A moda hoje em dia gira em torno de tendências. Tá na moda, não está na moda, é brega, é fashion, é estilo, é feio, bonito, mas será que não há nenhuma tendência que fique e perdure por gerações e gerações?
Em todos os canais de comunicação podemos encontrar notícias e até mesmo recomendações de como usar as coisas que estão em alta, mas temos certeza que você já se deparou com tendências que sempre estão em alta, não?
Acontece que a moda é dividida em três subgrupos, para poder “vender” o passado, o presente e o futuro. Vamos entender um pouco mais sobre isso.
A Moda e sua Divisão
Quando uma marca, uma grife ou um estilista vai criar uma coleção, ele sempre pensa em três coisas: nos produtos básicos, fashions e vanguardas.
-
Produtos Vanguardas
O produto vanguarda é como se fosse uma antecipação do futuro. Ele não vem em grande quantidade nas lojas. Podemos dizer que o que hoje é fashion foi vanguarda há algum tempo. Normalmente os produtos vanguardas são taxados de estranhos, loucos, absurdos e por aí vai. Por isso são poucos os que usam esse tipo de produto. O ideal do produto vanguarda é ser aceito pelos consumidores ao ponto de se tornar fashion.
-
Produto Fashion
O produto fashion é aquele que está na moda, que todo mundo tá usando, que todo mundo quer usar. A maioria das peças que estão à venda são produtos fashions. O que é fashion tá na moda. O produto fashion pode chegar a ser um produto básico e provavelmente já foi um produto vanguarda.
-
Produto Básico
O produto básico é um produto que provavelmente já foi fashion e que continua nas paradas. Ele pode não ser uma das tendências principais que estão à venda, mas é um produto que posso usar despreocupada pois não serei considerada brega. O produto básico também é aquele produto que a gente sempre vai encontrar na loja.
Peraí, vamos ver se tá tudo claro. O produto básico é uma tendência que já esteve em alta, já foi um produto fashion mas hoje é um produto “queridinho” por todos e pode ser encontrado com muita facilidade. Ou seja, é uma tendência que nunca sai de moda? Isso mesmo. Existem algumas tendências que nunca saem de moda e elas são chamadas de produtos básicos. Você quer exemplos desses produtos? Então vamos lá!
Exemplos de Tendências que não Saem de Moda
Como dissemos, os produtos básicos são tendências que sempre estão nas vitrines, podendo ser usados ou não, sendo tendência ou não. Existem várias tendências que não saíram de moda, e você conhece (e usa) várias delas. Quer ver só?
-
Calça Jeans
O jeans entrou na indumentária como um fardamento e hoje em dia toda pessoa tem, no mínimo, uma calça jeans. A calça jeans existe em vários modelos: reta, cigarrete, capri. Pode ser vista mais básica, sem lavagem nenhuma ou mais detonada. Também pode ser vista em jaquetas, bolsas, boinas e afins.
-
Camiseta Branca e Preta
Uma peça que toda pessoa também tem. Seja para fazer um look mais básico com uma calça jeans, para usar com um blazer, para dar uma balanceada com saias e shorts estampados, a camiseta branca entrou para a lista de tendências que não saem de moda por ser uma mão na roda na hora de fazermos uma produção. Podemos usá-la como camiseta ou como regata. Pode ser mais soltinha ou mais colada ao corpo. Isso vai de estilo para estilo. Outra camiseta que entra na lista junto com a camiseta branca é a camiseta preta. Vamos lembrar que branco e preto são cores básicas, combinam com tudo e sempre estão em alta.
-
Animal Print
A estampa que imita a pele do animal. Sim, o animal print vem para colocar para fora as nossas feras embutidas e sempre está em alta no inverno mas isso não impede que usemos essa tendência durante o verão (até porque ela é tendência do verão 2013/ 2014). O animal print, principalmente as estampas mais conhecidas como a de oncinha e de zebra sempre podem ser encontradas com facilidade.
-
Listras e Poá
As estampas geométricas também entram nessa lista. As listras e a estampa de bolinhas (mais conhecida como Poá) viraram tendência forte nos anos 50 e 60, respectivamente. As tendências foram tão boas que podem ser encontradas até os dias de hoje. Lógico que ao usar essa estampa você vai se lembrar dessa época, mesmo sem ter vivido nessa época, mas você não vai ser considerada brega ao usar essa estampa.
-
Pérolas
As pérolas entraram na moda com um empurrãozinho da estilista Coco Chanel. O colar de pérolas foi instaurado no mercado junto com tantas outras peças que Chanel eternizou, mas além do colar de perolar, podemos usar várias outras peças de perolar que estaremos lindas e na moda, como os brincos e pulseiras. E as pérolas podem ser pequenas ou maiores, isso vai do tamanho que você gosta de usar.
-
Tubinho Preto
“Toda mulher precisa de um pretinho básico”, quem nunca ouviu essa frase, não é mesmo? O preto emagrece, dá sensação de luxo, de poder, de elegância. Como já dissemos na tendência das camisetas, a cor preta é uma cor básica, combina com tudo e serve como um truque, um coringa. O vestido tubinho é um vestido colado ao corpo, que acentua as curvas que o próprio corpo já tem. Juntando isso com a cor preta, quer algo mais sensual? Quando as mulheres querem parecer lindas e luxuosas elas apelam para o tubinho básico. O modelo do vestido pode variar para um mais decotado, mais longo, ou com uma saia mais rodada, mas o pretinho se mantém para deixar o poder feminino fluir.
-
Argolas
As argolas são outras que nunca saem de moda. Combinadas com o penteado certo, elas valorizam o rosto e o colo de sua usuária. De vários tamanhos, cabe a você escolher qual combina melhor com seu rosto.
Podemos listar ainda muitas outras tendências que nunca saem de poda. Estampas, peças, saltos, sandálias, acessórios… Sempre há aquela tendência que já passou mas ainda pode ser usada. Tendências assim são ótimas. Se você tem uma peça do verão passado, que ainda está em boa qualidade e se enquadra em um dos itens citados acima, pode tirá-la do armário e usar porque ser básico é estar na moda.