Atualmente, para estar bem vestido, você não precisa portar uma boa roupa, mas saber combinar todo o conjunto (roupa, maquiagem, cabelo e acessórios). É claro que devemos saber as ocasiões para usar cada roupa mas, além disso, devemos saber como combinar tudo para não sairmos iguais a palhaças, certo? Para estar bem vestido, hoje, os designers e personal stylists prezam o conforto e, principalmente, o estilo da pessoa. Lógico que existem peças mais marcantes, que evidenciam o estilo da pessoa, e que seja um coringa nas produções, mas você pode misturar estilos também, justamente abusando dessas peças coringas. Mas o que vem a ser essas tais peças coringas?
http://www.youtube.com/watch?v=bgKSM_k9nvcPeças Coringas
Peças coringas nada mais é do que aquela peça que pode ser usada em vários looks, podendo salvar o mesmo. Normalmente associamos essa ideia de salvar um look aos acessórios (brincos, pulseiras e braceletes, colares…), mas existem peças que podem dar uma cara completamente diferente à uma produção, sem pertencer a um estilo próprio. Exemplo disso são os cintos e os coletes.
Os Coletes
Os coletes começaram sua história na moda como uma peça masculina. De corte reto, sem muita alteração de cor ou estampa, eram confeccionados em cores sóbrias e frias (preto, cinza, branco…) para compor o conjunto com o terno, sobretudo e afins. Com a função de sobreposição, o colete acabou ganhando espaço no guarda-roupa feminino. Não se sabe quando nem porque, mas atualmente é mais comum ver nas ruas uma mulher usando um colete do que um homem. Alguns homens mais ligados à moda costumam usar no dia a dia os coletes, mas os coletes ganharam fama e alterações com as mulheres.
Variação dos Coletes
Como dito anteriormente, quando peças exclusivas do público masculino, os coletes tinham pouca variação. Com o tempo (e com o público feminino), essa peça foi ganhando muita variação quanto ao tecido, corte, estampa, textura… Vejamos agora alguns modelos e como usar esse item tão despojado e moderno.
-
Jeans
Um dos coletes mais coringas que existem é o colete jeans. O jeans é um tecido universal, com caimento bom para qualquer tipo de corpo, com muita variação de cor e de lavagens. Para usar o colete jeans sem errar você pode apostar na combinação colete + vestido soltinho. Um vestido básico, romântico sobreposto com um colete jeans fica lindo. O “peso” do colete quebra o romantismo do vestido, dando um ar mais descontraído à produção. Lembre-se de usar também uma sandália mais “pesada”, para em conjunto com o colete entrar em contraste com o vestido. O colete jeans também combina muito com camisetas básicas quando usadas com uma saia ou até mesmo com uma calça jeans. O colete tira o ar básico da camiseta + peça de baixo, dando uma repaginada. Combina bastante com um sapatinho sem salto, estilo Oxford ou tênis sem meia.
Dica: com o colete jeans você pode sempre apostar na cor branca, seja na camiseta ou no vestido. Sempre vai combinar e nunca vai ficar clichê.
-
Colete de Alfaiataria
E quem disse que a alfaiataria é apenas masculina? Como dissemos, o colete é uma peça nascida nos guarda-roupas masculinos. O colete de alfaiataria é um colete mais sequinho, mais “limpo”, mais fino, de tecido mais leve e que praticamente nem sentimos no corpo. O colete de alfaiataria combina muito bem com o estilo casual. Camiseta, short/calça jeans + colete é um ótimo look para um passeio com as amigas. Também fica ótimo com peças românticas: babados e franzidos quando combinados com um colete de alfaiataria ficam ainda mais bonitos. O colete de alfaiataria também fica perfeito com outras peças de alfaiataria, como um short. Como o colete de alfaiataria é mais sequinho que o jeans, você pode abusar de cores e estampas nas peças do look, deixando para o colete a função de “limpar” o visual. Combine com o look boinas e chapéus. Principalmente se seu estilo for romântico ou casual, respectivamente. Como dissemos, os acessórios vem para completar uma produção.
-
Couro e Veludo
Para usar o colete de couro e veludo deve-se ter muito cuidado. Esse material requer muita atitude e estilo. Geralmente em cores escuras, combine o colete com a calça ou o short, é uma forma de não errar na mão. Podem ser combinados com tênis ou saltos, dependendo da ocasião. Para evitar erros, combine também com blusas claras, de preferência brancas.
-
Franjas
Uma tendência que veio com força no inverno 2013 são as franjas, e por que não aderí-las aos coletes? Um colete feito de crochê (outra tendência deste inverno) fica muito bem acabado com as franjas, além de estiloso. Outra dica para esse tipo é usar também com camisetas básicas. As camisetas em cores claras (quando o colete for escuro) é uma dica a ser seguida.
Dicas Gerais
Depois que o colete ganhou os guarda-roupas femininos, ele ganhou uma nova roupagem. Ganhou destaque com modelagens diferentes, cortes diferentes, estampas, tecidos, funções, comprimentos… Assim como existem essas diferenças entre os coletes, os nossos corpos também se diferem um do outro e existem algumas regrinhas que facilitam a nossa vida na hora de escolher um colete para nós.
- Os coletes jeans, mesmo pesados, ficam ótimos no verão. Isso porque, como já foi dito, eles ficam lindos quando combinados com vestidos românticos (que geralmente são leves).
- Os coletes curtos não são muito indicados para as baixinhas. O colete dará a impressão de que o tronco é menor. Para pessoas baixinhas é melhor um colete mais longo ou com risca giz (são mais pontudos na frente, que acaba alongando o tronco).
- Para mulheres que tem um busto mais avantajado, nada de fechar o colete ou usá-lo muito justo. O ideal é que o colete seja usado aberto, para que não “atarrache” o busto, dando mais conforto e uma melhor visualização.
- Se você quer usar um colete mais justo, saiba que ele é melhor para marcar a cintura. Se o seu ideal é esse, bingo! Se não, fuja desse tipo de colete.
- Se for usar um colete largo, cuidado na hora da escolha da roupa de baixo. Nada de usar muito volume, pois isso dará mais volume ao colete.
- Os coletes de alfaiataria são os melhores coringas. Combinam com quase tudo: combinam com shorts e calças, vestidos e saias, tênis e saltos, estilo casual ao clássico… Tudo depende do seu estilo.
- Coletes com mais brilho, como os de paetê, são mais ideais para a noite. Cuidado para não exagerar nas peças de baixo, o colete já está chamando atenção!
- Para quem é gordinha, a sugestão é usar um colete de cor escura e aberto. Normalmente as gordinhas tem mais busto (dica dada logo acima!) e a cor escura e aberta dá a alusão de ser mais magra.
- Os coletes de pelos (usados no inverno) são mais aconselháveis a serem usados com calças. Quando usados com saias, usar com meia calça (lembre-se do inverno). Combinado com peças de couro, como uma calça, fica bacana.
Agora que já vimos vários tipos de coletes e várias formas de usá-los, nada de usar qualquer colete. Lembre-se sempre de respeitar o seu estilo e o seu tipo de corpo. Preze o conforto e a qualidade, além de sempre estar na moda.