Estampas Mais Conhecidas

Uma coisa que sempre entra no mérito dos estudos para o lançamento de tendências e de coleções são as estampas e cores que serão usadas em determinada estação. As estampas e as cores variam de estação para estação, de temporada em temporada, e de país para país. Existem estampas que podem ser bem aceitas aqui no Brasil mas que talvez não sejam muito bem aceitas na Europa, por exemplo.

O princípio das estampas é antigo, talvez junto com a invenção da moda, mas, assim como a moda, é algo que perdura até os dias de hoje e vai perdurar por toda a eternidade.

O Início das Estampas

As estampas tem um início um tanto quanto curioso. Quando o homem vivia nas cavernas e sobrevivia da caça, ele sentiu a necessidade de se vestir. O homem viu que da caça ele só usava a carne para a alimentação e que a pele do animal era desperdiçada. Para evitar desperdícios e suprir a sua necessidade, o homem começou a usar a pele do animal para fazer suas roupas.

Vale lembrar que o homem caçava animais grandes: leão, tigre, zebra… Alguns desses animais não tinham a pele estampada, já os que tinham davam ao homem o início da estampa, com um animal print próprio do couro.

Outras Origens das Estampas

Após o surgimento do animal print natural, surgiu a estampa de padronagem. A padronagem apareceu quando o homem teve a ideia de misturar fios de cores diferentes ao trançar o tecido. O tecido que, antigamente, era tecido (do verbo tecer) à mão, quando entrelaçado com fios iguais formava o tecido liso e sem nenhuma diferenciação. A partir desse entrelaçamento o homem percebeu que podia dar diferenças ao tecido. Ao variar a rotina com que o tecido se entrelaçava ele podia deixar o tecido mais firme ou mais fluído. Ao fazer essa variação o homem teve a ideia de criar desenhos no tecido ao tecê-lo.

Para criar desenhos no próprio tecido era necessário fios de diferentes cores e saber entrelaçar os fios de forma correta, para que o desenho se formasse no lado direito do tecido. A padronagem tem esse nome porque ela faz um padrão na hora de entrelaçar os fios.

Outra Forma de Estampar

Além da padronagem, ainda há uma outra forma de se estampar um tecido. A outra forma que, comparada à padronagem, é até mais fácil é a estamparia. A estamparia não tem uma data certa de início mas, pode-se dizer que começou quando o homem quis colocar a tinta usada em artes para o tecido. A partir daí surgiram estampas mais formais, abstratas, casuais, simples, estampas de todos os jeitos.

E juntando a combinação de tinta mais tecido, foram inovando na forma de se estampar. Existe a estamparia normal, por stencil, por carimbo, silkagem…

Estampas Conhecidas

E por falar em estampas, seu surgimento e seus tipos, que tal conhecer algumas estampas conhecidas? Existem algumas estampas que tem nome e as pessoas muitas vezes nem sabem. Por isso, vamos dar uma olhada nas estampas mais conhecidas.

  • Animal Print

A já citada estampa de animal print está em primeiro lugar por ter sido a primeira estampa a surgir.

Animal print é toda estampa que imite a pele de um animal (no caso surgimento, era a própria pele do animal). E no mundo da estampa de animal print existem muitas opções: onça, girafa, tigre, zebra… É só você escolher a que mais combina com você.

Estampas de animal print são tendências frequentes nas temporadas de inverno. Atualmente estão como tendência de verão. Não custa nada tentar usá-las nem que seja em um sapato.

  • Estampa de Poá

A estampa de Poá é a famosa estampa de bolhinha. Surgiu há muitas décadas e fez muito sucesso nos anos 50 e 60. Essa estampa é muito usada em roupas infantis. Isso não impede que um adulto a use. Pode usar e abusar dessa estampa.

  • Estampa de Listras

A estampa de listras é praticamente irmã da estampa de Poá. Essa estampa foi bem abordada nos anos 70 e ganhou maior destaque nos anos 90. A estampa de Poá precisa de certos cuidados ao ser utilizada. Pessoas gordinhas devem correr das listras horizontais. Pessoas muito altas devem evitar as listras verticais. Use essa estampa em uma peça grande se você for muito confiante e não tiver margens de erros na produção.

  • Estampa Liberty

Outra estampa com nome. A estampa liberty é a famosa estampa de florzinha, mas não é qualquer florzinha. A estampa liberty é, especificamente, a estampa daquela florzinha pequena, miudinha. Comumente encontrada no tecido viscose, essa é uma estampa muito romântica. Muitas vezes pode ser considerada até infantil, mas não deixa de ser romântica.

  • Estampa Xadrez

A estampa xadrez é como um animal print: merece um texto falando especificamente dela. A estampa xadrez, hoje em dia, é comumente associada à ideia de festa junina. Existem vários tipos de estampa xadrez, até mesmo uma estampa que é exclusiva e de marca (o xadrez Burberry).

  • Estampas Étnicas

Com um apelo forte à cultura africana, as estampas étnicas ganharam espaço na passarela por volta do ano de 2012. Essas estampas podem vir com rostos de animais, tribais, movimentos serrilhados, vários tipos, mas sempre lhe remetem a uma África que muitos se negam a conhecer como berço de cultura e humanidade.

Apesar de termos citados muitos exemplos de estampas conhecidas, ainda existem uma infinidade de exemplos a serem citados e estudados. Pieu-de-pule, floral, quadriculado, caveira, estampa de doce, todas são estampas que ganharam a passarela e que continuam sempre presentes no guarda-roupa das pessoas, principalmente das mulheres.

A estampa tem como função, além de diferenciar a roupa, dando um up grade na produção, dar uma alegria, uma diversão, comunicar algo ou a alguém. A estampa tem como comunicar a forma que se encontra seu temperamento hoje, assim como você usa uma estampa de Poá quando está mais calmo e sereno e uma estampa de animal print quando está mais confiante e seguro. Aproveite toda essa função das estampas e comunique-se através delas. Se expresse. Use cada vez mais das estampas para ser diferente, use cada vez mais para por para fora o seu estilo. Use sempre o seu estilo.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Roupas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *