Cientistas Desenvolvem Tecido em Lata

O material criado pelos cientistas é um tecido que pode ser “borrifado” sobre o corpo co mo auxilio de um aerosol e seca instantaneamente depois de entrar em contato com o corpo. Como é borrifado o tecido não tem costuras e depois que seca pode ser lavado e usado novamente. O tecido pode ser usado para diversas finalidades, entre elas fazer roupas, cortinas e estofados e até curativos médicos.

Tecido em Lata

Cientistas Desenvolvem Tecido em Lata

Cientistas Desenvolvem Tecido em Lata

Os pesquisadores responsáveis pelo produto são Manel Torres (estilista e acadêmico de nacionalidade espanhola) e Paul Luckan (especialista do Imperial College London na disciplina de tecnologia de partículas). O novo produto foi batizado de Fabrican Spray-on.

O tecido é composto por várias fibras pequeninas formadas por uma substancia conhecida como polímero. O polímero é responsável por fazer com que as fibras se unam, e por isso o tecido pode ser aplicado em forma líquida no corpo.

Depois que o tecido é aplicado sobre o corpo, o solvente entra em contato com o ar e evapora, deixando apenas as substâncias unidas pelos polímeros. O tecido pode conter ainda variadas texturas de acordo com o tipo de fibra empregada em sua fabricação e dependendo da forma como o tecido será aplicado sobre o corpo. Os tipos de fibra são lã, acrílico ou linho.

Criadores Classificam Tecido como “Futurístico”

Material

Material

Os pesquisadores que criaram o tecido dizem que o objetivo era criar um material que não precisasse de costura, fosse rápido de criar e fosse ao mesmo tempo confortável.

O tecido foi inspirado no feltro, que também é feito a partir de fibras combinadas. O maior problema enfrentado pela dupla foi conseguir unir eficiente essas fibras para formar o material sem costura.

O que levou os criadores do produto a se decidirem pela forma em spray foi o mercado. Para que tivesse valor o tecido precisaria ser reproduzível, e para atingir este objetivo a melhor forma encontrada foi usar uma lata de spray para aplicar o tecido.

Usos do Material

Produto

Produto

Embora um dos criadores seja estilista e por isso o principal objetivo tenha realmente sido a moda, o novo tecido pode ser usado em inúmeras outras coisas.

Bandagens médicas poderiam ser feitas com o novo material, que ficaria dentro de uma lata esterilizada. Isso facilitaria a aplicação por parte da equipe médica e ajudaria a garantir a limpeza do material. Além disso, usar o tecido em forma de spray facilitaria a aplicação de curativos em pessoas machucadas.

O produto também pode ter utilidade em estofados e outros móveis e objetos domésticos. É possível fazer uma capa para um objeto em poucos minutos, do jeito que a pessoa desejar. São inúmeras as possibilidades de uso do novo material inventado.

Neto

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *