Podemos dizer que a moda é feita de vários estilos e essa é a parte bacana nesse mundo de glamour, que muitas vezes é mais despojado do que elegante, mas vale tudo, o importante é ter personalidade. A cada estação, durante os desfiles, o que se vê são as leituras dos estilistas sobre determinado tema e cada um cria de acordo com o próprio estilo ou seguindo o estilo da grife, dando várias escolhas para quem curte seguir a moda. Você pode ter um único estilo, pode seguir vários ou melhor ainda, pode misturá-los. Os estilos vão e vem, são reinventados, como tudo na moda, em alguns momentos uns estão mais em alta do que outros, desaparecem e voltam. No momento atual, por exemplo, o estilo rock glam está cotadíssimo, muito em alta. Aliás, esse é um daqueles que está sempre entre os preferidos de um grupo de pessoas, que nunca são esquecidos por completo. Talvez, isso tenha a ver com a sua origem.
http://www.youtube.com/watch?v=IcSHOObzitUO Glam Rock não nasce na moda, essa abreviação de “glamour rock” nasce no mundo da música, se trata de um gênero musical, que tem berço na Inglaterra, onde é chamado de “glitter rock”. Ele nasceu exatamente no final dos anos 60 e se tornou muito popular na década de 70. O seu grande auge aconteceu entre os anos de 1971 e 1973. Somente nos Estados Unidos, que esse estilo musical não conseguiu envolver a grande parte das pessoas, sua influência maior foi nas cidades de Los Angeles e New York. Tudo isso tem a ver com a moda, porque com estilo musical nasceu o estilo de quem gostava de curti-lo. Os amantes do rock glam se vestiam com roupas alegres, com brilho de purpurinas, saltos muito altos, lantejoulas e paetês faziam sempre parte da produção, sem falar na maquiagem, as mulheres não abriam mão dos cílios postiços e dos batons chamativos. Já os cantores desse gênero musical se vestiam de forma andrógina, com trajes que não poderiam ser chamados de outra coisa: extravagantes.
Nós brasileiros, também tivemos nosso representante desse estilo musical, o grupo “Secos e Molhados” e Rita Lee, foram alguns dos nomes do glam rock no Brasil. Toda essa conversa sobre como nasceu esse estilo nos serve para entender melhor como ele foi parar no mundo da moda e o que representa: estilo rock com mais glamour. Isso mesmo, é bem mais simples do que imagina vestir-se no estilo rock glam.
Como sempre acontece, esse estilo também foi reinventado, ganhou uma pegada nova. As cores, por exemplo, que caracterizavam esse estilo antigamente eram as coloridas e chamativas, mas na versão, digamos, moderna, elas deram lugar para: preta, cinza e prata. Essas são as tonalidades principais, o que não quer dizer que as outras cores também não possam fazer parte de uma produção rock glam. E o brilho continua firme e forte, paetês e lantejoulas são característicos desse estilo. Já que estamos falando de cores, vamos pensar em como variá-las e não ficar só no preto e prata básico. Normalmente, as meninas que amam o estilo rock glam optam pelo total black com uma “pitada” de prata, você pode trocar o prata pelo ouro ou ainda, o preto pelo azul escuro. Em ambos os casos, aposte nas cores “complemento” nos acessórios. Um maxicolar longo ou com muitas voltas é sempre uma boa opção. A cor vermelha, num tom bem forte pode ser uma variante para o seu look rock glam. Se você não é adepta do preto e vermelho, misture-a com prata ou branco.
Outras peças que não podem faltar no guarda-roupa de quem adota esse estilo são: leggings, calça slim e calça de couro. As três peças são mais aproveitadas se forem na cor preta. É uma espécie de roupa básica. Sobre elas você pode jogar aquela camiseta básica branca e completar o estilo rock glam com uma jaquetinha curta bordada com paetês. Ou simplesmente, usar vários colares longos na cor prata. Nos pés, aposte nas ankle boots, que tem tudo a ver com esse estilo. Quando você quiser usar o estilo rock glam mais ousadinha, aposte em um hot pants, de preferência com um acabamento especial, como bordados ou tachinhas. Para ficar um look bem despojado, use-o com uma camiseta básica e escolha um sapato bordado em paetês com um mega salto. As misturas de texturas entre as peças também podem dar o toque especial e diversificado para quem quer seguir o estilo. A bota de cano alto também pode entrar na sua lista de sapatos, de preferência com aplicações. Se temos que listar as peças de roupas que são necessárias para compor o estilo rock glam, são essas: calça de couro (preta slim ou leggings também estão valendo), camiseta bordada com paetês (de preferência nas cores preta, dourada ou prateada), um casaquinho curto também bordado com paetês (de preferência dourado ou prateado), jaqueta de couro ( a vermelha é melhor), camisetas básicas de malha, camisetas de malhas com estampas divertidas, hot pants (jeans bem surrado), muitos acessórios na cor prata e na cor ouro e ankle boots.
Claro que um guarda-roupa de uma garota rock glam pode ter muito mais do que listamos acima, aquelas são as peças básicas, para quem não está afim de entrar de cabeça no estilo, mas quer usá-lo somente de vez em quando. A última coisa que você precisa saber sobre o estilo é como colocar todas as peças chamativas em uma única produção sem errar. É mais simples do que possa parecer, use o bom senso e adote a regrinha do equilíbrio. Se a parte de cima é chamativa, não exagere na parte de baixo ou vice-versa, e mais, os acessórios são para complementar quando o look está meio apagadinho. Um exemplo simples para não errar: se a blusa é de paetê, nem pense em usar colares e mais colares, use um mega bracelete na cor dela. O estilo rock glam é para quem gosta de se sentir jovem, informal e ao mesmo tempo glamourosa, cheia de estilo e personalidade.