Algumas peças de roupas podem ser usadas tanto em um “contexto” elegante quanto em uma ocasião mais informal ou totalmente despojada. Já outras são indicadas somente para uma situação ou outra, não deixam sombra de dúvida para que foram pensadas. Aliás, todo estilista quando apresenta uma coleção em um desfile, inicia pela as roupas de dia e fecha com aquelas para noite. Porém, em muitos casos para para “reciclar” aquela produção de uma parte do dia para a outra. Deixando de lado todas essas teorias, vamos ao que realmente interessa, que é saber como usar uma peça de roupa de forma elegante. Escolhemos o macacão para colocá-lo nesse “contexto”, uma vez que ele pode ser mais versátil do que possa parecer, já que é uma peça única. É muito comum, que as pessoas pensem que quando estão diante de uma roupa, peça única, como é o caso do macacão, mas também de um vestido, seja impossível criar. Um grande engano, dá para trabalhar produções em cima, principalmente com a ajuda dos acessórios e até mesmo com algumas outras roupas que servem para combinar.
Como Usar Macacão de Forma Elegante: Olho na Modelagem
A primeira coisa que você precisa pensar quando quer usar um macacão e ficar elegante é na modelagem dessa peça. Se ainda não foi comprada, é uma grande chance de não errar e escolher aquela certa. E dois critérios devem ser levados em consideração na hora dessa escolha: a modelagem elegante e aquela adequada ao seu tipo de corpo. Se você busca um macacão elegante prefira aqueles que são acinturados, para você saber se um modelo é assim, basta vestir e colocar um cinto grosso na cintura. Se você se olhar no espelho com o cinto e tiver a sensação de que está vestindo blusa e calça ele está perfeito. Se por acaso, estiver sobrando muito pano em cima ou embaixo da cintura, nunca dará o efeito elegante. Vamos também descartar, além dos modelos que podemos chamar de quadrados, aquele saruel, ele não consegue ser totalmente elegante, mesmo que seja feito da mais pura seda. Essa modelagem tem sempre essa pegada despojada, jovem, que pode ser usada numa situação arrumadinha sim, mas elegante não. As mulheres mais gordinhas devem preferir o macacão com modelagem camisa, que tem aquela manguinha para esconder os “defeitinhos” do braço, além disso, devem evitar os modelos com bolsos nas laterais. Aliás, se não tiver bolso nenhum, for shape seco, muito melhor. Já as magrinhas, devem apostar nos modelos com bolsos nas laterais e vale até atrás também e se tiverem pouco quadril, para não parecer uma tábua, que tenha pences na cintura, para criar mais volume. Atenção também ao decote, se você está em busca de um macacão elegante, não tem nada a ver modelos decotados demais, a não ser, que tenham aquele super decote, que quase deixa ver, mas não é tão evidente.
Como Usar Macacão de Forma Elegante: De Olho no Tecido
Se na modelagem vetamos alguns macacões, que não farão mais uma produção elegante, o mesmo recomendamos em relação a textura. Esqueça o macacão jeans e em tecidos pesados, como o brim. Para estar dentro de uma peça dessas e ficar elegante é preciso que seja feita em um tecido que tenha caimento. Não estamos falando somente de seda, mas de tecidos como viscose e até mesmo uma malha fina, dependendo de qual seja, pode cumprir bem o seu papel para um look elegante. As cores e as estampas também podem ser decisivas para ter um macacão elegante ou muito com a cara do verão. Se a ideia é ir em uma festa muito formal, mesmo que seja verão, prefira modelos de cor única. O preto é sempre um clássico e o preto com o branco é última moda. Mas, cores como verde e azul escuro ou uma estampa muito discreta podem conceder a elegância que você está buscando.
Os Acessórios Ideais Para Usar Macacão de Forma Elegante
Já tínhamos dito isso lá em cima, e vamos explicar melhor agora. Os acessórios podem dar o toque final a sua produção elegante. Aliás, aproveitamos para destacar de novo a importância deles em qualquer look. Graças a bolsa, sapato e joias ou bijuterias, a produção fica com muito mais identidade. Vamos começar pelos sapatos, que podem ser também sandálias de salto alto e porque não, sapatilhas. Neste segundo caso, somente se a ocasião elegante for durante o dia e exigir um sapato confortável. Para noite, combine sempre o seu macacão com sapatos ou sandálias de salto. As botas estão descartadas, elas “pesam” a produção. A bolsa também é daqueles acessórios que devem completar a produção e podem arruiná-la se a escolha não for feita como deve. Não precisa combinar com cinto ou sapato, ela pode combinar até mesmo com os brincos ou colar. O modelo clutch (tipo carteira) e a pochete pequena transversal, são as mais indicadas. Para ser elegante esqueça a big bolsa, não tem nada a ver.
O cinto pode ou não ser usado. Quando se faz menos questão de mostrar que se veste um macacão, ele pode ser usado para confundir. Se a ideia é mostrar que se trata da peça, não use o cinto. As joias devem ser escolhidas de acordo com o modelo do macacão e respeitando o que você mais gosta ou menos gosta, porém, com critério. Não vale colocar um brincão dourado e depois um colar prateado. Joias ou bijuterias devem seguir uma única direção. Se a escolha é por um maxi colar, o brinco deve ser discreto, é preciso equilibrar as proporções. O mais importante é colocar uma roupa que te faça sentir bem e que não chame nem mais e nem menos atenção do que você gostaria de chamar. Uma conversinha com espelho antes de sair sempre ajuda a entender se tem alguma coisa que precisa ser mudada ou está demais. E mais, é melhor errar para menos do que para mais, o excesso é um desastre que não tem como recuperar, a falta pode ser considerada apenas um modo de discrição.