Chapéu Panamá

O chapéu Panamá é uma peça que volta e meia retorna ao mundo da moda e das personalidades, com mais visibilidade, mas pode-se dizer que é uma peça que nunca sai completamente de moda.

A palha com a qual é fabrica o chapéu panamá original nasce somente no Equador, lá eles são produzidos a mais de mil anos pelos incas, chamados de “El Fino”, os chapéus são feitos de forma inteira manual, e dependendo do chapéu pode variar de dois dias a seis meses para que sua confecção fique totalmente pronta. O nome “Panamá” tem algumas explicações mas não se sabe ao certo o porque de chama-lo assim, alguns dizem que é porque quando os franceses e americanos foram para o equador ajudar a construção do Canal, notaram que os trabalhadores locais usavam esses chapéus para se proteger do sol e também da chuva, os viajantes se interessaram e adquiriram para si também alguns chapeis, quando eram perguntados da origem do chapéu que estavam usando, diziam que vinha do Panamá. Outra explicação é que o então presidente dos Estados Unidos, Theodore Roosevelt, ao usar um chapéu panamá durante a visita do Canal de Panamá fez com que o nome do chapéu fosse esse, não se sabe ao certo qual a versão verdadeira, mas o uso do chapéu por Theodore Roosevelt com certeza deu um visibilidade maior para esse.

Inicialmente ele era um produto de exclusividade masculina, hoje não há mais essa diversificação, sendo usado por ambos os sexos, principalmente no verão e em locais de praia. Também podemos destacar grandes personalidades que aderiram o uso do chapéu Panamá ao longo dos anos, desde Santos Dumont, lá em mil novecentos e seis, até personalidades mais recentes, como Michael Jackson, e outros, como Clark Gabe, Tom Jobim, Getúlio Vargas, Harry Truman.

Como Usar? 

Pode-se dizer que para aqueles que não são acostumados, usar chapéu causa uma estranheza e talvez você não se sinta bem com a ideia, mas nesse artigo daremos algumas dicas que vão fazer você querer um desses chapéus Panamá no seu guarda roupa já.

A primeira vantagem do chapéu panamá é seu material leve, e que protege bem do sol, com isso, ele é uma opção muito boa para dias calorosos, na praia e tudo mais. O chapéu tradicional e mais simples é o de palha cor de marfim com uma faixa preta, podendo ter algumas variações na cor escolhida para a faixa.

Como sua cor é bem básica, ele pode ser combinado com qualquer cor de roupa, e mais, é melhor usar ele contrastando com o seu look, ele não precisa combinar na paleta de cores com o que você está vestindo. Se você está num belo dia de praia, nada melhor que um vestido soltinho, uma rasteirinha e um chapéu panamá, e lembre-se, se o dia estiver muito quente procure prender o cabelo num rabo ou coque baixo, isso irá evitar que sua nuca fique suada.

Mas o chapéu panamá não precisa ser usado somente na praia não, engana-se quem pensa assim, ele pode compor diversos outros looks, deixar um look mais descolado para um passeio durante o dia, combinando ele com tênis, short e camiseta, ou até combinações mais elaboradas, ou ainda pode ser usado com ternos, num estilo que mistura o clássico mas com um pouco de inovação. O importante é se sentir confortável e ao se olhar no espelho, sentir que o chapéu está fazendo diferença naquele look, complementando e o deixando mais bonito. Looks do dia a dia vão sempre bem com um chapéu panamá, um vestido jeans combinado com um oxford, um macacão com tênis, uma saia bem feminina com um cropped básico, as opções de combinação variam muito com o estilo da pessoa que estará usando, deve-se agradar primeiramente os seus gostos, prezando pelo bom senso.

Por ser feito com uma palha sensivel, é importante tomar alguns cuidados com o seu chapéu panamá. Evite o contato com a água, mas se ocorrer, seque o chapéu a sombra. Não pegue ele sempre pelo mesmo lado para que ele não fique torto ou ainda se quebre. Não o transporte dobrado por muito tempo para que não fique marcado. Também deve-se evitar exposição por muito tempo ao sol, que o ressecaria sendo fácil para que ele se destruísse depois. Na hora de limpar não use água ou álcool, opte por uma borracha de lápis. Se ele sofreu alguma pequena deformação, tente consertar com o ferro a vapor, cobrindo o chapéu com um pano para que ele fique protegido.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Acessórios

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Adorei o site,só gostaria q fosse divulgado preço dos produtos.Obrigada

    SANDRA 3 de Março de 2012 2:06

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *