Os acessórios foram criados com a função de agregar valor a uma produção. Por elas, muitas vezes, serem o centro das atenções no look, ultimamente as pessoas tem investido muito na questão do design de acessórios. Como hoje em dia existe a questão do design de acessórios, começou a surgir também a questão da tendência para acessórios, que é um pouco diferente das tendências de moda de roupa, assim como são diferentes os desfiles para tal lançamento. Vamos dar uma conferida em como funcionam as coisas da moda no mundo dos acessórios.
http://www.youtube.com/watch?v=XWLoukc-tEISurgimento dos Acessórios
Apesar de as pessoas estarem dando um real valor aos acessórios só agora, podemos afirmar com toda a certeza de que os acessórios são coisa antiga. Quando a moda foi inventada, ela foi agregando a si algumas poucas funções, mais especificamente três. A primeira função era a de proteção contra o frio e também contra o calor, quando o homem era nômade, vivia em cavernas e da caça. Quando o homem começou a estabelecer civilizações e sociedades, foram agregados mais duas funções à moda: a função de pudor, já que o corpo era algo muito pessoal, e a função de status, onde a roupa servia para mostrar as pessoas que a família possuía condições financeiras.
Para ostentar o dinheiro da família, existiam várias formas. Uma dessas formas era o uso de roupas longas, mangas grandes, tecidos luxuosos e nobres. Quanto mais pano a roupa tivesse, mais dinheiro a pessoa tinha. Quanto menos a pessoa pudesse se mover, mais pessoas ela teria que pagar para trabalhar para si. E as roupas que eles usavam à época não eram o tecido liso, nu e cru. Eram tecidos rebuscados, bordados e enfeitados.
Mas haviam épocas onde a lei, na moda e em todos os outros ramos onde envolvessem dinheiro, era economizar. Épocas de pós-guerra ou pós-revolução eram épocas em que a lei geral era evitar gastos. Com a roupa sendo poupada de luxos e extravagâncias, sendo as famílias que os usassem correndo o risco de cumprir pena de morte, as famílias ricas tinham de se diferenciar e tinham de se “amostrar” de alguma forma. O luxo e a riqueza, antes mostrado pela quantidade e qualidade do tecido das roupas, deveriam ser mostrados de outras formas, uma forma mais simples, porém elegante, e que, se possível, tivesse uma boa durabilidade já que a moda de roupas era muito tangível.
Dessa forma surgiram os acessórios, fazendo com que colares, brincos, broches, anéis e muitos outros artigos fossem desejados pelos nobres para ostentar suas riquezas.
O Mundo da Moda dos Acessórios
Como já dissemos acima, a moda dos acessórios é diferente da moda de roupas. A moda de acessórios é tangível, mas não tanto como a de roupa. Por ser mais “duradoura”, suas tendências também são mais longas, evitando lançamento de coleções mensais (como ocorre nos dias de hoje na moda de roupa).
Os desfiles de acessórios são mais “básicos”. Como a atenção, durante o desfile, deve estar voltada para o acessório, roupas, maquiagem, cabelo, sandálias, tudo é mais básico. Geralmente os estilistas preferem uma roupa preta (no máximo, permitem uma roupa branca ou marrom, sempre em cor neutra), maquiagem nude (para não chamar a atenção na pele da modelo), cabelo em rabo-de-cavalo ou coque, sandálias baixas ou saltos básicos.
Com todo esse preparativo, podemos agora falar de quais são as tendências atuais para as tendências de acessórios? Mais especificamente dos anéis.
Anel: uma Tendência Geral
Venhamos e convenhamos, ainda precisa de explicação? Os anéis surgiram quando, na área de medicina, direito e pedagogia, esses profissionais ganhavam o anel com a cor de sua respectiva área em sua formatura. Também ganhou fama com a cultura da aliança, na questão do matrimônio. Com o tempo, as mulheres começaram a sentir a necessidade de enfeitar as mãos mais do que com uma aliança de noiva/ casada ou com um anel de formatura. Começaram a surgir os acessórios de enfeite.
Apesar de também serem tangíveis, os anéis são mais duradouros do que as roupas, por isso tem uma tendência que dura mais tempo. Para que a pessoa não enjoe da peça, os designers de acessórios investem também em acessórios de estilo e não em acessórios fashions, mas vamos dar uma olhada em como os acessórios são de estilo e fashion ao mesmo tempo.
-
Anel Duplo
A tendência do anel duplo surgiu há alguns anos e tudo diz que ainda vai durar um pouco. Muito usada por quem tem personalidade forte, esse anel prende dois dedos ao mesmo tempo. Esse anel pode ser aberto em cima ou totalmente fechado. Uma brincadeira que tem nesse anel é a formação de desenhos na parte do dorso da mão. Uma variação desse anel é o anel triplo, que abrange três dedos ao mesmo tempo.
-
Anel de Falange
A falange é o osso do nosso dedo (cada dedo tem três falanges). O anel de falange é o anel que não vai até o fim do dedo, que fica “enganchado” no meio do caminho pois tem uma circunferência menor do que o normal. Esses anéis são mais recomendados para quem possui mãos finas e dedos longos.
-
Anel de Unha
Seguindo a ideia do anel de falange, existe também o anel de unha. Esse anel não é usado no ossinho do dedo, mas sim em cima da unha. Assim como os dois tipos citados acima, é um artigo para quem tem personalidade forte. Ao usá-lo é melhor evitar extravagâncias em outros acessórios.
-
Anel de Corrente
Seguindo o pressuposto do anel duplo e triplo, o anel de corrente está nas mãos das mulheres, principalmente depois da invasão da moda hindu. Duas argolas com uma corrente as unindo. Você escolhe os dedos no qual vai colocar os anéis. A corrente fica solta entre esses dedos.
Existem ainda outros tipos de anéis e outros tipos de tendências. Strass, spike, caveiras, flor, pedras, tudo pode ser usado para enfeitar e agregar valor ao acessório, principalmente ao anel. Assim como na questão das roupas, procure usar um anel que condiza com seu estilo. Um acessório mal escolhido pode estragar toda a produção. O anel, apesar de ser um acessório minúsculo, é muito observado. Sempre que usar um anel, tenha cuidado de as mãos estarem bem cuidadas, as unhas bem pintadas (ou não, só não pode estar descascando o esmalte), além de os anéis estarem com uma comunicação completa com a roupa. Se usar um anel mais pesado, maneire na roupa. Se usar uma roupa mais chamativa, diminua no anel. Use mais de um anel por vez, mas lembre-se: estilo em primeiro lugar.