Guru Tim Gunn grava novo vídeo
Tim Gunn gravou novo vídeo para conscientizar os consumidores de moda alta costura que não há necessidade de torturar e massacrar milhões de animais para que suas peles e couro possa ser usado em roupas e acessórios. Parceiro da organização não governamental Peta, Tim Guun explica que com as alternativas que o mundo dispõe atualmente nada se justifica que a indústria venha utilizar matéria prima que cause tanto sofrimentos aos animais. Tim Gunn é um estilista muito conhecido e tem um programa estilo Esquadrão da Moda onde descobrem novos talentos da cultura fashion.
A moda como ferramenta de preservação ambiental
Dicas sobre reciclar o lixo, desligar a torneira enquanto massageia os cabelos no banho e usar uma sacola de pano para as compras no supermercado são algumas orientações encontradas em pacotes de lojas de departamentos de redes que vendem marcas famosas e investem alto em campanhas publicitárias para o despertamento da consciência ecológica mundial. Importante é que a moda e o meio ambiente fazem parceria e começam a andar de mãos dadas encabeçadas por famosos que colocam sua cara nas ruas e mobilizam a opinião pública. Assim como Tim Guun, Sting e tantos outros cidadãos anônimos pelo mundo afora trabalham pela vida do planeta. Grifes famosas começam a investir na reciclagem e entraram na onda eco-friend dedicando suas coleções ao aproveitamento de materiais como pets para produzir uma lona-eco para usar como matéria prima nas suas bolsas, sacolas, chapéus e sandálias que além de serem muito confortáveis não agridem a natureza, exatamente ao contrário, contribui para o aproveitamento de resíduos que trazem tantos prejuízos ao meio ambiente.
Couro de peixe na confecção de produtos
Carteiras, bolsas, cintos, calçados e outras peças de vestuário já entraram na moda ecologicamente correta. A utilização de couro de peixe já virou moda e peças e acessórios são vistos desfilando na coleção de estilistas de moda. Projetos sociais são desenvolvidos em regiões brasileiras que produzem a matéria prima necessária para estes investimentos de moda. As cooperativas de pescadores, as populações indígenas da Amazônia ou as mulheres artesãs do nordeste brasileiro são populações alvos destes projetos sociais. Através de sua mão de obra e da produção da matéria prima necessárias são produzidas peças que estão na moda e é oportunizado o desenvolvimento de suas comunidades. Muitos são os brasileiros famosos envolvidos em projetos sociais que buscam o desenvolvimento sustentável do planeta. São parcerias que dão certo e mostram alternativas de desenvolvimento sustentável com o aproveitamento de couros de peixes, sementes, peças artesanais na moda produzindo peças de qualidade sem qualquer agressão ao meio ambiente.
Artesanato, outra alternativa
O artesanato é outra alternativa que traz desenvolvimento sustentável as comunidades e beleza as peças do vestuário. O estilista brasileiro Walter Rodrigues lança agora em outubro uma mostra da coleção moda 2010 para praia confeccionada com artesanato paraibano. Bordado, crochê, renda ou macramê aparecem em biquínis, maiôs e bolsas.
tem razao eu tenho somente 12 anos e meu sonho sempre foi e sera ser uma estilista de sucesso soque acima de tudo respeita os direito dos animais …. e pra falar a verdade ja fiz muitos desenos de estilismo e nao vejo a hora de me fomar em estilismo..