Origem do Escapulário

O escapulário surgiu em meados do século XI, quando vários homens, discípulos estavam prontos para seguir Jesus Cristo. Onde se reuniram em um monte, cujo nome Carmelo, que se localiza na atual Israel. Lá construíram uma pequena capela em homenagem a Nossa Senhora. Sendo este local julgado sagrado desde os tempos bíblicos. O significado de Carmelo é pomar, jardim ou campo fértil. Foi nesse monte onde o profeta Elias provou que o verdadeiro Deus era o que ele servia e não o de Baal.

Escapulario

Ali, no monte Carmelo nasceu a Ordem dos Irmãos bem Aventurados da Virgem Maria do Monte Carmelo. Algum tempo depois eles saíram dali e foram morar na Europa e passaram por apuros e dificuldades. Simão Stock, superior geral daquela ordem, quando realizava uma missa no dia dezesseis de julho de mil duzentos e cinquenta e um pediu para a senhora um sinal de proteção e então a santa lhe apareceu rodeada de anjos e com o escapulário em mãos com a seguinte promessa: ‘Recebe, filho amado, este escapulário. Todo o que com ele morrer, não padecerá a perdição no fogo eterno. Ele é sinal de salvação, defesa nos perigos, aliança de paz e pacto sempiterno’.

Festa

A Festa da Senhora do Carmo é realizada no dia dezesseis de julho, pois o escapulário significa aliança entre fiéis e a santa. Os devotos de Maria usam o escapulário acreditando que caminham com proteção e dá passos seguros para a salvação, isso para quem acredita.

Citaremos Alguns Apreços de Santos ao Escapulário:

São Simão Stock, São João da Cruz, Santa Tereza de Jesus, Santo Afonso Maria de Ligório, São Pedro Claver, São João Bosco, São BoaVentura.

Escapulário Verde

Quando vemos que há pessoas em nossa família ou algum amigo que está com o espiritual em falta, ou seja, com baixa fé, as pessoas que acreditam na Santa Maria costumam dar como um presente o escapulário verde, pois acreditam que fazendo isso é uma forma de mostrar o caminho correto e assim converter o indivíduo.

Pois isso segue de acordo com o que foi relatada com a irmã Justina, quando diz que a santa apareceu a ela dando esse escapulário verde dizendo o seguinte: ‘Esta insígnia santa de meu imaculado Coração há de ser uma grande meio para a conversão das almas…’. E ainda segundo a irmã a santa continuou aparecendo a ela ao longo de mais seis anos, para responder a muitas questões sobre como usar esse escapulário. Esse escapulário pode ser usado por qualquer um, o indivíduo não precisa de alguma benção para usá-la.
Essa foi a oração feita pelo superior Simão, em que eram feitas suas súplicas:
Flos Carmeli
Vitis Florigera
Splendor coeli
Virgo puerpera
Singularis y singular
Mater mitis
Sed viri nescia
Carmelitis
Sto. Propitia
Stella maris

Flor do Carmelo
vinha florida
esplendor do Céu
Virgem fecunda
Ó mãe terna!
intacta de homem
aos carmelitas
proteja teu nome
(dá privilégios)
Estrela do mar.

Jéssica Mendes

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Acessórios

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *