Mulher é um “bicho” estranho. Tem mil opções do que vestir, várias roupas no guarda-roupa, mas tem mania de dizer que não tem o que usar. Muitas vezes a mulher está cheia de roupa lá, guardada, mas essas roupas podem muito bem não caber mais nela (sim, os corpos mudam) ou muitas vezes a mulher não sabe como vestir a peça. Não, não é como a roupa entra no corpo, mas sim como combinar a peça com outras peças, como usar a peça no dia a dia.
Outra coisa que também acontece e com muita frequência é as mulheres deixarem de comprar uma roupa que acham muito linda (e às vezes também está com um preço maravilhoso) porque não têm com o que combinar a peça ou porque não sabem usá-la. Mas não há razão para ter dor de cabeça. No mundo de hoje você pode buscar dicas de como se vestir bem, de como combinar roupas, de qual peça usar em blogs, sites e até mesmo aqui. Vamos aprender?
Peça Versátil
Se tem uma coisa ótima em ser mulher é a versatilidade que pode haver em seu guarda-roupa. Mas nem sempre foi assim. Houve um tempo em que a versatilidade pertencia ao guarda-roupa masculino e que as mulheres se vestiam todas iguais. Hoje em dia a moda preza para que as pessoas valorizem seu próprio estilo, o seu corpo e os seus gostos.
Você não é obrigado a vestir isso ou aquilo se você não gostar. Mas você também não pode se privar de vestir algo por não saber como usar. O que acontece é que o mercado de moda oferece uma infinidade de peças. São muitos tipos de camisas, blusas, camisetas, shorts, calças, vestidos, saias… Muitas vezes só muda um detalhe ou outro, o que faz você escolher pela estampa ou até mesmo pelo preço.
Às vezes, também, por gostarmos de um certo tipo, compramos sempre aquele mesmo tipo, e quando tentamos experimentar outro achamos meio esquisito. E quando falamos que existem vários modelos, existem vários modelos mesmo! Tomara que caia, de alcinha, decote em u, decote em v, manga bufante, sem manga… Saia comprida, saia curta, saia midi, saia jeans, saia mini, saia reta, saia lápis, saia godê, saia evasê.
Saia Evasê
A saia evasê é uma saia que até ronda os guarda-roupas femininos, mas algumas mulheres não sabem usar ou outras não gostam desse tipo de saia. Essa saia, assim como todas as outras, só tem a lhe favorecer, basta você saber o que quer ressaltar ou esconder. A saia evasê tem um corte que lembra a letra A, sendo mais afunilada na parte da cintura e mais aberta na parte da barra da saia.
A saia chega a ser um pouco parecida visualmente com a saia godê, mas tem lá as suas diferenças. A saia godê é mais rodada do que a evasê, usando até mais tecido do que a última. A saia evasê tem até mais vantagens do que a godê pois a saia godê deve ser evitada por pessoas que tem a barriga avantajada, ou que estão um pouco acima do peso. A saia evasê, por outro lado, ajuda a disfarçar essa mesma barriguinha que a saia godê evidencia. Você ainda acha que não saberá usar a saia evasê? Ainda tem alguma dúvida? Vamos aprender algumas dicas de como usar essa saia e ficar ainda mais linda?
Dicas Para Usar a Saia Evasê
Existem algumas formas de você usar a saia evasê. Ela pode ser usada como saia (combinada com uma blusa) ou como vestido propriamente dito. Vamos às dicas?
Saia com Blusa: Uma das formas mais comuns de se usar qualquer tipo de saia é combiná-la com uma blusa. A saia evasê, por ter volume na área da barra, fica melhor de ser combinada (visualmente falando) com uma blusa mais sequinha, mais justa ao corpo. Você pode combinar a saia com camisetas e blusas regatas. Se você gostar, pode usar com camisas (aquelas, com abotoamento central), mas lembre-se: a camisa é por dentro da saia. Quando for usar essa dica, dê preferência às saias com o cós largo, isso dá um ar mais sério à produção.
Vestido com Saia Evasê: Para os desinformados de plantão, um vestido nada mais é do que a junção da modelagem da blusa e da saia. Então, no vestido também há o uso de uma saia. Os vestidos com saia evasê são bonitos e práticos. Eles dão espaço para as pernas se movimentarem (coisas que vestidos, como o tubinho, não dão) e não são esvoaçantes como o godê e o franzido. Para usar um vestido com a saia evasê, nós damos a dica de você usar a cintura na altura da cintura (mais ou menos na altura do umbigo) ou com cintura alta. Se você está acima do peso ou se você tem o biótipo quadrado ou oval, recomendamos que você use a saia evasê (mesmo sendo saia e blusa) com a cintura logo abaixo do busto (a famosa cintura princesa). A cintura da saia localizada nessa altura ajuda a criar uma cintura.
Comprimento: Não há nenhum segredo de comprimento para a saia evasê. Apenas algumas dicas básicas e de bom senso. Não use minissaia na modelagem evasê, não combina. A saia evasê na altura da canela diminui a perna, se você é baixinha evite esse comprimento. Essa saia no meio da coxa ou longa fica muito linda, variando de romântico a chique por causa de alguns (muitos) centímetros.
O Uso das Estampas: Também não há proibição de estampas em saias evasês. Basta você fazer uso do bom senso. Se for usar a saia estampada, use a blusa lisa. Se a blusa é estampada, prefira uma saia lisa. Em caso de vestidos, prefira estampas delicadas: elas dão o ar romântico à peça. Agora que você leu todas essas dicas (e que nunca foram nenhum segredo), você ainda vai deixar de usar a saia evasê? Tire a sua saia do armário e combine com um salto, uma sapatilha ou uma rasteirinha (o que fizer mais o seu estilo). Se olhe no seu espelho e veja se está se sentindo bem. Se você aprovar o look (com ou sem o auxílio das nossas dicas), vá às ruas e arrase!
Posts Relacionados
Aproveite e confira as nossas dicas de como usar saia sino curta para montar diversos looks. Entenda qual é o modelo de saia ideal para cada tipo de corpo, para valorizar os pontos fortes. É possível, por exemplo, disfarçar pernas grossas com saia, basta usar o modelo correto para causar um efeito visual que te valorize.
Quem pode usar mini saia evasê?? gordinhas de pernas grossas,pode? ??