o trabalho com uma maquiagem artística no rosto, pois não combina com o ambiente.
A maquiagem artística envolve desenhos mais trabalhados, um look fashion e geralmente com uma inspiração. A obra é semelhante a um quadro, com tema e conceito e por isso envolve um criador e o artista é o maquiador. Este tipo de maquiagem é ótimo para eventos e é muito usada em desfiles de moda, ensaios fotográficos e também em eventos mais elaborados, quando o rosto é o principal atrativo. Ela deve ter uma assinatura e ser identificada com o nome do artista.