Como Surgiu A Empresa Zara? Quando E Onde?

A Zara é uma grande empresa que fabrica roupas e acessórios voltados tanto para o público feminino quanto para masculino e infantil, possui uma imensa quantidade de lojas, estando presente em 96 países com cerca de 2260 lojas físicas e forte comércio online. Sua sede está localizada na Espanha, e a marca pertence ao Grupo Inditex, forte grupo no ramo da moda que detém diversas outras marcas, como: Uterque, Stradivarius, Oyshu, dentre outros. Existe também a Zara Home, que é voltada para produtos de casa.

A marca é considerada a mais valiosa da Espanha, sendo avaliada em cerca de 23 milhões de euros. Atualmente ela é uma das maiores marcas da moda mundial, no entanto, assim como as outras, ela possui uma história de evolução ao longo dos anos, crescendo gradativamente.

Como Surgiu a Empresa Zara: A Origem De Tudo

O sucesso da Zara se dá por diversos motivos, dentre eles está o formato das suas lojas, todas modernas e espaçosas, bem iluminadas, além disso, a marca segue as tendências da moda, com peças com estilo moderno e elegante. Outra característica da marca é que seus vendedores só se apresentam aos consumidores quando são chamados, deixando eles na maior parte do tempo livres para explorar as suas peças.

Zara

Zara

A sua história teve início com Amâncio Ortega Gaona, um jovem espanhol que aos 14 anos decidiu largar os seus estudos e se tornou garoto de recados de uma loja de camisas chamada La Gala, que era de grande importância na cidade de La Coruña. O interesse do Jovem Amâncio pelo universo da moda foi crescendo, e ao longo dos seus anos de trabalho ele notou que aquele era um ramo muito lucrativo.

Amâncio trabalhou para a La Gala por cerca de treze anos, depois disso, ele decidiu que era hora de seguir o seu caminho como empreendedor, claro, dentro do ramo da moda. O início da sua marca foi confeccionando roupas íntimas femininas e roupões de banho em um galpão localizado na sua casa, contando com a ajuda da sua família.

As Primeiras Lojas E Evolução Internacional

Apesar de condições de trabalho pouco favoráveis, as peças criadas pela família Ortega fizeram sucesso na cidade, o que levou Amâncio e sua esposa Rosalía Mera Goyenechea a sonharem em construir uma loja, o que se concretizou no ano de 1975, quando foi inaugurada a primeira loja da sua marca, na província da Galícia, no norte espanhol, chamada Zorba. Quando eles foram registrar o nome da marca, esse já existia, e então trocaram para Zara.

O sucesso da marca foi surgindo aos poucos, e logo eles conseguiram inaugurar mais lojas e começaram a atingir públicos das mais diferentes classes sociais, já que primeiramente a marca era adquirida pelas classes mais abastadas da sociedade. Iniciou um processo de investimento de distribuição e fabricação mais tecnológico e elaborado, o que fez com que o tempo de produção das peças fosse reduzido, o que ajudava tanto no valor dos produtos como na variação das peças, fazendo com que a loja conseguisse acompanhar as tendências da moda.

Apesar do sucesso, a Zara inicialmente não se preocupava muito com a publicidade, nem nacional muito menos internacional. Foi a partir dos anos 80 que se deu início a um processo de expansão internacional, criando novos modelos de peças que chamaram a atenção do mundo inteiro, tanto pela qualidade e design, quanto pelo preço mais acessível. Ao longo da década de 80 foram inauguradas lojas em outros países do mundo, além de grande expansão na Espanha, que continuou na década seguinte.

Um marco na história da Zara foi a abertura de uma loja em Milão em uma rua marcada por diversas lojas de marcas conceituadas, considerada a capital da moda, uma loja em Milão fez com que os negócios se tornassem ainda mais sólidos e de maior sucesso. A loja de Milão foi aberta em um antigo cinema, possuindo três andares, criando um ambiente inovador e muito chamativo. Em 2005 a Zara se expandiu ainda mais, inaugurando uma filial em Mônaco.

Sucesso Já Consolidado

Atualmente a Zara é uma das marcas com maior consolidação no mercado da moda, se tornando muito grande nesse ramo, sendo reconhecida como uma verdadeira máquina, que sabe investir em marketing da maneira correta, combinando com peças de ótima criação.

Um dos principais segredos da marca para o seu sucesso foi o formato de loja que ela desenvolveu, centrando inicialmente seu marketing em suas próprias lojas, sendo elas extremamente bem localizadas, em pontos de grande destaque, como a Avenida das Américas, no Rio de Janeiro, a Quinta Avenida, em Nova York, e a Regent Street em Londres.

Todos os detalhes da marca são extremamente bem pensados, seguindo um padrão comum em suas vitrines e decoração, focando em algo clean e moderno. Além disso, a marca prefere investir em suas lojas ao invés de investir na publicidade com pessoas extremamente famosas, já que a ideia é fidelizar o seu sucesso devido a sua qualidade, e não por influenciadores.

A Zara no Brasil

Zara no Brasil

Zara no Brasil

A primeira loja aberta no Brasil foi no ano de 1998, no Shopping Morumbi, em São Paulo. Depois, ela se expandiu para mais 16 estados, sendo eles: Distrito Federal, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Bahia, Pará, Ceará, Maranhão e Amazonas.

No Brasil a marca é dirigida pelo empresário João Braga, desde o ano de 2012, que deu início a grande expansão da mesma no país, dobrando o número de lojas, que passou de 27 para 56. A marca também possui o seu segmento Zara Home localizada no país, que atualmente já conta com quinze unidades espalhadas pelo país. A sede da companhia está localizada em São Paulo, no Alphaville.

Grande parte dos produtos é importada, no entanto, há produções brasileiras.

Trabalho Escravo Da Marca Zara No Brasil

No ano de 2011 foi ao ar pelo programa televisivo A Liga uma reportagem que acusava os fornecedores locais da marca em São Paulo de contratar empresas que promoviam um trabalho muito semelhante ao trabalho escravo, em condições extremamente precárias.

Foi realizada uma fiscalização por parte da Superintendência Regional do Ministério do Trabalho de São Paulo, que constatou que haviam trabalhadores de origem boliviana que viviam em condições análogas à escravidão, contratados de forma irregular e que produziam  para um fornecedor da marca Zara.

Na época a marca exigiu que a situação fosse regularizada imediatamente, assumindo a responsabilidade social sobre o caso. A partir de então ela assinou o Termo de Ajustamento de Conduta com o Ministério Público do Trabalho brasileiro, firmando que tinha compromisso diante dos seus trabalhos, sendo as promessas: melhoria das condições trabalhistas para os empregados do setor de fornecedores, controle majoritário sobre a cadeia de fornecimento que ela utilizava além de apoio para a integração de imigrantes na sociedade.

A partir desse acordo a marca investiu cerca de R$ 3,4 milhões em causas sociais no Brasil, sendo considerada pelo Ministério do Trabalho como um exemplo na dissolução de problemas trabalhistas. Ao longo dos anos ela passou a investir ainda mais em causas sociais no Brasil, com média de R$ 14 milhões anuais para causas sociais e ações de responsabilidade corporativa.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *