Formas de Usar Lenço na Cabeça

O verão chegou com tudo e nós mulheres estamos “dando nossos pulos” para enfrentá-lo da melhor forma possível e sem sair da moda. Além das recomendações médicas de beber muita água e muito protetor solar na pele, devemos usar roupas leves para um maior conforto e usar nossas artimanhas para enfrentar o calor sem muitas complicações.

Mulheres, desde os primeiros indícios da historia, tem o hábito (diria até necessidade) de ter o cabelo longo. O cabelo longo nos permite muitos penteados, mas nos dias mais quentes acaba nos dando uma dor de cabeça. Para quem não tem muita paciência para lidar com os fios longos a opção mais fácil e prática é a tesoura. Sim, cortar os fios.

Mas há aquelas pessoas que não querem “livrar-se” facilmente dos cabelos longos, e procuraram alternativas para enfrentarem os dias quentes sem abrir mão do cabelo longo.

http://www.youtube.com/watch?v=OOXf_5PcB0Q

Truques e Artimanhas

Quem quer, consegue um jeito. E para não cortar as madeixas para refrescar o calor, as donas de cabelos longos pesquisaram e aderiram a vários truques para enfrentar os dias quentes. À priori, foram “criados” os penteados que deixam a nuca à mostra (evitando que aquela área fique suada). Rabos de cavalo e coques ganharam as cabeças da mulherada, mas para elas isso não foi suficiente.

Na busca incansável para refrescar-se do calor sem ter que apelar para a tesoura, as mulheres descobriram um grande aliado: o lenço.

Lenços

Apesar de não ser um acessório desconhecido pelas mulheres, o lenço foi, por muitas décadas, ignorado pelas mulheres por não ser sinônimo de glamour. O hoje considerado it-acessório por muito tempo apenas auxiliava a proteger os cabelos de certos afazeres como na hora de cozinhar ou na hora da limpeza.

Atualmente, o lenço é uma tendência com uma pegada forte. No inverno de 2012, ele veio no pescoço. Agora no verão de 2013, ele vem nos auxiliar a reguardar nossos cabelos e deixar nossa nuca livre para o vento. O lenço deixa o look mais despojado, então aproveite-o para deixar o look menos formal.

A prova de que o lenço não é coisa da atualidade é que a princesa Grace Kelly (falecida em 1982) e a eterna Bonequinha de Luxo, Audrey Hepburn (falecida em 1993) já usavam o artigo em suas respectivas juventudes.

Quando Usar?

O lenço é uma boa pedida para os dias frios e quentes. Tratando-se do verão, o lenço é um ótimo acessório para aqueles dias em que seu cabelo está meio revoltado, ou está sujo e não é dia de lavar, ou até mesmo para a praia, onde o frizz adora aparecer. Mas vale lembrar que não é todo lenço que serve para ser usado na cabeça.

Os lenços ideais para a cabeça são os bem leves, confeccionados em tecidos naturais, como o algodão e a seda, que por serem naturais, ajudam a reter o calor.

Por ser mais informal e despojado, os lenços devem ser usados durante o dia e em eventos informais, como em passeios no parque ou no shopping, festas diurnas, entre outros.

Como Usar?

Se possível, procure criar um jogo de contraste entre o lenço e o restante da roupa. Coisas combinadas são formais demais, e o lenço foge de formalidades. O contraste também dá mais força ao look, deixando o visual mais moderno.

O lenço, dependendo do tamanho, pode ser usado como turbante, bandana, ou como faixas. Além do mais, o lenço pode ser usado por todos os tamanhos de cabelo (lembrem-se que portadoras de câncer, ao iniciar o tratamento químico, apelam para o lenço).

O lenço fez sucesso como tendência no inverno e subiu um pouco, conquistando várias famosas. Vamos ver agora como usar esse acessório no dia-a-dia.

Formas de Usar o Lenço

Vamos aprender algumas ideias de amarrar o lenço na cabeça de uma forma prática e rápida. A primeira forma que vamos aprender é usando o lenço como uma faixa.

Faixa

Nesse modo, quanto maior o lenço (em comprimento) melhor. Se esticar, melhor. Posicione a metade do lenço bem no meio da nuca e cruze o lenço no topo da cabeça. Volte as pontas para a base da nuca e cruze novamente. Amarre as pontas do lenço. Está pronto!

Lenço

O lenço para essa forma deve ser largo e quadrado. Nesse tipo, o de seda fica melhor, por ser mais macio e fácil de usar. Dobre o lenço em diagonal para formar um triângulo. A ponta maior (a que fica de frente para a hipotenusa) deve ser dobrada até o meio do triângulo. Dobre a ponta novamente ao meio, sem chegar à outra ponta. Com as pontas direcionadas para a frente, coloque o lenço na cabeça. Amarre no topo da cabeça com um nó firme e depois com um nó mais suave. Esconda as pontas por dentro do lenço.

http://www.youtube.com/watch?v=_9cBrA4obAM

Turbante

Com um lenço semelhante à faixa, posicione a metade no centro da nuca. Torça as duas pontas acima da testa e passe para trás, dando um nó. Agora, cubra a cabeça com as pontas que sobraram e, caso sobre alguma ponta desse passo, esconda-a por dentro do lenço.

Rabo de Cavalo

O lenço também pode ser usado com o cabelo preso, como em um rabo de cavalo. Faça o rabo de cavalo na altura desejada, e pegue um lenço em formato retangular ou triangular e passe por volta da liga que prende o cabelo. Dê um nó simples, fazendo com que o nó e as pontas fiquem na parte de cima da liga.

Coque

O lenço também fica bonito com um coque. Se possível, um coque rosquinha. Com o coque pronto, você pega um lenço quadrado e dobra-o várias vezes até que ele fique fino. Bote o lenço na raiz do cabelo, na base da nuca e faça um nó um pouco acima da testa. Se o lenço for grande, você pode fazer um laço. Com o mesmo coque rosquinha você pode cobrir a liga. Uma sugestão é que o lenço seja com estampa de Poá. O penteado vai ficar bem anos 60.

O lenço é um acessório que nos ajuda a mudar o look, permitindo-nos prender o cabelo com o próprio lenço ou finalizar o penteado. Despojado, moderno, informal, o lenço vai de uma praia a um shopping, do cabelo à cintura, sempre variando cor, estampa, formato, material. Para a cabeça, prefira os lenços mais macios. Agora, lenço na cabeça e fuja do calor.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Tendências

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *