Alta-Costura

É comum ouvirmos falar em alta-costura, porém este é um mundo a parte e de sonhos, um território permitido para pouquíssimas pessoas, pois o acesso a este mundo da alta-costura é exclusividade de ricos e famosos. Charles Worth, em 1858 foi o precursor da alta-costura e esta hoje adquiriu status e é sinônimo de roupas muito caras e também muito bem feitas, com cortes perfeitos e para chegar a isto são precisos muitos requisitos, estrutura e refinamento que só mesmo em Paris e talvez em Milão seja possível encontrar. No mundo encantado da alta-costura não encontramos Celebridades com a Mesma Roupa como acontece por aqui.

Dizer que faz alta-costura, muitos estilistas dizem, mas o máximo que fazem é roupa de festa, roupa de luxo, porque a alta-costura hoje é reservada a uns poucos privilegiados como estrelas de Hollywood, estrelas da música, princesas árabes e ainda algumas socialites muito poderosas que servem como inspiração para estilistas famosos e também para a mídia. Este é um mundo reservado onde Moda e Consumo anda de mãos dadas, pois são inseparáveis. O prêt-à-porter que todos consideram como algo muito chique é apenas uma estrutura para melhor comercializar as roupas em série, com modelagens e tamanhos pré- determinados e isso nem de longe se compara com a alta-costura que dita A Moda dos Famosos no pequeno mundo dos ricos.

Este é um sistema que surgiu no ano de 1948, mas foi nos anos 60 que ele explodiu e com isso a moda começou a se popularizar. Hoje os desfiles prêt-à-porter a nível internacional somente se realizam em duas ocasiões anuais no que chamamos de Planeta Fashion que abrange Paris, Nova York Londres e Milão sendo que daí é que a moda se espalha para o resto do mundo. As grandes indústrias de bens de alto luxo e de luxo se locupletam neste âmbito da moda prêt-à-porter e também da alta-costura e ganham muito dinheiro mesmo com os poucos que podem comprar estes artigos. Hoje a moda está mais para fazer Aposta em Homens Comuns do que jogar muito dinheiro apostando na exclusividade.

Cada vez mais a alta-costura fica restrita aos palácios e grandes salões. Há poucos dias li um artigo cujo titulo era Michelle Obama Primeira Dama da Moda, mas nem mesmo ela se veste com alta-costura, pois segundo jornais e revistas é comum comprar roupas em lojas de departamentos o que prova que Elegância e Comportamento é que dão o tom final, pois Michelle tem estilo e é extremamente elegante sem, entretanto precisar se cobrir com as roupas mais caras do mundo para isso. Afinal de contas não é porque a roupa hoje é fabricada em série que vamos andar todos como se estivéssemos de uniforme para isso serve a customização, para deixar qualquer roupa com a cara de seu dono. Não podemos vestir alta-costura, destinada aos poderosos, mas podemos sim fazer a diferença mesmo com aquela calça Jeans Rasgada: Ela Voltou e se souberem jogar com as demais peças e acessórios certamente poderão formar um look de fazer inveja.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Estilistas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *