A Saia Ideal Para Cada Tipo de Corpo

Sabemos que cada pessoa tem seu tipo de corpo e sua personalidade. O tipo do corpo de cada pessoa varia de acordo com suas vivências.

Confira As Dicas

Confira As Dicas

Se a pessoa já praticou esportes, se já fez balé, se a pessoa tem uma boa genética para cuidar do corpo, tudo influencia na formação do corpo.

Atualmente são identificados cinco tipos de corpo feminino. Vejamos abaixo esses exemplos com algumas características:

  • Ampulheta – A mulher que possui o corpo em formato ampulheta, ou o famoso corpo violão, é aquela que tem a medida dos ombros igual ou semelhante à do quadril sendo as mesmas maiores que a medida da cintura. É o tipo de corpo que dá certo com quase tudo, tendo poucas exceções de roupas a evitar.
  • Triângulo – O corpo em formato de triângulo consiste nos quadris maiores que os ombros. Normalmente os seios são pequenos ou médios e a cintura é fina e baixa, conseqüência de um tronco longo.
Na Moda

Na Moda

  • Triângulo Invertido – Com a cintura fina, os ombros das mulheres que tem esse corpo são mais largos que o quadril. Geralmente as pernas dessas mulheres também são finas.
  • Retângulo – As mulheres “quadradas” possuem a medidas dos ombros, cintura e quadril igual ou semelhante. Essas mulheres costumam ter o tronco mais alongado e as pernas finas.
  • Oval – Essas mulheres possuem o corpo mais arredondado, principalmente na cintura. Seios, braços e costas costumam ser volumosos acompanhados de pernas bem desenhadas.

Cada corpo tem uma característica específica, principalmente nas medidas, mas essa diferenciação nas medidas acaba mudando outras partes como seios, pernas, volume… Cada tipo de corpo exige que seja evidenciada alguma característica e disfarçada outra, fazendo com que cada corpo tenha sua particularidade.

Agora que você identificou seu tipo de corpo, vamos aprender algumas dicas do que usar e do que evitar para valorizar seu tipo de corpo. 

Ampulheta

A mulher que tem o corpo com o formato ampulheta deve procurar valorizar as curvas, sem marcar exageradamente a cintura, suavizando as curvas do quadril.

Uma saia que combina com esse biótipo é a saia evasé. Essa saia equilibra o volume do quadril dando volume às pernas. A saia evasé pode ser aplicada um vestido que também irá valorizar esse biotipo. Outro tipo de vestido que combina com esse tipo de corpo são os vestidos transpassados. Esses vestidos ajudam a marcar a cintura, valorizando o colo e o quadril.

Para quem tem o corpo ampulheta, é melhor evitar vestidos e saias volumosos. Essas peças dão mais volume às peças, tornando o corpo desproporcional. Também não é legal usar cintura alta, pois vai demonstrar o quadril mais largo que a cintura. 

Triângulo

As mulheres com os quadris mais largos que às outras medidas devem dar volume aos ombros, disfarçando o volume do quadril.

A saia evasé também combina com esse biotipo, sendo em um tecido fluido, para dar movimento à saia. Vestidos com a cintura marcada abaixo do busto também valorizam esse corpo, pois essa cintura alta encurta o tronco  e alonga as pernas. O vestido transpassado também serve como coringa para esse biotipo.

Caso você tenha o corpo triângulo, evite saias balonés, com babados ou estampas chamativas. Saia lápis também não combina, pois evidencia o quadril largo. Vestidos frente única ou tomara-que-caia dão mais volume ao quadril, portanto, é melhor evitar. 

Triângulo Invertido

Quem tem o corpo triângulo invertido deve dar volume aos quadris, equilibrando essa medida com a medida dos ombros. Para essas mulheres, as saias evasés com um pouco de volume e estampadas vão dar um volume diferente ao quadril. Vestidos com volume na parte de baixo também deve ser peça do guarda-roupa.

É interessante que voce fuja de saias e vestidos justos, pois uma peça colada irá evidenciar o seu quadril estreito. Também fica feio usar uma peça com muito volume no quadril, que vai equiparar o biotipo ao ampulheta. Cintura alta não fica legal com esse biotipo pois vai revelar a diferença entre as principais medidas, revelando também que as pernas são mais finas. 

Retângulo

As mulheres sem cintura devem criá-las com as roupas, dando mais volume aos quadris e ombros. O interessante é que a cintura seja marcada levemente, sem tornar nada exagerado. Marcar a cintura com cintos ou faixas da mesma cor que a blusa ou vestido é uma boa dica.

Essa mulher pode usar uma saia cortada no sentido do viés, uma saia envelope, saia tulipa ou até mesmo a saia baloné pois essas saias darão um volume ao quadril. Os vestidos com recorte ou cintura marcada abaixo do busto também ajudam a dar volume ao quadril, evidenciando levemente a cintura. Vestidos transpassados também valorizam esse corpo.

A mulher “quadrada” deve evitar vestido colado ao corpo, já que esse vestido revelará as medidas reais e saias de cintura alta, que revelarão a falta da mesma. 

Oval

Essas mulheres procuram simular uma cintura, assim com as mulheres quadradas, mas também desejam afinar a silhueta, já que as mesmas são cheinhas e possuem os braços volumosos. Os braços devem ser evidenciados, já que são as partes mais finas do corpo.

As mulheres ovais devem apostar em saias evasés com um detalhe: a saia deve ser em tecido duplo e com pala larga, para não marcar o corpo e sustentar a barriga. Saias pregueadas, plissadas e franzidas são muito bem-vindas caso tenham a pala larga. Para equilibrar o volume do corpo, o comprimento ideal para esse biotipo é logo acima ou logo abaixo do joelho. Vestidos transpassados também ajudam a marcar a cintura.

Saias lápis, franzidas ou com elástico no cós devem ser evitadas. Essas peças só vão evidenciar o que queremos disfarçar. Vestidos colados e tomara-que-caia também nao devem fazer parte desse guarda-roupa.

Vimos que para nos vestirmos bem temos de nos conhecer bem. Além de sabermos do que gostamos, temos que conciliar nosso gosto com o que somos e com o que o mercado nos oferece para poder valorizarmos ou disfarçarmos o necessário. É necessário conciliar nossa realidade com o nosso querer, tornando assim o mundo da moda mais fácil para todos. 

Posts Relacionados

Veja dicas de como usar saia longa no inverno combinando-a com acessórios da estação. Aprenda como usar cada estilo de saia conferindo nossos posts com diversas dicas. Confira informações de como disfarçar pernas grossas com saia e use esses truques ao seu favor.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Roupas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Acho super manero as dicas, adoroooooo…..

    Tatianny 1 de outubro de 2014 15:49

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *