Mesmo que para muita gente a moda seja algo superficial, para muitos é uma forma de expressão artística. Sabemos que o processo de criação de novas ideias sempre é muito difícil seja para qualquer profissão e vemos que dentro da moda é da mesma forma. Muitas pessoas não respeitam a profissão, mas na verdade estar vivendo nesse mundo é muito concorrido, poucas pessoas realmente se destacam e isso sabemos que acontece devido aos padrões.
Para aqueles que trabalham como modelo, por exemplo, precisam estar dentro de diversas exigências impostas pelas empresas. Tudo que vemos de moda hoje é algo mutável. A cada cinco anos vemos que roupas deixam de ser usadas e outras voltam a ser parte das tendências e assim as coisas vão se adequando.
Mas Quem Disse O Que Realmente Está Na Moda?
Grandes celebridades, marcas famosas e pessoas influentes de modo geral influenciam muito nas escolhas das pessoas. Quando assistimos uma novela e vemos alguma forma de se vestir que apreciamos, a maioria das pessoas logo vão atrás nas lojas para comprar algo parecido.
Moda não se refere somente a roupa que você está usando, é toda uma combinação de tecidos, estampas e cortes. Além disso incluímos também sapatos e acessórios, como touca, chapéus, tiaras, colares e pulseiras. Tudo necessita de uma combinação.
Quando as pessoas sentem que estão na moda, elas se sentem mais confiantes e mais felizes. Porém a moda também é um dos grandes gatilhos para exclusão da sociedade, pois vemos que muitas marcas até os dias atuais não produzem números maiores, retirando a possibilidade de que qualquer pessoa obtenha um modelo.
Outro ponto importante a relatar é o preço exorbitante que algumas marcas tem cobrado. São números que não acabam mais, por isso a maioria das pessoas tendem a comprar roupas de marcas terceiras, que na maioria das vezes conseguem fazer o meio efeito e cabe em seu bolso.
Moda Em Casa
Com o avanço da internet vemos que a moda se torna cada vez mais globalizada, ou seja, pessoas do mundo todo possuem conexão com roupas e acessórios de qualquer lugar do mundo. Com isso cada vez mais as pessoas tem criado a sua própria tendência.
O que vemos é inúmeras pessoas lançando moda em seus perfis nas redes sociais e mostrando que não se importam com padrões e com o que está nos grandes desfiles. Para isso muitas delas mostram roupas compradas em brechó, ou então customizadas por elas mesmas. Uma ótima maneira de ter seu próprio estilo e também pagar quase nada por isso.
Os vídeos tutoriais são incríveis e te ensinam tudo que você precisa saber sobre alguns procedimentos. Incluindo materiais, formas de fazer e até lugares onde você pode comprar.
Artesanato
Muitas vezes não entendemos o conceito de artesanato, mas essas criações em casa são exatamente uma forma de artesanato. Lógico que não se compara com os primórdios do artesanato, mas possui a mesma finalidade: produção de algo feita comas próprias mãos.
Com o tempo o artesanato evoluiu e por isso alguns materiais se tornaram industrializados, ou seja, apenas alguma parte do processo é feita realmente a mão. Quando se trata de moda, o artesanato é muito utilizado até os dias atuais, principalmente para fazer pequenos detalhes que na maioria das vezes máquinas não seriam delicadas a esse ponto.
Por isso muitas peças de roupa e acessórios são tão caras, pois são únicas e feitas a mão. Mas não necessariamente você precisa ser uma costureira ou especialista no assunto para arriscar em fazer você mesmo.
Acessórios
A maioria das pessoas subestimam o poder de um acessório, ele pode acrescentar muito em um look pronto. E pode variar de acordo com o gosto da pessoa. Há pessoas que não gostam de algum em específico, como por exemplo um anel que pode incomodar, outras pessoas os usam o tempo todo, tirando apenas para tomar um banho.
Alguns acessórios podem ajudar até ajudar a criar impressões melhores sobre a pessoa. Colares por exemplo, realçam o colo. Para a cabeça é muito comum um chapéu disfarçar cabelos, cabeças ou então para ajudar na discrição.
Acessório Para Cabelo
No momento acessório para o cabelo são os queridinhos da moda. Alguns mais do que outros, mas existem cinco que estão sendo sucesso, principalmente por serem delicados e sutis, apenas para dar um charme ao look, ou então para ajudar em dias que o cabelo não colabora muito.
Presilhas
O primeiro deles é muito antigo, mas estão lançando novos modelos com detalhes bem fofos, pode ajudar a colocar o cabelo de forma lateral, não deixando cair nos olhos. Há modelos com pedrarias, com pérolas e tudo isso você pode fazer na sua própria casa ou comprar por um preço bem acessível.
Lenços
Outra moda que veio para ficar, podendo ser de diferentes tecidos, mas o mas comum é a seda. É algo bem antigo, mas tem se tornado muito versátil, pode ser amarrado no estilo camponesa, ou então no rabo de cavalo, pode ser um toque bem retrô com uma estampa que seja a sua cara.
Scrunchies
Um tipo de amarrador querido pelas blogueiras. Era muito utilizado na década de 80 e voltou a todo vapor para os looks atuais. Muito prático para se fazer um rabo de cavalo ou então um coque, deixando você confortável no cotidiano e ainda linda.
Faixas
As faixas tem a função de te deixar mais romântica ou então ajudar a tirar o cabelo do olho. Mas o fato principal é que a faixa pode ser feita por qualquer tecido que irá acrescentar no seu look de maneira simples e no estilo que preferir.
Tiaras
As tiaras estão cada vez mais na moda, mas não é de agora. Os modelos mais antigos eram mais finos e sem mitos detalhes, mais para ajudar a te deixar confortável. Hoje em dia passou a ser um acessório que pode ter qualquer tipo de adereço, como pedrarias, fitas, veludo, cores variadas e muitas outras possibilidades.
Trançado Em Fita Para Tiaras
Uma prática comum principalmente para tiaras infantis, mas nada impede que qualquer um a utilize caso seja de agrado. Para bebês, normalmente as fitas são de cetim, para adultos pode ser utilizados outros materiais que a deixariam mais discretas.
Essa técnica consiste em comprar uma tiara simples, normalmente lisa e adaptar com trançados para enfeitá-la da maneira que preferir. Não precisa ser um trançado que cobre todo a tiara, pode ser apenas um detalhe, fica ao critério da pessoa.
Para que a fixação seja de qualidade, utilize cola de tecido que é bem resistente e não estragará a produção. É bem simples e tranquilo de fazer em casa, basta assistir alguns vídeos sobre: