Começou ontem dia 9 de junho o mega evento de moda São Paulo Fashion Week no Pavilhão da Bienal do Ibirapuera, tendo como temática de fundo a alma, o evento trás as passarelas muitos dos nomes de maior destaque no mundo da moda brasileira que esbanjando sensualidade encheram de natureza e luz o ambiente e já em seu primeiro dia em que o São Paulo Fashion Week Mostra tendências para primavera-verão 2011.
Desfile inicial
Ficou por conta do estilista Tufi Duek o encargo de inaugurar a passarela no Pavilhão da Bienal do Ibirapuera e o fez com a apresentação de coleção minimalista onde os detalhes deram o tom e a luz foi à grande protagonista. Os tecidos apresentados nesta coleção eram tecnológicos com brilhos de metal e cores que variavam entre as básicas como preta, bege e branca.
A proposta de Duek destacou pontos com cores bastante fortes que virão com o verão. Segundo o estilista sua coleção ainda trás o perfume da década de 60, porém numa tradução moderna que chega ao presente. Segundo Duke é importante saber olhar para o passado e fazer a transferência para a atualidade do que lá é visto.
Inspiração
O estilista afirmou que sua inspiração teve como fontes Pierre Cardin e André Courrèges, mas apesar disso o resultado de seu trabalho ficou muito diferente dos dois estilistas franceses. A aposta de Duek para a confecção de uma moda que seja bastante pratica para o uso diário ficou com o uso de tecidos e fibras.
Determinação de metas de sustentabilidade
Erika Ikezili apresentou sua coleção com visual naturalista bem dentro das especificações ditadas pelos organizadores do evento. Com floridos chapéus, toques de primitivismo e intensas cores, Erika deu um mergulho na fauna e flora de florestas e apresentou na passarela uma mulher totalmente integrada com a natureza.
Segundo Erika ela buscou nas florestas todos os elementos para tornar sua coleção mais orgânica e disse que a sustentabilidade em geral não é enfatizada no mundo da moda embora o seja pela maioria das empresas de outros ramos.
Outras coleções
Neste primeiro dia do São Paulo Fashion Week, também foram apresentadas outras coleções como: Rosa Chá, de Priscila Darolt, Reserva e Ci Marítima. Por ter levado para a passarela modelos como Izabel Goulart, Isabeli Fontana e Sylvia Geersen, o mais concorrido nesse dia foi o ultimo desfile.
Gisele Bündchen na passarela
Perto de 40 designers deverão apresentar suas coleções no SPFW que só termina na segunda feira, dia 14 de junho e ainda espera a apresentação de tops como Gisele Bündchen que estará voltando a desfilar após a gravidez, além de Carol Trentini e Gracie Carvalho. Deverão passar pelo evento em torno de 100 mil pessoas.