Moda Andrógina

A moda andrógina é mais um estilo do que uma tendencia, mas o conceito de androginia mexe com a questões como a sexualidade e o comportamento, o que muitas vezes pode ser um erro. Adolescentes tem uma certa tendencia natural para eleger grupos ou tribos com as quais se identifiquem, e uma das principais formas de se sentir integrado a um destes grupos está na sua forma de se vestir, ou seja, as roupas que são usadas trazem uma linguagem de referencia, uma mensagem que pretende ser clara quanto ao seu estilo atual, embora nem sempre esta pretensa clareza seja entendida por todos. Há um certo clima de polemica envolvendo o estilo andrógino, mas ainda assim ele faz parte da moda e tem os mesmos movimentos de todas as tendencias, vai e volta com o passar dos anos, enquanto algumas pessoas mais determinadas o assumem como uma marca pessoal, um estilo mais definido.

Estilo

O Perfil dos Andróginos

existem muitos enganos em relação ao estilo andrógino de ser ou de vestir, pois comumente meninos delicados que usam um estilo mais formal de vestir, conhecidos como “almofadinhas”, são rotulados como andróginos. Da mesma forma as meninas que tem uma imagem mais masculinizada, no que se refere as formas de seu corpo e rosto, sofrem com este tipo de rótulo. Em outros contextos os andróginos são vistos como pessoas hermafroditas, ou seja, as que tem ambos os sexos. Enfim, muitos enganos em torno de um mesmo tema. Andróginos são uma mescla sutil de qualidades femininas e masculinas, de tal modo que não permite confusões quanto a sua sexualidade, ou seja, podemos dizer que a androgenia está presente em cada ser e não tem a ver com as suas opções sexuais. Este conceito vem sendo usado no mundo da moda a exemplo do que se chamava anteriormente de moda unissex, é apenas um estilo particular de vestir na moda feminina e masculina.

Hermafroditas

Veiculação de Imagens

Muitas vezes a polêmica gerada em torno da moda andrógina se dá muito mais em função das imagens utilizadas para retratá-la do que na forma como as pessoas que adotam o estilo encaram suas escolhas na vida. É comum vermos em revistas, internet, na mídia em geral, imagens insinuantes de belas modelos entrelaçadas induzindo a conceitos ligados a sexualidade, gerando confusão a respeito do tema já que existem diferentes pontos de vista. É fato que a oda e outras formas de influencia social tem poder sobre a sociedade, mas quando adolescentes escolhem suas roupas buscam representar sua identidade que está em formação, e mesmo que adotem um estilo andrógino os sinais de sua masculinidade ou feminilidade estão presentes nos detalhes, mesmo porque nesta fase as diferenças são uma necessidade de ambos os sexos, que nenhum estilo de moda consegue superar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>