A Moda dos Skatistas

A moda é composta por dois tópicos muito importantes: as tendências e o estilo. As tendências são lançadas periodicamente, divididas em dois lançamentos principais: Primavera/ Verão e Outono/ Inverno.

Moda-Skatista-Feminina

Moda-Skatista-Feminina

Sempre lançadas com uma antecedência de no mínimo 6 meses, as tendências são lançadas primeiramente pelas casas de alta costura, localizadas na Europa. Desse lançamento, grandes empresas se inspiram nas criações lançadas, e assim segue sucessivamente até que a tendência chegue ao mercado do consumidor.

A tendência surge, ganha massificação e morre, podendo permanecer em algumas estações, e voltando em releituras, mas nunca volta do mesmo jeito. E assim segue o mercado da moda.

O Estilo

Outra forma que mexe com o mercado da moda é o estilo. Coco Chanel dizia que “A moda passa. O estilo permanece”. E com essa afirmação de um dos maiores ícones da moda começamos a entender que estilo é tudo aquilo que o gosto pessoal e as características do indivíduo deixam transparecer através da indumentária.

Não só através da indumentária, mas nesse caso iremos tratar apenas desse tipo de estilo. O estilo pode já ter sido uma moda, mas trata-se de uma característica pessoal e intransferível. A pessoa tem o estilo romântico ou o estilo esportivo.

O estilo serve para diferenciar a segmentação das roupas, como surf wear, beach wear, roupas de festa… A maioria das marcas, atualmente, trabalha com um estudo profundo em cima do estilo que o público-alvo gosta e quer usar. Se o meu público tem um estilo romântico, por que eu iria vender roupas mais esportivas?

Geralmente, nos lançamentos de coleções, as grandes marcas lançam tendências que abrangem vários estilos. No verão 2013/2014, a Chanel trouxe para as passarelas o estilo rococó em abundância, simbolizando que o romantismo está em alta. Da mesma forma, também trouxe a etnia em estampas e cores, aumentando a força de estilos mais despojados.

Estilos Que Surgem Nas Ruas

Na moda, as tendências e os estilos geralmente surgem da alta sociedade, como já foi dito. O tricle-down (nome desse efeito) acontece da seguinte forma: as grandes maisons lançam as tendências e essas vão servindo de inspiração para que outras marcas possam criar suas próprias peças com o seu próprio estilo. Mas também há o caminho contrário.

Existem algumas tendências, acessórios ou até mesmo estilos que surgiram da massa e atingiram a alta sociedade. Um exemplo do bubble-up (nome desse efeito) são as havaianas e o estilo grunge.

O estilo grunge surgiu nas ruas, com jovens estudantes que não gostavam de se arrumar demais. Adoravam aquele jeans velho e confortável, com um tênis básico e uma camiseta. Tudo isso acompanhado de um cigarro fechava a produção, e esse estilo ganhou fama com o vocalista do Nirvana, Kurt Cobain. Até hoje o cantor é ícone do estilo que surgiu das ruas e ganhou a mídia.

Sk8er Style

Outro estilo que surgiu nas ruas é estilo dos skatistas. O sk8er style (expressão americana) surgiu a partir das pessoas que tem o costume de andar de skate e outros esportes semelhantes. Como normalmente andam em grupos, e pela prática em comum tem manias semelhantes, gostos semelhantes, expressões semelhantes e o jeito de se vestir semelhante.

O estilo sk8er é um estilo bem semelhante ao grunge. Um misto de conforto com praticidade, o estilo é bem comum entre os praticantes de esportes não convencionais. Normalmente quem pratica Le Parkour, skate, longboard e outros esportes considerados mais radicais tem um estilo mais despojado, podemos dizer até mais largado.

O estilo dos skatistas trata-se da junção de uma calça jeans, camisetas largas e tênis confortáveis. A calça não é uma calça simples. O estilo dos skatistas ficou marcado justamente pelas calças usadas por eles serem usadas de uma forma não muito convencional.

http://www.youtube.com/watch?v=jOHdESKJJBc

A calça quase sempre é usada com a cintura fora do lugar, geralmente com a cintura da calça na altura do quadril. Como a cintura está fora do lugar o uso do cinto é praticamente obrigatório. A partir desse jeito diferente de usar a calça que surgiu a inspiração para a calça sarouel, que tem o gancho mais alongado. Como a calça usada pelos skatistas tem a cintura mais embaixo, eles costumam usar blusas maiores do que o normal para poder compensar o que a calça não vai cobrir.

Outro hábito dos skatistas que se iniciou por causa do uso das calças rebaixadas é o uso de um short por baixo da calça. Um short básico mesmo, muitas vezes de tactel, que tem a função de não mostras as peças íntimas ao andar na rua.

Os tênis adotados pelos skatistas são, em sua maioria, confortáveis. A linha All Star ganhou fama por oferecer praticidade e conforto a esses esportistas. A única reclamação dos skatistas é que esse tipo de tênis não é tão acolchoado quanto outros tênis que foram confeccionados para tal prática. Marcas de sapatos criaram tênis específicos para skatistas, tendo esses tênis um design diferenciado, oferecendo um melhor conforto e segurança aos pés. Esse design foi desenvolvido através de estudos dos movimentos que os skatistas fazem durante a prática de tal esporte.

As Skatistas

E quem disse que mulher não anda de skate? O skate também ganhou o publico feminino e elas, para não perderem sua feminilidade no meio de tanto pano, optam por tops e calças bags ou boyfriend. Simula o estilo bem marcado que os meninos fizeram fama, mas com o toque mais feminino.

Acessórios

Assim como outros ramos da moda, os skatistas usam acessórios para agregar valor à produção. Se você parar para notar, a maioria dos skatistas usa boné. Geralmente o boné é de aba quadrada e quase sempre eles usam este acessório com a aba virada para trás, para ter mais estilo.

Pulseiras, cordões e pingentes também fazem parte do arsenal de acessórios dos skatistas. Anéis não entram nessa lista por um simples motivo: caso aconteça uma queda é quase certo que a presença de um anel machuque muito.

Nas Ruas

Nas Ruas

Os skatistas tem um estilo bem despojado, largado, solto. Não são muito ligados a tendências e tendem a procurar o que lhe der mais conforto. Prezam pela qualidade das peças. Quem vê na rua uma pessoa de blusão solto, calça mais rebaixada e boné na cabeça já prevê que seja um skatista. Mesmo não sendo considerado um estilo para ser investido com uma marca específica, os skatistas já conseguiram deixar marcado o seu estilo.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Roupas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Eu me amarro em skate,adoreiii td isso’hahahaha

    dyúh 4 de Maio de 2013 0:18

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *