Foi fundamental no Brasil o pós guerra para o desenvolvimento dos setores têxtil e de confecções que culminou co o grande crescimento da moda no Brasil. Hoje os frutos já se fazem notar se firmando como um dos maiores produtores testeis do mundo e se mostrando auto-suficiente no que se refere a produção de algodão.
E não é só o destaque econômico que se destaca na moda Brasil, também o designe com sua qualidade vem cada vez mais ganhando destaque não somente no cenário nacional, mas também a nível internacional aonde o Brasil vem sendo colocado em uma posição importante até mesmo diante de concorrentes no velho mundo como Itália e França.
Criatividade dos estilistas
Todo este destaque alcançado se deve a muito trabalho por parte dos estilistas brasileiros que vem a muito empreendendo um grande esforço para que chegar a essa posição e também aos esforços do setor têxtil que mesmo sem apoio ob teve resultados muito expressivos. Se grande parte do que se produz, consumimos aqui mesmo outra parte vai para fora, pois o Brasil tem clientes também no exterior.
O Brasil ao longo do tempo tem conseguido imprimir seu estilo de vida, seus costumes e sua cultura em seus produtos de tal forma que vem sendo desejados no exterior. As mudanças podem ser vistas em eventos de moda como o SPFW, pois se a alguns anos copiávamos outras culturas hoje temos nosso próprio design e é muito competitivo.
Identidade dos produtos
O diferencial para a conquista de mercados no exterior não é apenas a identidade, mas o valor agregado que representa para os consumidores. Quando o consumidor lá fora procura um produto com a etiqueta Made in Brazil, esta em busca da sensualidade e a beleza, qualidades estas com as quais o Brasil é visto no exterior.
Da mesma forma que quando vamos a busca dos produtos italianos estamos querendo a sofisticação que é a identidade que tem os produtos desse país. Desta forma os destaques pra o glamour e o luxo ficam com a França.
Sensualidade é valor agregado
O valor agregado de nossos produtos mais desejado fora do país é a sensualidade e assim o maior sonho de consumo são os biquínis produzidos aqui cós as alegres estampas e os modelos especiais feitos para as curvas da mulher brasileira.
Marcas brasileiras como a Rosa Chá têm feito grande sucesso no exterior, mas não é somente os biquínis que vendem bem no exterior, de um modo geral as roupas femininas são muito cobiçadas e vem cada vez mais ganhando espaço.
O Brasil tem uma industria têxtil bastante poderosa e com a difusão da imagem de beleza em que a Gisele Bündchen foi pioneira, o potencial que nosso país tem a ser explorado é imenso.