As mulheres com pernas grossas geralmente sofrem uma grande repressão no que diz respeito à suas roupas. Não só as roupas, mas também os sapatos que elas utilizam. É de certa forma consagrado no mundo da moda o fato de que certos modelos de roupas e sapatos não são adequados para pessoas com pernas grossas por “achatarem” a silhueta, uma vez que a maioria das pessoas com pernas grossas apresenta baixa estatura também e talvez por não alongar a silhueta, sendo que de acordo com o que é dito nos editais de moda, o alongamento longitudinal deveria compensar a espessura das pernas.
No caso de sapatos de cano alto ainda há um agravante: muitos deles não apresentam diâmetro suficiente para servirem e não incomodarem as panturrilhas que são mais larguinhas. Isso ocorre mais comumente com botas, mas também com tênis, que muitas vezes acabam por ficarem apertados por conta do comprimento do cadarço, que não permite a amarração correta proporcional à circunferência da perna da pessoa.
Algumas botas ainda apresentam uma parte que é como se fosse uma fissura, seja atrás, seja ao lado da perna, que apresenta um tipo de tecido elástico que pode se ajustar à curva da panturrilha da pessoa avantajada nessa região. Além disso, algumas marcas ainda podem confeccionar botas sob medida, embora elas não sejam tão acessíveis como as que compramos diretamente nas lojas de sapatos.
Já no que se refere aos tênis de cano alto, eles são uma tendência há muitos anos e essa tendência não tem um prazo de validade, uma vez que é algo bastante popular e consolidado no mundo da moda. Esse modelo de sapato surgiu dentro das quadras de basquete, depois passaram a ser utilizadas por praticantes de skates e depois ganharam espaço nos looks casuais principalmente em capitais e suas respectivas regiões metropolitanas em todo o mundo.
Sendo assim, não é o modelo de corpo que vai determinar se esse modelo de sapato pode ou não ser utilizado por uma pessoa, uma vez que todos podem ter esse direito, pois esse modelo traz bastante conforto e acaba sendo um coringa para utilizar com vários tipos de looks, para diversas ocasiões diferentes. Como para todas as outras peças, tudo vai depender da circunstância em que pretende se utilizar a peça e também sobre seu tecido, como ele foi fabricado. Alguns adornos que podem ser adicionados no tênis também podem fazer a diferença, caso queira se chamar mais ou menos atenção para a região dos pés. Isso é uma questão importante, pois às vezes a pessoa com as pernas grossas pretende disfarças suas curvas e um tênis de cano alto, nesse caso, pode promover uma atenção maior especificamente em seus pés, contemplando a proposta do look.
O primeiro modelo de tênis de cano alto lançado foi da All Star, que ainda é a predominante nesse quesito. Mas hoje em dia muitas outras marcas adotaram o modelo e fizeram dele uma peça que pode ser usada sim em qualquer ocasião, de acordo com o tecido que é produzido, diferentemente do que era pensado antigamente. Os modelos de couro, por exemplo, imitam botinhas, que no caso do uso por uma pessoa com pernas grossas, pode ser combinado com uma calça de cor semelhante ao sapato e com um casaquinho abaixo da cintura, o que certamente reduz a silhueta, se essa for a proposta.
O mais importante na montagem de qualquer look com certeza é a pessoa se sentir bem, confortável e feliz com o que está utilizando. Independentemente de seu número de manequim e independentemente também da circunferência de suas pernas.