O terno feminino é uma roupa bastante democrática e que garante a quem usa uma dose extra de estilo e elegância. Muitas personalidades do cinema, e da TV já aderiram ao look, mas nem todos sabem como usá-lo da maneira correta.
Como sabemos, já faz bastante tempo que o terno deixou de ser um artigo exclusivo do armário masculino, e em razão da beleza e do corte é um estilo que tem passado ileso por todas as mudanças da moda. Até porque ele tem se remodelado e adaptado ás mais diferentes propostas de gosto e estilo.
Dicas Para Escolher o Terninho Certo
Na hora que for sair para comprar seu terninho, é bom lembrar que há alguns segredos preciosos para não errar quando for escolher o mais adequado. A primeira coisa que deve ser vista é o corte, pois não deve nunca ser aquele mesmo usado em ternos masculinos e, além disso, deve ser mais curtinho e bem ajustado às curvas femininas.
Uma coisa que poucos sabem é que as peças que compõem o terno não precisam ser necessariamente iguais, pode-se variar tanto no padrão quanto na textura. Esses itens conferem uma maior mobilidade e graça às peças. A melhor coisa no uso do terninho fica por conta de sua versatilidade, já que pode ser facilmente usado no ambiente de trabalho e ainda num compromisso noturno. Sendo uma composição extremamente elegante e até sensual, dependendo da modelagem que lhe é empregada.
Até as artistas famosas, como Jéssica Alba, já caíram na tentação dos terninhos em ocasiões mais sociais. No caso, celebridade usou um modelo preto básico, bem ajustado, e, por baixo, uma bela camisa branca, finalizando o look com um scarpin de alta qualidade. Além dela, outras ainda também já adotaram o terninho como coringa, a exemplo de Cate Blanchett que o vestiu em uma estreia de um filme. No entanto, ao contrário de Jéssica, Cate optou por um corte mais folgado e bem semelhante ao usado pelo público masculino.
A História do Terninho no Armário Feminino
O terno, que já foi uma vestimenta exclusivamente masculina, passou a fazer parte do guarda-roupa feminino somente nos anos 1960, graças ao talento e visão do estilista francês Yves Saint Laurent. Mas somente nos últimos tempos voltou a ser tendência, especialmente nas coleções de inverno e verão de famosas grifes como Givenchy, Hermès, Giambattista Valli, Jean Paul Gaultier, Antonio Berardi, Balenciaga e também Gucci.
Segundo especialistas de moda o terno feminino já é uma grande realidade e isso pode ser provado, nas ruas e nas publicações referentes ao assunto. Todas apontam o terno feminino como sendo uma combinação que garante conforto e elegância nas mais variadas ocasiões.
Os Terninhos do Verão
O terno que fará parte da tendência do verão deve ter toda leveza e frescor que a estação pede, por isso, o branco será a cor adotada para que isso ocorra. Além disso, o corte atual prioriza o casaco acinturado e a calça bem mais seca e um pouco mais curta, deixando o tornozelo mais a mostra. O terno é uma peça que pode ser usada por todas as mulheres, e, no caso, o que vai definir o estilo de cada uma são os acessórios e a cor empregada na peça.
Desta forma, a composição se tornará criativa, romântica, ousada ou simplesmente formal. A única coisa que deve ser levada em conta com o tipo de terninho é que o mesmo deve ter um corte adequado ao corpo da mulher que vai usá-lo. Por exemplo, quem possui o quadril um pouco mais largo, deve optar por uma calça que tenha o corte reto e a boca mais ampla.
Onde Usar o Terno
Como o terninho é uma peça que caracteriza uma posição mais formal, a dúvida que a maioria das mulheres tem é saber onde usar a peça. No entanto, a resposta à indagação é bastante simples, ele pode ser usado em qualquer tipo de ocasião ou mesmo em um compromisso. Claro que mesmo que o terninho possa ser usado em qualquer lugar, sua utilização ainda requer algumas ressalvas. Em um evento formal, o terno necessita ser confeccionado a partir de um tecido mais sofisticado, sendo sempre usado com algum outro acessório elegante.
Outra facilidade do terno é que não precisa ser usado inteiro, ou seja, blazer e calça. Há a opção de se usar apenas o blazer acompanhado de vestido, minissaia, calça jeans ou shorts. Para isso basta obter informações de moda e utilizar os modelos mais atuais, como aqueles com spikes ou outros adereços metalizados, seguindo a última tendência da moda.
Como Usar Apenas o Blazer
O blazer sozinho pode até parecer uma peça séria, e pouco usável no armário da mulher. No entanto, há maneiras de usa-lo que transformam totalmente o visual, permitindo que a mulher se sinta extremamente à vontade usando a peça. Basta acrescentar um toquezinho de cor, um acessório despojado ou alguma outra peça. O visual com o blazer ficará perfeito e mais feminino do que se possa imaginar.
Blazer Com Shortinho
O blazer usado em composição comum com o shortinho jeans ou de tecido mais fino cria um visual bastante despojado, bem feminino e bonito. A principal dica para quem vai fazer essa opção é priorizar um blazer com modelagem mais curta e nunca usar um cujo comprimento seja maior do que o short, para não passar a ideia de que ele seja grande demais.
Muito e Muito Mais Cores
Para retirar todo o ar de seriedade do blazer, o negócio é investir em cores que sejam mais diferentes. O ideal é usar o vermelho, verde, azul, rosa, e até optar pelo branco. Essas cores darão vida nova ao look, deixando-o bem mais fashion e moderno. Atualmente ainda há diversos modelos estampados, com isso, só não cria novos looks quem não quer.
Blazer Usado Com Vestido
Talvez seja essa a maneira mais feminina e delicada de se usar a peça: com vestido. Usar vestidos por si só já garante à mulher uma maior feminilidade, e quando usados compostos com blazer, é possível neutralizar a aparência pesada que ele possa ter. Além disso, deixa a composição bastante bonita, confortável ainda acaba sendo uma excelente opção para o trabalho e para os dias mais frescos de outono.
Posts Relacionados
Aproveite para conferir outras de nossas dicas de como usar blazer feminino. Saiba como usar o blazer animal print sem exagerar nas estampas. Entenda de uma vez por todas qual é a diferença entre blazer e paletó e escolha o ideal para você.