No último inverno, apesar da cartela de cores pouco variada, os estilistas criaram produções com uma forte mistura de tons. As tonalidades se equilibravam e davam o toque certo do look, passando o recado de quem estava vestindo, quando queria ser elegante ou quando queria ser mais despojada. A verdade é que na moda as formas, o tipo de corte, a variedade de peças se complementam com as cores. Elas são fundamentais para dar a harmonia de uma produção. Não é difícil imaginar que um vestido pode ter um corte perfeito, daqueles que somente um grande estilista poderia fazer, porém, se a estampa não for legal, ele perderá todo o glamour. Assim como a cor preta, que depende muito do tipo de peça, você pode ficar superelegante ou parecendo uma viúva. E a importância da harmonia entre cores e formas não para por aqui, as tonalidades ajudam a realçar as partes mais bonitas do nosso corpo e a disfarçar aquelas que não queremos mostrar, os nossos “defeitinhos”.
E todo esse blá, blá, blá é para falar que a mistura de cores do inverno deu lugar a ousada proteção monocromática no verão. E mais, uma tendência que vem para ficar ainda por um bom tempinho, já que as passarelas da Europa do fim do ano apontavam para esse tipo de look. Você sabe o que é um look monocromático? Fácil, né? Você vai montar uma inteira produção com peças da mesma cor. E não estamos falando de tom sobre tom, é tudo igualzinho mesmo, que pode ser da cabeça aos pés ou ganhar uma nova cor somente nos acessórios. Pode parecer fácil criar um look monocromático, mas na verdade não é, existem alguns detalhes que devem ser levados em consideração. Para começar você tem que escolher a cor certa para o seu tom de pele, por exemplo, uma mulher com a pele bem clarinha não poderá nunca adotar um look monocromático nude.
Outro cuidado muito importante para quem está querendo adotar um look monocromático é em relação ao tipo de peça e a cor escolhida. Já falamos lá no início que um look todo preto pode ser elegante ou de viúva. Uma produção toda branca pode ser romântica ou de enfermeira. É preciso saber escolher as peças certas. Você não precisa ter medo de errar e escolher somente peça única, um vestido ou macacão, por exemplo, aí não vale, fica muito fácil. O legal de criar um look monocromático é ter de duas peças ou mais. Isso mesmo, mais, porque a sobreposição das peças nesse tipo de produção fica muito legal.
Quando você quiser mostrar que tem muito estilo e está antenada na moda, pode criar, por exemplo, um look monocromático da seguinte forma: um short com corte de alfaiataria de tecido bem fino, uma camisa (tipo masculina, bem na moda) também em tecido leve da mesma cor, pode dar uma quebrada com um cinto num tom acima. Depois coloque um colete sobre a camisa, sempre da mesma cor, porém, escolha um modelo em tecido diferente, com outra textura. Esse jogo de texturas valoriza ainda mais o look monocromático.
Falamos tanto do preto que tem que tomar cuidado, então anote a dica de como criar um look monocromático com essa cor sem errar. Escolha a parte de cima, isto é, a blusa, sempre com um corte leve, diferente, de preferência em tecidos mais finos. Sabe aquelas blusinhas com cara de festa? Então, tem que ser assim. Já a segunda peça pode ser saia, bermuda ou calça, com as duas primeiras, um modelo simples já fica bem legal, porque a blusa dá o recado, já com a calça, evite cortes retos, prefira com bolsos ou ouse com uma calça de couro. Lembrando que tudo depende também para onde você está indo e a que horas. Não vale usar a calça de couro com o sol do meio-dia na cidade do Rio de Janeiro!
As cores que mais fizeram sucesso na Europa quando o estilo é o look monocromático, foi o nude,verde bem claro e salmão. Claro que não faltaram muitas e muitas produções nas cores preta e branca. Para você saber se o seu look monocromático pode chegar até aos pés e acessórios ou não, dê aquela olhada crítica no espelho. Se você achar que tá demais, capriche em uma sandália neutra e discreta, assim como a bolsa, se você achar que ainda pode ousar faça sem medo de errar. Na frente do espelho, não temos como errar.
Se você está insegura, mas gostaria de apostar em um look monocromático, aposte no marrom ou caramelo. Esse sim, você pode colocar da cabeça aos pés e o resultado é perfeito sempre, não tem como errar. Sem falar que o marrom, de acordo com a peça que você escolheu, pode fazer a linha chique, assim como pode fazer a linha despojada. Os terninhos também são uma boa maneira de começar com o look monocromático. De cara, eles já são para serem usadas de uma única cor as duas peças, você vai precisar somente de uma camisa da mesma cor e aproveite e use o sapato da mesma cor, complete usando uma bolsa bem diferente. Você não precisa montar um guarda-roupa monocromático para entrar na moda. Principalmente se você não está segura se gosta ou se fica bem para você. Comece comprando uma peça conjuntinho que já seria monocromática e que seja fácil de ser separada e usada com outras cores. O nosso conselho é sempre começar pelo marrom, nada daquele marrom fechado, opte por tons mais “leves”, estão na moda e ficam bem para qualquer tipo de pele.
E para finalizar, não se esqueça de experimentar e escolher a cor que fica bem para você. Sendo um look monocromático, chamará ainda mais atenção e se for uma tonalidade que te dá um efeito apático, opaco, aumenta ou diminui as suas medidas, é melhor não usá-la. Se você gostar de look monocromático, não deixe de incluir no seu guarda-roupa uma produção preta e a outra branca. Mas, um lembrete importante, preto desbotado com novo não vale e branco encardido também não.